Também conhecido como “Moonlit Shadow” (Tsukiyo ni Saraba) no Japão, 10.000 Bullets foi lançado em 2005 como um exclusivo para Playstation 2 e dirigido pelo criador da Série Suikoden, Yoshitaka Murayama, em seu novo estúdio Blue Moon Studio. Game apresenta conceitos interessantes mas falha ao dar profundidade ao que propõe.
Aviso: não é possível encontrar muita informação sobre o game. O conteúdo do artigo foi elaborado após concluir o game algumas vezes e usar o pouco de informação acessível na internet.
Enredo
É um pouco complicado traçar uma linha que compreenda a narrativa que 10.000 Bullets tenta apresentar. A dificuldade está no fato de que o próprio game se perde um pouco ao abordar uma série de conceitos e não conseguir explicar muita coisa ou mesmo seguir uma direção que consiga unir as ideias mostradas. Vamos dividir o game em duas partes para tentar explicar um pouco o que acontece durante os tiroteios.
Parte 1: Apresentação, conceitos e início da aventura (Caps 1 – 3)
A parte inicial de 10.000 Bullets é em Roma. Aqui o jogador é apresentado a Crow e Judas, dois assassinos que trabalham para Papa Tonio, chefe da máfia local. Crow, personagem em que a narrativa realmente foca, teve a mãe assassinada por uma figura misteriosa quando ainda era uma criança. Foi acolhido por Papa Tonio e treinado no manejo de armas de fogo por Judas e mais tarde começou a trabalhar para a máfia como hitman. Apesar de não lembrar do rosto da mãe, Crow jura vingança pelo assassinato. É aqui que o game começa a apresentar ideias interessantes.
A mãe de nosso protagonista era portadora de um tipo especial de sangue. Tal sangue concedia habilidades especiais a ela, o que a tornava uma vidente muito poderosa. A figura responsável por sua morte planejava obter os poderes da vidente mas para isso precisaria consumir o sangue dela, o que motivou o assassinato. Crow é acolhido pela máfia e treinado por judas após ficar sem ninguém. Eventualmente Crow descobre possuir habilidades únicas, graças ao sangue herdado de sua mãe.
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Anos se passam e, agora trabalhando como hitman, Crow começa a encontrar e enfrentar outros assassinos com habilidades semelhantes as dele. Pessoas com essas habilidades especiais são chamadas de “Gunslingers” e estão destinadas a se enfrentarem até o fim de suas vidas. Após encontros com dois Gunslingers, descobrimos que alguém colocou a cabeça de Crow a premio e, com um pouco de investigações feitas pelo próprio Crow, descobre-se que seu empregador, Papa Tonio é o responsável.
A solução logo no começo do game
Sabendo quem o quer morto, Crow passa a buscar Papa Tonio, descobrindo-o escondido em um hotel e enfrenta praticamente um exercito até conseguir chegar ao mafioso. Infelizmente o game acaba se entregando aqui.
Papa Tonio revela ter sido o responsável pela morte da mãe de Crow e que cometeu o crime por almejar possuir os poderes que ela tinha. Tonio também confessa ter acolhido Crow por que queria usá-lo como arma já que em teoria ele herdaria algum tipo de habilidade da mãe mas que agora estava poderoso de mais. Os dois tem uma breve luta e, como já não e novidade, Crow sai vitorioso e com seu objetivo de vingança concluído. Como ainda estamos no começo do game, na ultima parte do capítulo 3 para ser exato, uma ultima revelação acontece.
Judas, como talvez o jogador já esperasse, revela ser um agente infiltrado de outra organização. Seu objetivo era eventualmente matar Crow a mando de seus superiores. Os dois tem uma breve luta mas a diferença de poder é muito grande e Crow quase morre. Nem mesmo Crow consegue explicar como mas de alguma forma ele consegue escapar e eventualmente chega ao Japão.
Parte 2 Recomeço no Japão e mais detalhes (Caps 5 -7)
A revelação de alguns detalhes e eventos fica a carga de como o jogador escolhe visitar certas localidades no mapa. Caso contrário o game segue apenas com mais dois personagens e termina com o último duelo entre Crow e Judas. Seguiremos explorando os eventos para dar mais detalhes ao game.
5 anos se passam desde a derrota e Crow agora trabalha para uma “agencia de seguros” e tem uma nova parceira, a jovem Alice. Temos a introdução de uma nova vilã, Shirasaki, e o artista marcial Dragon, que a persegue para vingar a morte do pai.
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Antes da luta com Shirasaki e o eventual reencontro com Judas, temos a presentação de uma nova personagem, a Gunslinger Boris. Boris é a responsável por entregar mais detalhes sobre como e o motivo de Gunslingers se perseguirem e criarem conflitos violentos pelo mundo todo. Segundo ela é possível que o Gunslinger que sobrevive a um conflito com outro possa absorver os poderes do derrotado através do sangue e o último Gunslinger de pé no mundo conseguirá abrir um portal para o que é conhecido como “Last Kingdom”. Infelizmente nada mais é falado sobre isso.
O conflito com Shirasaki revela que ela planeja conseguir o sangue de Crow. Segundo ela é possível conseguir poderes que se comparam aos poderes de um Deus se outros Gunslingers forem derrotados e tiverem seu sangue consumido. A morte do pai de Dragon e a tentativa de matar Crow estão ligados a esse objetivo. Ela é derrotada e Judas finalmente ressurge.
O ressurgimento de Judas e sua organização acaba por causar a morte do novo empregador de Crow, Sr. Mizuguchi. Antes de morrer, Mizuguchi diz que a Crow que Judas o espera em um lugar importante para eles, palco do último duelo entre os dois. O game termina com a equipe de Crow fugindo para um novo esconderijo e o ultimo duelo contra Judas. Crow sai vitorioso mas o game não revela se ele conseguiu reencontrar Alice e os outros.
Personagens
10.000 bullets tem personagens interessantes mas temos apenas uma apresentação superficial deles. O game curto e falta de exploração de assuntos que o próprio game propõe impossibilita uma ligação mais aprofundada com eles. A seguir estão os que tem algum peso na trama.
- Crow – protagonista de fato do game. Herdeiro de um tipo especial de sangue com alto nível de pureza, chamado de “Golden Blood”, Crow foi criado pela máfia após a morte da mãe. Aprendeu a manejar armas e a trabalhar seus poderes com Judas.
- Judas – Membro de uma organização conhecida como “Sleepers”, Judas era um infiltrado na máfia controlada por Papa Tonio. Desenvolveu amizade com Crow e sentimentos por Keiko, mulher que conheceram após uma missão que terminou em desastre. Judas é um Gunsliger muito poderoso e único capaz de realmente dar dor de cabeça ao jogador.
- Keiko – Apesar de não mencionada na explicação sobre enredo de 10.000 bullets, Keiko era amiga de Crow e Judas. Ela conheceu os rapazes após encontrá-los feridos próximo ao apartamento em que morava. Keiko desenvolveu sentimentos por Judas e sempre pedia que os rapazes abandonassem o trabalho como assassinos da máfia. Infelizmente morre no conflito entre Crow e judas, presumidamente morta por este. Terminar o game no Hard revela que Keiko foi vítima de uma bala perdida ao defender Crow.
- Alice – Nova parceira de Crow no Japão. Alice vivia com seu avô até que ele foi morto por outro Gunsliger. Os poderes dela despertaram ao ter contato com o sangue do avô e passou a seguir Crow desde que ele a protegeu de capangas na rua. Tem a chance de vingar a morte o avô mas o evento é dependente das ações que o jogador executa no mapa. Infelizmente a luta é genéria e não tem impacto na narrativa. O assassino é apenas um personagem com as mesmas habilidades do primeiro boss do game.
- Dragon – Personagem que funciona como uma homenagem a Bruce Lee. Dragon é um artista marcial e único personagem que não usa armas de fogo. Tem uma rixa com Shirasaki pela morte do pai mas não é bem explorado no game. O fato de não usar armas de fogo o deixa em muita desvantagem em vários pontos do game.
- Boris – surge apenas se o jogador fizer a escolha de visitar uma certa localidade no mapa e escolher persegui-la pela multidão. Boris pode ser considerada a personagem mais diferente do game. É a única que não corre, apenas anda e usa uma habilidade semelhante a um teleporte para se locomover rapidamente. Tem como missão perseguir os Sleepers.
- Sr. Mizuguchi – funcionário de uma “agencia de seguros” do japão. Aparece em Roma para propor uma nova oportunidade para Crow e passa a ser seu novo empregador após a morte de Papa Tonio. É um humano sem quaisquer habilidades especiais, apenas responsável por passar missões para Crow, Alice e Dragon.
Combate
Resumidamente todo o combate do game gira em torno de tiroteios com grandes números de inimigos. O jogador deve escolher um personagem antes de uma missão e quais habilidades deseja usar. O personagem escolhido é então colocado contra ondas enormes de inimigos enquanto percorre pequenos cenários sem nada muito atrativo, servindo apenas de palco para o confronto.
A simplicidade com que o sistema foi abordado prejudica o desenvolvimento dos embates já que frequentemente o jogador é colocado contra hordas muito grandes de inimigos e deve confiar constantemente nas habilidades especiais do personagem. Isso faz com que não seja possível explorar as capacidades dos personagens e demais habilidades, confiando apenas no Bullet Time, a famosa câmera lenta, e no Energy Shield, capaz de devolver projéteis disparados contra o jogador. Manter a barra de energia usada nas habilidades cheia é vital. Felizmente eliminações em sequencia são contadas como combos e ajudam a manter o nível da barra.
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O sistema de mira é um pouco problemático, frequentemente travando em alvos ou muito distantes ou em objetos destrutíveis pelo cenário. A câmera também apresenta certo nível de problema por se posicionar em locais que dificultam a visão do cenário, deixando o jogador praticamente cego ou perdido.
É possível melhorar as habilidades dos personagens usando pontos ganhos ao fim de cada estágio. Como o game é relativamente curto cada personagem ganha os pontos separadamente. Mesmo que apenas um seja usado o game todo, os outros também aprendem novas habilidades e ganham pontuação.
O potencial perdido de 10.000 Bullets
10.000 Bullets apresenta conceitos interessantes mas que infelizmente não são devidamente explorados. São apenas mencionados e não tem impacto nos eventos que de desenrolam em meio aos tiroteios do game. A seguir temos uma pequena lista com o que poderia melhorar bastante o game.
- Sangue dos Gunslingers – durante o jogo temos a explicação da origem dos poderes dos chamados Gunslingers. As habilidades apresentadas por eles tem origem em seu sangue. Quanto mais puro for o sangue mais poderoso é o Gunslinger. Existe um certo conjunto de habilidades comum a todo portador desse sangue mas algumas são únicas.
- Aprender novas habilidades – Boris revela durante uma conversa que alguns Gunslingers acreditam que podem aprender novas habilidades ao derrotar outros Gunslingers. Em termos até que isso acontece mas outros diálogos fazem menção ao fato de aprender habilidades que deveriam ser únicas a cada Gunslinger. Infelizmente isso não é posto em prática e tirando algumas poucas habilidades, todos os personagens aprendem os mesmos poderes até o final do game.
- Efeito do sangue em pessoas normais – levando em conta o que Papa Tonio diz a Crow, é possível que pessoas normais desenvolvam algum tipo de habilidade ao ter contato com o sangue dos Gunslingers. O próprio Papa Tonio era um humano normal até consumir o sangue da mãe de Crow. Não é mais abordado após o capítulo 3. A extensão de poderes conseguidos assim não é explorada.
- Last Kingdom – traduzido como “Último Reino”, é um local apenas citado por dois personagens. Em teoria último Gunslinger de pé seria capaz de abrir uma passagem que levaria a esse lugar mas o que ele é exatamente não é explicado e nem abordado novamente.
Conclusão
A experiencia de jogar 10.000 Bullets é difícil de descrever. É possível ver que o game tenta várias coisas mas chega a lugar nenhum. Apenas se limita a contar uma narrativa já conhecida, a clássica vingança pela morte de alguém, e mesmo assim apenas a usa superficialmente. Mesmo as ideias originais, apensar de interessantes, não são usadas como se espera.
O jogo também sofre na trilha sonora. As músicas usadas não são capazes de embalar corretamente os grandes tiroteios que o título apresenta ou mesmo de passar emoção em certas partes. Toda a ação do game tem a sensação de ser tediosa em certas partes por conta disso.
O game foi recebido de forma mediana no Japão, ficando em último lugar em uma lista dos 500 jogos mais bem vendidos. O desempenho fora do país não foi muito melhor. Críticos apontaram o fato de o game apresentar uma narrativa já conhecida e problemas com câmera e mira mas teve as sequencias de ação elogiadas.