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Em nosso artigo sobre a nova linha de consoles da Microsoft estar sendo usado para emulação, mencionamos que o processo envolvia um emulador chamado RetroArch. Seguindo um pouco o tópico de emulação, explicaremos um pouco sobre o programa, o que ele é e algumas funções.

O que é o RetroArch ?

RetroArch, apesar de ter sido tratado como um emulador, na verdade, é um “frontend” para emuladores. Imagine que ele funciona como uma “central de emulação.” Uma vez instalado, é possível baixar uma série de “cores” que, aí sim, representam os emuladores. Apesar de de ser usado como central de emulação para um ou vários consoles (existem muitas opções), ele também funciona como player de mídia.

Se alguma vez você já tentou configurar um emulador, sabe que para conseguir uma certa performance ou para pelo menos fazer o emulador carregar algum jogo, o processo pode envolver uma certa dose de trabalho, seja para ir atrás das famosas BIOS para alguns (como os emuladores de PS1 e PS2, por exemplo) ou mesmo para encontrar uma configuração que funcione em sua máquina. Uma das vantagens do RetroArch é a facilidade para fazer tais configurações. Os menus do programa lembram bastante a interface usada nos consoles da SONY, com opções bem distribuídas e simples de entender, além da possibilidade de traduzir tudo para o português. Existem casos em que nenhuma configuração é necessária para que o programa rode algum core, basta baixá-lo (o que pode ser feito dentro do próprio RetroArch ou por meios externos) e escolher o jogo. Claro, apesar disso, algumas funções podem não estar disponíveis, dependendo do core usado.

Os Cores

Como dito acima, “cores” é a denominação usada para especificar um emulador dentro do RetroArch. Cada core representa um sistema que pode ser baixado com o simples toque do “enter”. A instalação é feita de forma automática pelo programa, sem que muita coisa além disse seja necessária (dependendo do core). A lista disponibilizada dentro do programa é enorme. Vale a pena conferir se seu console favorito está listado.

É importante ter em mente que alguns cores ainda estão em fase experimental e podem apresentar algum tipo de falha durante a emulação.

Lista com alguns cores disponíveis. A lista é grande.

Algumas funções

RetroArch oferece uma gama de funções e configurações que podem ser usadas para melhor o visual de um game ou adicionar novas funcionalidades. Abaixo listaremos algumas e alguns detalhes:

  • A interface do programa pode ser facilmente modificada;
  • O programa pode ser usado também como central de mídia, podendo tocar músicas e vídeos e mostrar imagens (pode requerer alguma configuração manual);
  • Existe um sistema de conquistas que pode ser configurado (famosos troféus);
  • Função de Netplay;
  • Configuração de vários tipos de controle;
  • Sistema de trapaças.

RetroArch é um projeto muito interessante e que pode render muitas horas de diversão e nostalgia e não requer muito trabalho para ser posto em funcionamento, praticamente nenhum, dependendo do que se quer emular. A seguir temos os links do site do projeto e para download do programa.É possível também fazer um teste online do programa.

By Rodrigo Escobar

Criador e redator do site NPC Games. Videogame faz parte da minha vida desde sempre. Agora transformei uma paixão em uma profissão, divulgando jogos, informações e curiosidades sobre jogos e consoles.

One thought on “Um pouco sobre o RetroArch”

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