relatório state of the game industry reportrelatório state of the game industry report

A informação foi publicada no relatório State of the Industry Game Report, um documento que questiona desenvolvedores sobre uma série de coisas relacionadas ao seu trabalho, entre elas plataformas preferidas para desenvolvimento atual e futuro, entusiasmo com novas tecnologias e rumos da industria no geral. Mais de 2700 desenvolveres foram questionados.

Um dos pontos abordados nos questionamentos que o relatório faz é o quanto criptomoedas e NFT’s estão gerando o interesse de desenvolvedores e estúdios. Apesar do crescimento do assunto desde que o bitcoin e outras moedas virtuais atingiram valores astronômicos, os participantes ainda permanecem céticos quanto ao uso da tecnologia.

Na captura de tela acima, reproduzindo parte do relatório que pode ser obtido após o preenchimento de um pequeno formulário, vemos que 72% dos questionados revela que o estúdio para o qual trabalham não tem interesse algum em usar criptomoedas como forma de pagamento. A recusa por implementação de NFT’s chegou a 70%.

Na seção seguinte do documento são apresentadas opiniões sobre as tecnologias mencionadas e boa parte delas bate no ponto de a tecnologia não ter um uso real ainda e ser uma grande facilitadora de golpes e lavagem de dinheiro, sem mencionar o impacto ambiental que o uso de NFTs causa. Alguns poucos comentários são positivos ao dizer que “NFT’s são o futuro.”

Por que precisamos delas (criptodomedas e NFTs) ? Qual o beneficio de implementar esses sistemas em nossos jogos ? Quem está usando essas coisas ? Me parece uma audiencia pequena. E também essas tecnologias ainda não estão usando energia sustentável e são um alvo para lavagem de dinheiro. Como desenvolvedor estou profundamente incomodado com adoção disso. Parece totalmente motivado pela ganancia por mais dinheiro e pelas histórias de milionários de cripto, quando na realidade é tudo muito instável e antiético.

Declaração dada no relatório State of the Game Industry – 2022.

Apesar das declarações negativas não só de membros da industria mas também de gamers, recentemente tivemos o leilão de NFT’s feito pela Konami para comemorar o aniversário de 35 anos da série Castlevania e o lançamento dos Digits da Ubisoft. A sega parece ter segurado os planos após a recepção não tão boa da comunidade.

Relatório mostra acessibilidade em alta

Video games são uma das formas que pessoas de diferentes lugares do mundo e realidades de vida conseguem se unir para passar algumas horas se divertindo e fazendo novas amizades. Graças ao potencial de unir pessoas, mais e mais games tem adotado a implementação de recursos de acessibilidade, sejam legendas, ajustes para quem tem daltonismo ou dislexia e descrição de áudio.

O relatório de 2022 mostra um aumento no número de desenvolvedores que estão trabalhando em implementar recursos de acessibilidade, marcando a primeira vez em que a maior parte das respostas é positiva desde que esse questionamento começou a ser feito em 2019.

relatório acessibilidade
Você implementou recursos de acessibilidade para quem tem limitações sensórias ou motoras ou outro tipo de impedimento em seu jogo atual ? Fonte relatório State of the Game Industry 2022.

Talvez o exemplo mais chamativo no quesito Acessibilidade seja Forza Horizon 5. O game permite uma série de ajustes que vão desde a velocidade dos elementos na tela e manipulação total de fontes e menus do jogo até dificuldades ajustáveis para quem não tem experiencia com games de corrida ou não é muito bom de volante. O interessante sobre o ajuste de dificuldade é uma opção que faz com que os oponentes reduzam a velocidade e gradativamente acelerem conforme o jogador se aproxima. Uma lista completa das adaptações pode ser vista em nosso artigo sobre o game.

O relatório segue com mais uma série de informações importantes sobre o que tem acontecido dentro da industria de desenvolvimento de games e um resumo, em Inglês, dos pontos mais importantes pode ser visto neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *