novo console da Micrososft pode emular outros jogos

Emulação pode ser um tópico um pouco “complicado”, dependendo do lado em que o assunto é abordado. Do ponto de vista dos gamers, ser capaz de emular um console antigo para poder passar horas e horas jogando seus games favoritos é uma ótima ideia. Do ponto de vista de estúdios e empresas por trás dos consoles, pode ser considerado algo ruim, já que a emulação afetaria(em tese) o volume de vendas de seus consoles e jogos. Sem mencionar a possível violação de direitos sobre os jogos. Tais fatos, porém, não impedem que emuladores surjam e conquistem o grande público, ávido por jogar novamente aquele game marcante ou mesmo experimentar grandes clássicos da história dos games. Veja como o novo console da Microsoft foi usado como um emulador.

A descoberta sobre o Series S/X

É um pouco contra intuitivo imaginar que um console da Microsoft seja capaz de emular um feito pela Sony. Talvez ainda mais impressionante seja o fato de não haver a necessidade de fazer algo mirabolante ou muito técnico para fazer o processo funcionar. Tudo que é preciso é o modo de desenvolvedor(Dev Mode) e o emulador (RetroArch) pode ser instalado como “UWA” – Universal Windows Application-. A façanha faz com que o catálogo disponível no novo console da Microsoft seja ainda mais expandido, já que o aparelho conta com retrocompatibilidade com outros consoles da mesma empresa.

Apesar da facilidade em fazer a instalação do emulador, existem certas limitações, pelo menos com o processo descrito acima. Jogos maiores do que 2GB ainda não tem suporte e os títulos que são capazes de rodar no Series S/X podem apresentar alguns leve problemas como texturas faltando, som serrilhado e a ocasional perda de performance. Por outro lado, alguns jogos rodam quase que perfeitamente na plataforma da Microsoft.

Interface em Português do RetroArch – divulgação

Limitação do tamanho contornada

Recentemente, um hacker que segue pelo nome “tunip3”, descobriu uma forma de instalar o emulador sem ter que usar o Dev Mode do Xbox. Essa alternativa faz uso de uma vulnerabilidade(que não sera abordada aqui) que permite que o RetroArch seja instalado sem passar pela validação da Microsoft. Consequentemente, a limitação de 2GB mencionada acima é facilmente contornada. Usando essa alternativa e considerando que o RetroArch na verdade é um conjunto de vários outros emuladores, as possibilidades de emulação são quase infinitas.

É importante destacar que emulação ainda não é totalmente perfeita, tanto para o Playstation 2 como para outros núcleos(ou “cores”, como são chamados os emuladores dentro do RetroArch). Uma certa quantidade de trabalho ainda precisa ser feita para garantir uma experiencia 100% fiel de emulação.

A seguir seguem links para o projeto RetroArch, caso tenha ficado curioso e queira experimentar, um vídeo(em inglẽs) comentando o processo de emulação.

Anuncie consoles, jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios. Siga nossa página no Instagram e acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades.

One thought on “Series S/X como emulador de Playstation 2..?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *