O que era apenas um boato a alguns dias atrás foi finalmente confirmado pela Sony, o fim da PS STORE para PS3, Vita e PSP. Os consoles listados acima não serão mais capazes de acessar a loja para compra de conteúdo adicional para games ou mesmo comprar games em formato digital. Donos de consoles antigos já sabiam que um dia essa hora chegaria mas a confirmação levanta um número de dúvidas importantes.
Os boatos e o motivo do desligamento
Na semana passada um rumor sobre o desligamento das lojas para os consoles listados acima surgiu no site The Gamer. Ate então todos achavam que era apenas isso, um rumor, até que a confirmação oficial foi feita pela SONY. Já não é nem mais possível usar a loja web para adquirir qualquer tipo de conteúdo digital já que até mesmo ela foi descontinuada recentemente, focando apenas nos dois mais novos consoles da linha Playstation.
O motivo do desligamento do serviço digital para PS3, Vita e PSP se deve ao fato de a SONY querer focar seus esforços no PS4 e PS5, melhorando suporte e a experiência nestes consoles. Essa justificativa estava em um email enviado aos usuários dos consoles da empresa. Apesar de ser entendível, pelo menos em partes, o motivo do desligamento, vários jogadores estão preocupados com títulos que foram adquiridos de forma digital e outros que podem apenas ser comprados pela loja virtual.
Conforme dito no email citado acima, todo o conteúdo que já foi comprado e que pode ser comprado enquanto a loja estiver funcionando nos consoles vai ficar disponível na lista de Downloads do console. Assim, mesmo após o desligamento do serviço, jogos, DLC e demais conteúdos podem ser livremente rebaixados nos consoles em que foram adquiridos.
Apesar da confirmação de acesso a conteúdo já adquirido, um artigo no site hackaday.com levanta um ponto importante: compras de conteúdo digital tem acesso limitado a quanto tempo a bateria interna do console durar sem os servidores da SONY.
O artigo do site hack a day e a preocupação
O artigo, que pode ser visto aqui(em Inglês), rapidamente aborda os boatos sobre o desligamento dos servidores e aponta para um detalhe importante: compras digitais presentes no PS3 podem apenas ser acessíveis enquanto o relógio do console estiver sincronizado com os servidores.
Basicamente o PS3 tem um relógio interno que é sincronizado com os servidores do console. Essa sincronia permite que o console acesse a rede e use certos recursos mesmo que não exista conexão com a internet. O relógio é mantido por uma bateria interna que mantém o sistema em sincronismo mesmo que a alimentação para o console seja cortada. Eventualmente a bateria perde capacidade e precisa ser trocada e sua troca requer que o relógio seja sincronizado novamente com os servidores.
O problema é que sem os servidores não existe maneira de sincronizar novamente o console e como isso não vai ser mais possível existe o medo de que o acesso a conteúdo digital possa ser perdido. Até a conclusão deste artigo não se sabe como esse problema vai ser abordado.
O vídeo abaixo mostra o que pode acontecer caso o desligamento ocorra como atualmente é imaginado.
Basicamente o vídeo mostra como o acesso a conteúdo digital pode ser prejudicado quando o relógio interno do console esta fora de sincronia e com a bateria morta. Ao tentar acessar um dos itens presentes no console um erro é mostrado na tela e o acesso não é permitido. Em seguida a sincronia é feita usando a rede e, apesar da bateria não estar funcionando, o acesso é restabelecido. O problema é que como a bateria esta morta, desligar o console da energia acaba por causar a perda da sincronia e o erro volta a acontecer.
Conclusão e o que podemos esperar
Não se sabe como exatamente o desligamento vai ocorrer ou mesmo se apenas o acesso a loja vai ser descontinuado. Uma das dúvidas que surgem é se ainda será possível sincronizar os troféus do console após o desligamento da loja mas não existe confirmação ainda se esse recurso ficará ativo ou não. Segue um breve resumo do que foi dito pela SONY:
- Os serviços da PS STORE vão ser descontinuados para PS3, Vita e PSP;
- As datas oficiais são de 2 de Julho para PS3 e PSP e 27 de Agosto para Vita;
- O que for comprado até as datas acima continua sendo acessível na lista de Downloads do console;
- Dinheiro presente nas contas vai apenas poder ser usado nas contas presentes no PS4 e PS5;
- Jogos da PS PLUS continuam acessíveis enquanto a assinatura estiver ativa;
- Multiplayer em jogos que ainda tem suporte vão continuar ativos, pelo menos é o que uma rápida pesquisa indica;
- Não existe, até o momento de escrita deste artigo, confirmação se os troféus vão continuar sincronizando.
- Mais informações podem ser vistas aqui(em Inglês).
Pequena nota sobre o artigo
As informações apresentadas aqui são relativamente recentes e ainda existem algumas dúvidas em relação ao que realmente vai acontecer e o que exatamente vai ser descontinuado. O que foi mostrado aqui pode ser alterado no futuro próximo e mais detalhes podem ser divulgados de forma oficial pela SONY/Playstation.
[…] um artigo que ilustra o que pode acontecer com conteúdo digital após o fim da PS […]
[…] apenas um problema temporário ? Artigos sobre o fim da PS STORE e repercussões podem ser vistos aqui e […]
[…] o PSP terá a função descontinuada. Mais detalhes podem ser vistos em nossas postagens sobre o desligamento da loja e seus […]
[…] Enquanto vários jogadores e grupos corriam para as lojas, uma descoberta antiga que inicialmente impactava apenas usuários de PS3 ressurgiu. Existe uma “falha” no console que impede que jogos em formato digital sejam rodados quando o console perde a carga da bateria interna e não tem mais acesso aos servidores da PSN. A validação da licença para títulos digitais não pode ser feita e o game/conteúdo digital não é mais acessível. Mais detalhes podem ser vistos em nossa matéria da época. […]
[…] 3 foi figura central de alguns boatos e eventos importantes durante o ano passado. Boatos sobre o fechamento da loja do console causaram a corrida em massa de vários usuários da antiga plataforma da Sony para comprar títulos […]