PSONEPSONE

Eventualmente o suporte para consoles ou games acaba, seja por transição de gerações ou por falta de uma boa base de jogadores. Felizmente projetos como o PSONE lutam para manter pelo menos uma parte dos jogos viva.

Gerações vão e vêm

O começo de uma nova geração de consoles é sempre algo impressionante, pelo menos quando a tecnologia necessária para trabalhar propriamente com eles já está estabelecida e as ferramentas são simples de usar. Quando a era de jogos em HD teve início, com o lançamento dos consoles de 7ª geração, era complicado desenvolver para um novo formato. Times e equipes de desenvolvedores tiveram que praticamente reaprender a trabalhar mas felizmente o obstaculo foi superado.

A presenta online de consoles tem crescido a cada dia mais desde aquela geração, com mais e mais games oferecendo suporte ao modo multiplayer e cada vez mais jogadores criando grupos e dedicando horas e horas nas longas seções dos modos online oferecidos por diversos títulos, pelo menos enquanto os servidores oficiais estão disponíveis.

Infelizmente toda a diversão que os modos online podem trazer tem prazos limitados. Diversos fatores podem contribuir para que a jogatina com os amigos termine: base de jogadores pequena, poucas vendas do título, constantes problemas com a estrutura necessária ou mesmo o fim da geração em que o game foi lançado. Apesar do suporte poder continuar por mais um tempo não é garantido que o game dure para sempre.

Felizmente projetos mantidos por entusiastas pela preservação de games são uma realidade, é o caso da iniciativa PSONE – PS Online Network Emulated. O projeto visa trazer de volta o modo online de games disponíveis no PlayStation 3.

Home do projeto PSONE

PSONE – PS Online Network Emulated

Antes de mais nada é preciso dizer que o projeto não aceita qualquer forma de doação ou incentivo financeiro para ser tocado pelos desenvolvedores. Tudo é feito como uma forma de hobby, sendo desenvolvido no tempo livre dos participantes. É importante mencionar esse detalhe logo de início já que questões como pirataria e demais legalidades podem surgir.

O projeto atualmente suporte um pequeno número de games mas, segundo o site oficial, planeja adicionar mais desde que certas condições estejam presentes. O esforço de preservação apenas é possível graças a engenharia reversa feita nos pacotes de comunicação estabelecida entre os jogos e os servidores oficiais enquanto eles ainda estão ativos. Com os pacotes em mãos, interceptados por ferramentas especificas, um teste é feito com o game e caso funcione, mais é aprendido sobre seu funcionamento e eventualmente um servidor é montado.

Atualmente os games suportados são Warhawk, PlayStation Home, Socom Confrontation, Twited Metal Black: Online e Wipeout. Para poder usar o modo online dos games listados, que já perderam suporte oficial, basta alterar a configuração de DNS do console para usar o do projeto e claro, ter um dos games listados acima. Ainda não existe suporte para o emulador RPCSX3 já que algumas funcionalidades ainda não foram implementadas no programa.

PSONE não é o único projeto que tem a preservação de games como objetivo. A própria emulação de consoles tem a preservação como um dos objetivos, apesar de ser vista de forma negativa por várias empresas. Outras iniciativas como o OPL, o ressurgimento de Metal Gear Online 2 (via emulador) e Project Deluge são exemplos de outros trabalhos que querem manter parte da história dos games viva.

Acesse nosso Blog para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *