Resist or Serve game esquecido da série Arquivo XResist or Serve game esquecido da série Arquivo X

Resist or Serve, lançado em 2004 exclusivamente para Playstation 2 devido ao cancelamento da versão para Xbox, é um game baseado na série de sucesso Arquivo X, famosa nos anos 90 e começo dos anos 2000. Seguindo a mesma fórmula da série porém não dispondo da mesma quantidade de tempo para encerrar sua trama principal, The X-Files Resist or Serve apresenta o mesmo elenco da TV e sua narrativa cobre três “episódios perdidos” da sétima temporada mas seus vários problemas o fizeram cair no esquecimento, assim com outros games baseados nas empreitadas de Mulder e Scully.

Desenvolvimento e enredo

Desenvolvido pela Block Ops Entertainment e lançado pela publisher Vivendi Universal Games, Resist or Serve foi lançado em 16 de Maio de 2004 exclusivamente para o PS2, tendo Tommy Tallarico como compositor e um único escritor, Tom Schnauz, talvez mais conhecido por Breaking Bad e Better Call Saul. Todo o enredo do game se passa durante a sétima temporada da série de TV, contendo três episódios que infelizmente não foram ao ar, sendo mencionados como epísodios perdidos durante a divulgação do game.

Assim como na série, Resist or Serve tem um grande evento central e uma série de eventos que tiveram origem a partir dele, sendo no caso do game o misterioso evento ocorrido em Tunguska, região da Sibéria. Quem já é velho de internet deve lembrar de ter esbarrado nesse mistério quando procurava algo para se fazer antes do Youtube e redes sociais tomarem conta de tudo. Basicamente a história diz que uma grande explosão ocorreu em Tunguska, devastando totalmente a área e sendo visível a quilômetros de distância. No game o evento foi causado pela queda de um OVNI, causando a liberação de um vírus alienigena conhecido como ‘black oil‘ (óleo negro) na série.

Partindo do evento acima descrito de forma breve, Resist or Serve segue a investigação de Mulder e Scully sobre o desaparecimento de duas garotas na pequena cidade de Red Falls. O que era para ser um simples desaparecimento se mostra mais complicado quando zumbis começam a aparecer no lugar e a cidade acaba destruída logo quando os agentes descobrem uma instalação de pesquisas secreta nas montanhas, além da presença de um artefato alienigena com alguma capacidade de regeneração celular, o que explica os zumbis espalhados pela cidade. Mulder, assim como na série, se atira na busca por respostas, indo parar na Sibéria e de fato encontrando as provas que tanto busca mas, como sempre, tudo escapa das mãos do agente sem que sua parceira pudesse testemunhar os fatos que Mulder tanto quer provar.

Motivos do Esquecimento de Resist or Serve

Apesar de ter tido origem em uma das mais marcantes e importantes série de TV sobre mistérios, sobrenatural e conspirações, Resist or Serve sofre de problemas graves que infelizmente o enterraram sem nem mesmo que talvez fãs da série soubessem de sua existência.

O primeiro maior problema encontrado no game são os controles durante o combate. Apesar de usar controles do tipo tanque, uma característica de games do gênero survivor horror de antigamente, sua implementação aqui é muito precária, sendo muito difícil posicionar Mulder ou Scully de forma que eles consigam efetivamente derrubar os inimigos. Na maior parte do tempo os tiros vão errar o alvo, deixando o jogador completamente esposto, ficando pior ainda na presença de grandes grupos de inimigos.

A segunda maior fonte de frustração é a câmera fixa do game. Apesar de ser uma mecânica amada por fãs do gênero, novamente, sua implementação não bem feita, muitas vezes ocultando boa aprte do cenário ou partes importantes do ambiente e até mesmo escondendo inimigos. Em certos pontos ocorre quase um zoom extremo nos personagens.

Como último motivo temos o visual do game. Os cenários, pelo menos em algumas partes são até aceitáveis, principalmente a parte inicial do game em Red Falls mas os modelos de Mulder e Scully deixam muito a desejar, sendo bastante rígidos e com diversas falhas de colisão, fazendo com que itens e objetos atravessem as mãos dos personagens, detalhe visível quando armas são empunhadas nas cutscenes. Apesar das falhas e frustrações que o game gera, o título foi recebido com avaliações medianas pela crítica especializada.

Felizmente é possível aliviar um pouco da raiva e dificuldade que o game apresenta ao usar os bons e velhos cheat codes, já extintos em games atuais, ou pelo menos em boa parte deles. Seguem alguns exemplos dos que podem ser usados ao acessar a opção Cheats no menu principal do game:

  • Invencibilidade: CIMA, QUADRADO, CIRCULO, X, BAIXO;
  • Munição Infinita : L1, L2, X, R1,R2;
  • Eliminar com um disparo: CIRCULO, L2, BAIXO, R1,X.

Apesar de tudo, caso o jogador consiga se adaptar ao título, existe um certo valor em rejogar o game já que é possível escolher entre Mulder e Scully em cada cenário, dando opções de caminhos diferentes em cada capítulo. Cada personagem tem um estilo de jogo diferente, com Fox ficando com trechos envolvendo mais ação e Dana com trechos mais investigativos, tendo que realizar autópsias e criar antidotos para envenenamentos.

Uma galeria com vídeos da etapa de dublagem do game pelos atores da série, arte e cutscenes é desbloqueada aos poucos ao completar o game.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *