Guitar HeroGuitar Hero

Guitar Hero, game que fez sua primeira aparição em 2005 conquistou seu próprio conjunto de fãs pelo mundo todo. Ter um game que transformava o jogador em um guitarrista extremamente habilidoso e de quebra continha músicas queridas por muitos foi o bastante para tornar o título extremamente popular, seja entre jogadores casuais ou até mesmo entre a comunidade que levava as partidas ao extremo.

Para melhorar ainda mais o nível de imersão era possível adquirir um controle especial em formato de guitarra, sonho de consumo de muitos que dispunham apenas do controle regular do console para jogar. Claro que era perfeitamente possível jogar o game usando um controle normal mas usar a guitarra dava um gostinho a mais.

Como todo game, esporte ou até mesmo brincadeira (sim, existem torneios profissionais de pega-pega) que atinge um certo nível de popularidade, não demorou muito para a comunidade de jogadores começar a organizar torneiros e encontros onde outros jogadores poderiam se divertir ou até mesmo se testar contra adversários variados. Apesar da popularidade de Guitar Hero ter caído conforme o tempo foi passando, um jogador permaneceria como uma lenda na Comunidade. Schmooey, como era chamado, era tido como um dos melhores ou até mesmo o melhor jogador mas infelizmente nem tudo era o que parecia ser.

Como Schmooey foi pego

Toda a controvérsia em torno de Schmooey, apesar da narrativa ter início com o game Guitar Hero, gira em torno do desempenho do jogador no game Clone Hero, uma versão do título citado anteriormente para PC e que pode ser carregado com músicas que normalmente não estariam disponíveis nos games oficiais.

Tanto Guitar quanto Clone são jogados da mesma maneira, seja com controles normais, a guitarra mencionada anteriormente ou mesmo o teclado do computador. O grande diferencial do “sucessor espiritual” de Guitar Hero é a possibilidade de adição de novas músicas e para elevar ainda mais o desafio, a velocidade das notas pode ser incrementada, o que passa a exigir do jogador um nível tremendo de coordenação e calma para conseguir tocar corretamente as notas, coisa que poucos são realmente capazes de fazer.

Clone Hero
Site do Clone Hero.

Mesmo parecendo impossível tocar algumas músicas existem jogadores incrivelmente bons no jogo dentro da comunidade e um dos melhores, se não o melhor, era conhecido como Schmooey. O jovem era praticamente uma lenda, sendo muito respeitado e capaz de façanhas que nenhum outro jogador conseguia. Talvez Schoomey fosse um pouco habilidoso de mais para alguns.

Naturalmente membros da comunidade começaram uma série de investigações nos vídeos que o jogador disponibilizava de seus feitos mas devido ao fato de Schmooey ser já conhecido e popular na comunidade, tais investigações nunca foram muito adiante, mesmo que os vídeos do jogador estivessem quase sempre escuros de mais ou com falhas de gravação em certos momentos.

Levou tempo mas finalmente um erro de edição em um dos vídeos entregou o que realmente acontecida. Durante uma das lives de Schoomey foi possível ver a interface do Windows Media Player aparecer ao final de uma música, indicando que talvez algum tipo de montagem estivesse ocorrendo. O fato fez com que outros vídeos do jogador fossem reanalisados e realmente haviam problemas graves nas gravações. As notas tocadas não estavam sincronizadas com os comandos usados na guitarra e até mesmo as pequenas travadas em alguns pontos afetavam apenas certos elementos no vídeo.

Guitar Hero Player
Windows Media Player aparecendo durante o vídeo. Fonte Karl Jobst – Youtube.

Eventualmente Schoomey foi confrontado e finalmente revelou que apenas “alguns” vídeos foram manipulados mas que boa parte de seu conteúdo era legítimo, mesmo que outros vídeos também apresentassem as mesmas inconsistências que inicialmente levantaram suspeitas.

Atualmente todos os vídeos no canal do jogador foram deslistados/privados e um pedido de desculpas foi colocado no Youtube mas o estrago já estava feito. Até mesmo as redes sociais do jogador foram privadas e uma quantia em dinheiro, fruto da premiação por completar desafios na comunidade, foi devolvida por Schoomey. O mais estranho é que quem viu o jogador em ação diz que ele realmente é habilidoso no jogo, não havendo motivo para que algo assim fosse feito. De qualquer forma não é primeira vez que trapaças assim ocorrem e provavelmente não será a última.

Fontes

O artigo acima foi escrito usando informações disponibilizadas em uma publicação no site kotaku.com(em inglês). O print usado para ilustra o erro cometido por Schoomey é de um vídeo do Youtuber Karl Jobst que cobriu o caso em detalhes. O vídeo tem legendas automáticas em Português e pode ser visto logo a seguir. Imagem usada na capa do artigo.

Vídeo com detalhes por Karl Jobst – Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *