Mana Khemia Alchemist of Al-RevisMana Khemia Alchemist of Al-Revis

Mana Khemia, RPG desenvolvido pela Gust e lançado em 2007 no Japão, vindo para os Estados Unidos e Europa nos dois anos seguintes, é um game lançado para o Playstation 2 e PSP e parte da série de RPG’s Atelier, com novos títulos lançados até os dias de hoje. Com uma proposta diferente de um RPG normal, em Mana Khemia o jogador deve frequentar aulas na escola de alquimia Al-Ravis enquanto aprende mais sobre o protagonista e desvenda os mistérios de seu passado e de sua existência.

A versão lançada para o console de mesa da Sony teve avaliações medianas por parte da crítica no site metacritic mas avaliações mais favoráveis por parte dos gamers. A versão lançada para PSP, apesar de ter conteúdo adicional na forma de modo multiplayer, mais itens para síntese e um modo que ajuda o game a carregar mais rápido, recebeu críticas por seu tempo adicional de load.

Alchemist of Al-Revis apresenta personagens coloridos, um grande grupo de personagens jogáveis que podem formar a party do jogador, com habilidades que podem facilitar e muito os embates mais complicados do game, mas pode eventualmente se mostrar um pouco frustrante por depender de itens para fortalecer os personagens.

O mundo de Alchemists of Al-Revis

O mundo que o game apresenta tem a presença muito forte de Alquimia, prática que apesar de ser a responsável por tornar a vida um pouco mais simples e por criar fenômenos impossíveis para nós, ainda é temida por alguns, como é indicado pelo primeiro diálogo de Vayne com Zeppel, um dos professores de Al-Revis. Al-Revis é a mais respeitada academia de alquimia em Mana Khemia, sendo diretamente responsável pelo surgimento dos maiores alquimistas que o mundo já viu.

Sendo um RPG que se passa em um mundo fantástico, Mana Khemia é repleto de criaturas misticas e seres mitológicos como dragões e os ou as Manas, seres praticamente imortais que se aliam aos alquimistas para auxiliá-los em batalha, servindo também como companheiros de jornada. Cada Alquimista deve formar um contrato com um desses seres. O(a)s Manas são apresentados como tendo forma humanoide, como a que acompanha a personagem Jessica ou formas mais animalescas como a que eventualmente forma contrato com Roxis.

Como não poderia deixar de ser, em meio ao cenário tomado por alquimia e alquimistas incrivelmente poderosos, existiu um que se destacava entre os demais. Theofratus, grande alquimista e ex-aluno de Al-Ravis, era o ocupante dessa posição. Infelizmente um evento trágico fez com que ele se isolasse e eventualmente desaparecesse, deixando o mundo se questionando o que aconteceu com o famoso alquimista.

Enredo

A narrativa do game, apesar de dividir palco com outros personagens, tem foco em Vayne Aurelius, um jovem que vive sozinho em uma casa na floresta, sendo acompanhado apenas por um Mana em forma de gato chamado Sulfer. Vayne vive em isolamento por assustar os moradores de uma cidade local devido aos seus poderes graças a sua união com o Mana Sulfer.

O jovem é eventualmente visitado por Zeppel após viver em isolamento por uma quantidade de tempo ainda indeterminada. Zeppel o convida a frequentar a academia como forma de entender melhor suas habilidades.

A Academia

Apesar de não saber sequer sobre a existência da alquimia, assim como as pessoas próximas a casa em que morava, Vayne aceita o convite e passa a frequentar as aulas na academia. É lá que o personagens eventualmente encontra seus companheiros pelos próximos três anos enquanto estuda.

Após uma pequena confusão, Flay Gunmar, veterano na escola e atrasado para a formatura em um ano, forçosamente faz com que Vayne entre em sua workshop, lugar em que os alunos podem estudar e usar alquimia para criar itens. Cada workshop funciona como uma espécie de clube formado por no mínimo quatro estudantes.

Al-Ravis é o local em que mais detalhes sobre a vida de Vayne vão sendo revelados após o jovem estudante de alquimia se tornar alvo de uma força ainda desconhecida na academia e alvo frequente de dois estudantes à mando de uma figura que atua na escola. Tudo parece girar em torno do desaparecimento de Theofratus e da existência do próprio Vayne.

Como o game funciona

Apesar de ser um RPG em turnos, Alchemists of Al-Ravis usa um sistema diferente para tornar os personagens mais fortes no lugar dos tradicionais níveis ou leveis, para quem prefere. Cada personagem tem o que é chamado de Growbook, um livro especial que contem um grupo de itens que o jogador pode criar durante o jogo. Cada vez que um dos itens desse livro é criado, um novo nó no livro fica disponível para ser habilitado e cada nó representa uma melhoria de status ou novas habilidades. Batalhar contra os inimigos do game rende apenas material para sinteze, pontos de AP que são usados para habilitar novas habilidades em cada nó e Cole, moeda do jogo.

O sistema é interessante mas devido a forma como sinteze foi feita para funcionar no game pode gerar alguns momentos de frustração. Cada nó no livro representa ou um item de cura,recuperação ou que pode ser usado em batalha ou uma arma, armadura ou acessório. Armas, armaduras e acessórios são feitos usando o Athanor, uma espécia de forno/forja para criar o equipamento citado. Demais itens são criados no caldeirão na workshop.

A parte frustrante começa quando uma armadura, por exemplo, precisa de uma arma criada no Athanor, onde o jogador está, mas também de outros itens que podem apenas ser criados no caldeirão, fazendo com que seja preciso ficar entrando e saindo das salas para completar uma simples receita. Receita é como o game se refere aos passos para criar um item.

Caso o jogador não tenha um dos ingredientes necessários será preciso visitar as várias áreas do game para chegar em um dos pontos de coleta de material. Cada ponto gera um conjunto de materiais diferentes com alguns dando apenas um tipo, como é o caso de algumas localizações que dão apenas água. Outros materiais são frutas, vegetais, minérios de vários tipos, terra e itens que o jogador cria. Uma pequena parte pode ser comprada de uma das lojas pelo game, o que facilita pelo menos um pouco o processo de síntese.

Um segundo ponto de frustração vem do fato de ser preciso parar a narrativa principal para completar certos pontos do livro, tornando os personagens mais fortes, ou criar equipamentos mais poderosos. Alguns inimigos dão um salto enorme de dificuldade em certos pontos então criar itens de recuperação também se torna essencial. Claro que nem todos os jogadores vão necessariamente encontrar problemas aqui.

A narrativa do game progride durante as aulas que os personagens têm. Cada aula tem um objetivo diferente, seja sintetizar um item, lutar contra um inimigo especial ou visitar um local indicado por um dos professores. Eventos importantes podem ocorrer durantes as visitas ou se desenvolvem em dias específicos. Todo o enredo de Mana Khemia ocorre durante o período escolar de três anos na Academia.

Existe também a mecânica de “Tempo Livre”, período em que é possível completar trabalhos para conseguir dinheiro, geralmente envolvendo criar um item, eliminar monstros, ou ajudar um dos membros do grupo em uma tarefa, o que torna Vayne e o personagem em questão mais próximos. O sistema permite que um dos oito finais seja usado como conclusão do game.

Personagens e Combate

O elenco total do game contempla oito personagens que podem ser organizados livremente pelo jogador em basicamente duas posições/formações, com dois personagens na função de espera, de onde podem ser colocados em uma das formações quando não em combate. O time que primeiro entra em batalha fica na Vanguarda, podendo ser chamado de time principal, composto de três personagens. Suporte, segunda formação, compreende também três personagens que podem ser trocados com a Vanguarda durante combates. Os dois últimos personagens não entram em combate.

Conhecer os tipos de personagens e suas habilidades, assim como encontrar seu posicionamento durante as lutas pode ser a diferença entre vida e morte. Isso se deve ao fato de cada um dos memrbos do time aprender habilidades de suporte e ataque que podem ajudar a causar danos, curar todos os personagens em campo ou mesmo, no caso de Muppy, proteger outros dois e aguentar bastante dano. Os oito personagens jogáveis são:

  • Vayne Aurelius – Jovem que vivia isolado em uma casa na floresta que já pertenceu ao famoso Theofratus. Vayne é filho do famoso alquimista e tem uma personalidade calma, o que o torna vítima das decisões dos outros membros do grupo. Sempre está disposto a ajudar os que são próximos a ele.

Próximo ao fim do game e após uma série de eventos trágicos mas que foram revertidos graças a seus poderes, é relevado que Vayne não é um humano mas sim um Mana criado de forma artificial por Theofratus. Vayne é o Mana dos Desejos, capaz de manipular a realidade para conceder qualquer desejo. Theofratus o criou para que finalmente pudesse morrer após ser consumido pela culpa por falhar em curar a doença de uma menina.

  • Jessica ou Jess Philomene – Aluna de Al-Ravis e primeira pessoa com que Vayne tem contato na academia. É sempre animada mas um desastre com alquimia, frequentemente criando itens com diversos efeitos colaterais. Funciona como uma personagem de suporte no game em momentos de luta. É acompanhada pela Mana do Vento.

Jess sofreu de uma misteriosa doença quando era mais nova, curada pelo famoso Theofratus mas infelizmente o processo encurtou sua expectativa de vida. Sabendo desde pequena que seu tempo é relativamente mais curto do que o dos outros fez Jess tratar a morte de forma mais natural e fria do que os outros, como mostrado durante um dos capítulos em que o pai de uma das estudantes, não integrante do grupo principal, falece. Ela não entende por que a garota em questão estava tão desolada.

  • Flay Gunmar – Estudante veterano de Al-Ravis e responsável por unir os oito principais sob o mesmo teto. É Aventureiro e adora evitar trabalho, já sendo conhecido pelos professoras da Academia por sua personalidade despreocupada. Arrasta Vayne para formar uma dupla de heróis em certos pontos. É acompanhado pelo Mana do Ouro, um dos que tem a aparência nada amigável, se assemelhando a um grande dragão.

Apesar de tudo Flay é muito forte fisicamente e usa essa força para proteger seu grupo, chegando a treinar combate físico com seu próprio mana mas sendo derrotado com facilidade. Não guarda rancor quando descobre o que forçou alguém a agir de uma certa forma.

  • Nikki ou Nicole Mimi Tithel – Garota com a aparência de um felino e extremamente popular na academia, chegando a ter fã clube próprio, o que costuma gerar alguns problemas durante a narrativa mas nada sério. Sua imensa força física é superada apenas por sua habilidade de canto, razão de sua popularidade. Cresceu em uma pequena vila e é às vezes a mais racional do grupo. Suas habilidades de luta envolvem usar apoio de outros seres da floresta. É acompanhada pelo Mana da Madeira.
  • Roxis Rozenkrantz – Roxis é descendente de uma linhagem famosa de alquimistas e é extremamente habilidoso com a arte. Apesar de seu grande conhecimento o jovem ainda não foi capaz de formar um contrato com um Mana, o que o torna um pouco vulnerável em batalha, pelo menos inicialmente.

Roxis enxerga Vayne como rival devido a sua relação com Theofratus mas não é agressivo em relação ao jovem, apenas não gosta muito de cooperar com ele. Eventualmente forma contrato com o Mana da Luz, um lobo que impõe como condição que Roxis se torne amigo e trabalhe junto com Vayne.

  • Pamela Ibis – Garota fantasma recorrente na série. Pamela era considerada apenas uma lenda até que eventos sobrenaturais começaram a ocorrer em Al-Ravis. Eventualmente o grupo descobriu que Pamela era a culpada.

Apesar de ser uma fantasma e possivelmente mais velha do que todos na escola, Pam, como é também é chamada, tem a aparência de uma jovem garota, sempre acompanhada de um urso de pelúcia cor de rosa que usa como arma. Rapidamente se junta ao grupo de Vayne após o jovem ter que redecorar a workshop com coisas fofas. É acompanhada pela Mana da Ilusão.

  • Muppy Oktavia Wonderchak VIII – Talvez o personagem mais interessante do grupo, Muppy é um alienígena de cor rosada e que sempre está no que parece ser uma panela voadora. Entrou no grupo após estranhas luzes serem vistas no céu e sua nave se acidentar próximo do terreno da Academia. Tem como objetivo final dominar o mundo e frequentemente tem ilusões de grandeza.

Muppy nunca havia tido contato com alquimia antes de entrar como intercambista na Academia após seu acidente e passa a querer usar seu novo conhecimento em seu objetivo final. Apesar de tudo é inofensivo.

  • Anna Lemouri – Mais jovem do grupo mas uma experiente espadachim. Anna é de origem estrangeira e apesar de sua pouca idade chega a ser a mais racional do grupo. Dedicada a arte da espada, a jovem pede que Vayne a ajude a treinar para que possa aprimorar suas habilidades.

A pouca idade de Anna a leva a extrapolar de mais eventos ou situações, o que a torna um perigo pois a jovem passa a considerar todos como agressores. Apesar disso é gentil e detesta lugares sujos, sendo vista limpando a workshop do grupo em seu tempo livre. É acompanhada pela Mana da Vida.

Elenco principal do game. Fonte alphacoders.com

Conclusão

Alchemists of Al-Ravis faz um bom trabalho equilibrando os momentos em que deve seguir com os eventos principais e intercalar o progresso do game com outras tarefas, permitindo que o jogador tenha pequenos descansos entre os períodos mais sérios de jogo, quebrando o ritmo com um pouco de comédia.

O sistema de combate é relativamente simples, fazendo o uso de turnos e sistemas de suporte de acordo com os personagens escolhidos para combate. Talvez um ponto que gere um pouco de problema sejam as habilidades comuns dos personagens já que elas estão ligadas a forma como armas, armaduras e acessórios são sintetizados, o que pode causar a perda de uma habilidade a depender dos ingredientes usados.

O mundo que o game apresenta, apesar do game ser colorido e ter um visual “fofo” para os personagens, esconde vários segredos obscuros e um passado sombrio. O detalhe é dado logo na porção final do game em que uma professora leva Vayne e o grupo para uma caverna que foi palco de experimentos cruéis com os Manas, ocasionando uma das lutas mais difíceis do jogo quando Vayne acidentalmente liberta um dos Manas aprisionados no lugar.

Mana Khemia Alchmists of Al-Revis é ótimo para quem gosta de terminar um mesmo RPG várias vezes já que tem áreas adicionais para serem exploradas no New Game +, além de ser possível manter todas as habilidades dos personagens, salvo por habilidades comuns, armas, armaduras e acessórios. Infelizmente a versão Americana do jogo, supostamente por permitir que o áudio original em Japonês seja ativado, sofre com pequenos engasgos e travadas momentâneas mas nada que literalmente quebre o game ou o torne não jogável, além de seus oito finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *