Sony playstationSony playstation

Encontrada no começo do ano, a falha no PS4 e em outros consoles os impediria de rodar conteúdo digital. No PS4, caso a bateria morresse, o console ficaria inutilizável apesar de ser capaz de rodar os jogos.

O começo dos problemas

Durante os primeiros três meses do ano havia o boato de que a Sony descontinuaria os serviços da PS STORE (felizmente revertida) para consoles antigos da linha PlayStation. PS3, PSP e Vita perderiam acesso e a possibilidade de comprar novos games e conteúdo digital em suas respectivas lojas, encerrando o suporte para os consoles listados. O rumor foi mais tarde confirmado e, segundo a Sony, seria uma forma de melhorar o serviço e experiencia para os presentes em seus novos consoles.

A núncio oficial fez com que jogadores corressem para as lojas e começassem a comprar jogos que estavam em suas listas, já que títulos e conteúdo comprado antes do desligamento continuaria acessível por tempo indeterminável, além de causar inquietação na comunidade que trabalha para preservar vídeo games como parte da história já que vários títulos existem apenas em formato digital.

Enquanto vários jogadores e grupos corriam para as lojas, uma descoberta antiga que inicialmente impactava apenas usuários de PS3 ressurgiu. Existe uma “falha” no console que impede que jogos em formato digital sejam rodados quando o console perde a carga da bateria interna e não tem mais acesso aos servidores da PSN. A validação da licença para títulos digitais não pode ser feita e o game/conteúdo digital não é mais acessível. Mais detalhes podem ser vistos em nossa matéria da época.

ps4
PS4 – Console poderia ficar inoperante.

O impacto no PS4

O impacto da falha no PS3 causou a investigação de situações semelhantes nos consoles mais novos e a descoberta foi mais impactante do que se esperava. Após a morte da bateria no PS4 e PS5 os consoles seriam incapazes de rodar games até mesmo em mídia física, tornando-os inoperantes mesmo que o restante do hardware estivesse em bom estado. Fãs da linha PlayStation começaram a cobrar uma solução já que milhões de consoles poderiam simplesmente ficar abandonados por uma pequena peça que poderia simplesmente ser trocada. A falha da peça em si já é esperada.

  • Acesse nosso Blog para mais notícias e curiosidades

Felizmente a última atualização de firmware no PS4 solucionou o problema. A “falha” era na verdade parte de um mecanismo de segurança que impediria fraudes envolvendo o sistema de troféus do console mas que infelizmente gerava um efeito colateral terrível. A mais recente atualização para o console, entre outros ajustes, eliminou o erro, sendo possível usar o aparelho sem a bateria interna e sem conexão com a internet.

Até mesmo o sistema de troféus funciona se o console já não estiver conectado na rede e sem a bateria interna mas a data em que o troféu foi liberado ficará em branco. A descoberta da solução foi apontada no Twitter:

Destruction Games apontando que o problema foi solucionado.

Até o momento de publicação desde texto não havia a informação de que a mesma correção foi feita no PS5. Talvez uma futura atualização ainda esteja nos planos mas não existe qualquer confirmação. A seguir temos uma lista de matérias da época:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *