Sony playstationSony playstation

Problema gerado com a morte da bateria interna dos consoles os torna incapazes de rodar games físicos e digitais.

O início da problemática da bateria

Recentemente a Sony anunciou que estaria desligando a loja de alguns consoles da linha Playstation. A decisão, segundo a própria Sony, foi motivava para que possa ser possível focar esforços em seus novos consoles. A novidade pegou todo mundo de surpresa e causou um corrida do ouro para conseguir manter alguns jogos ainda acessíveis após o fim das lojas, especialmente os presentes no PS3, console que sofre com a falta de retrocompatibilidade nos consoles mais atuais. Apenas isso já gerou muita preocupação entre os que ainda estão presentes em plataformas antigas e grupos que trabalham pela preservação de games mas algo ainda pior estava por vir.

  • Veja mais novidades e curiosidades em nosso blog.

O fim da possibilidade de comprar games nas lojas dos consoles causou a compra de vários títulos que não estão presentes em mídias físicas mas que podem ficar permanentemente inacessíveis se um dia a bateria interna do console parar de funcionar. Isso acontece pois jogos em formato digital são na verdade uma licença que está atrelada ao tempo em que o game foi comprado. O Relógio interno do console válida a licença e roda o game. Com a bateria morta não é possível fazer essa validação e o game não pode ser rodado. Com o acesso a internet ainda é possível sincronizar o relógio mas até mesmo essa solução é temporária, já que depende de quanto tempo os servidores ficarem funcionando. Esse era justamente o maior medo de donos de PS3, perder o acesso a jogos e comprados pela loja. Felizmente a decisão foi revertida e pelo menos por agora as lojas do PS3 e Vita vão continuar de pé.

O problema da bateria no PS4 e PS5

Não demorou muito até que investigações fossem feitas nos novos consoles da Sony e um problema ainda mais assustador fosse descoberto. Enquanto no PS3 títulos digitais parariam de funcionar, nos consoles mais recentes até mesmo games em mídia física não funcionariam, o que os tornaria praticamente inoperantes, mesmo que o console estivesse em bom estado. Novamente fãs e grupos de preservação de jogos começaram a se movimentar para cobrar uma solução para o problema. Felizmente, o grupo Does it Play ? publicou um Tweet dizendo ter recebido de fontes internas que a Sony já estaria trabalhando para resolver o problema. Segundo o mesmo Tweet, emails estariam sendo mandados pela Sony a pessoas que expressaram preocupação dizendo que a empresa já estaria trabalhando em uma solução.

bateria_resposta
Anúncio feito pelo grupo Does it Play no Tweeter.

Agora resta esperar para saber como o problema vai ser resolvido.

One thought on “Sony estaria trabalhando no problema de bateria do PS4 e PS5”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *