Unity EngineUnity Engine

Unity, engine popular entre desenvolvedores indies e grandes títulos, como Genshin Impact da Hoyoverse, per exemplo, anunciou uma nova forma de cobrar valores dos desenvolvedores baseada no número de instalações de um determinado game e quanto o título arrecadou nos últimos 12 meses. A medida não agradou muito quem usa o motor gráfico, o que inclusive levou um desenvolvedor a anunciar a retirada de seu game das lojas.

Prevista para ser implementada em 2024, a nova forma de cobrança, segundo uma publicação no Blog da Unity, foi motivada pelo fato de cada game feito com o motor gráfico precisar instalar o Unity Runtime – ferramenta que faz os games funcionarem “em escala”. O Runtime, segundo a publicação, precisa de desenvolvimento constante para funcionar corretamente. A nova taxa seria então cobrada uma vez que um determinado game atinja certos patamares.

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Como a Unity Runtime Fee Funciona

Chamada de Unity Runtime Fee, segundo extensa publicação no Blog citado acima, a nova taxa seria cobrada uma vez que um determinado game feito com a Engine atinja certos patamares. Tais patamares, ou critérios, variam conforme o tipo de licença que o estúdio/desenvolvedor possui, podendo inclusive reduzir o custo por instalações, dependendo da região em que o título é disponibiizado.

Detentores das licenças Personal e Plus, após seu game atingir $2 mil dólares e 2 mil instalações passariam a ter que pagar $0.20 por novas instalações após atingir os limites acima mencionados. Assinantes dos planos Pro e Enterprise começam com valores menores, $0.15 e $0.125, podendo ser reduzidos conforme o número de novas instalações aumenta.

Games comercializados em locais tidos como “emergentes”, tendo a Índia sido usada como exemplo na publicação, pagariam uma texa menor, também podendo ser reduzia conforme o número de downloads e instalações do game cresce. Usar ferramentas da Unity, como Gaming Services e LevelPlay – usada para anúncios em games mobile, pode ajudar a reduzir os valores pagos.

Impacotos da Nova Medida

Entrando em vigor na data de 1 de Janeiro de 2024, a taxa não seria cobrada por instalções antigas, apenas consideraria fatos ocorridos após a data de 2024. Apesar de disponibilizar acesso a novos recursos para os devs, a medida não teve o impacto e reação positivo que seria esperado. Com a nova cobrança, e como forma de protesto e insatisfação, Cult of the Lamb será removido das lojas na data de 1 de Janeiro.

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Segundo Mark Whitten, Presidente da Unity Create, Unity está no caminho para construir melhores relações com os clientes, estando otimista com a nova medida. Gamescom e Game Developers Conference são citados como oportunidades de melhor clarificar os pontos da nova medida. 2023 marca o ano em que a empresa irá o primeiro envento aberto ao publico desde que os impactos da recentre crise da saúde global foram reduzidos.

Fontes

Blog Unity – disponível em Inglês

Gamedeveloper – disponível em Inglês

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