Echo Night BeyodEcho Night Beyod

Terceiro e último capítulo na série Echo Night, Beyond acontece em uma base lunar em que um desastre desconhecido deixou tudo em ruinas e prendeu os fantasmas das vítimas no mundo físico, com alguns tornando-se violentos.

A lua e seus fantasmas

Echo Night Beyond é o terceiro capítulo na série criada pela FromSoftware, tendo o primeiro título sido lançado em 1998 para o PlayStation. O estilo de jogo se manteve praticamente o mesmo desde o primeiro game, envolvendo exploração de um ambiente grande tomado por fantasmas inofensivos ou violentos, sendo possível acalmar e eventualmente despachar os espíritos encontrados.

Beyond, lançado no Japão para PlayStation 2 em 2003 e tendo versões para os Estados Unidos e Europa em 2004 e 2005 respectivamente, se passa na lua, um cenário novo para a série até então.

Tudo começa quando um casal, Richard e Claudia, está a caminho da lua para passar a lua de mel em um resort instalado no satélite natural da terra. Alguma coisa sai errado e o veículo usado pelo casal sofre um acidente terrível, se chocando com o resort e ficando incapaz de voar ou entrar em operação novamente. Richard recobra a consciência apenas para descobrir que está sozinho e Claudia desaparecida. Sem ideia de onde sua esposa está ou se mais alguém sobreviveu, Richard começa a explorar o lugar mas coisas estranhas começam a acontecer.

O resort está aparentemente deserto e com indícios de que alguma coisa aconteceu mas não é possível saber exatamente o que. Partes da instalação lunar estão sem energia, partes mergulhadas em uma névoa estranha e para piorar um pouco mais o que parecem ser fantasmas estão presentes em alguns corredores ou salas, atacando Richard assim que ele os encontra. A única exceção aos habitantes hostis são os poucos espíritos pacíficos e um androide que parece saber mais do que realmente quer nos contar.

Echo Night Beyond menu principal
Menu Principal. Fonte Moby Games.

O que realmente aconteceu na lua

Echo Night Beyond, assim como outros games da FromSoftware, conta seus eventos a partir de pistas dadas durante a interação com outros personagens mas aqui uma informação crucial é dada logo de cara, mesmo que o jogador não perceba o que está vendo até atingir cerca de metade do game.

Durante os minutos iniciais do game, enquanto a cinemática de abertura toca antes do menu principal, vemos o acidente que inicia o game mas também são mostradas cenas de eventos que mais tarde são revelados terem acontecido antes de Richard sequer chegar no resort. Um grupo de astronautas encontra a instalação, já abandonada, e após explora-la são atacados por sombras e pela aparição de uma mulher vestida de noiva. Todos os integrantes do grupo morrem, juntando-se aos habitantes do lugar.

Se o jogador prestou atenção aos minutos iniciais pode ter percebido uma das sombras segurando um misterioso objeto vermelho, assemelhando-se a um pequeno cristal. Essa pedra vermelha, elemento presente também em outros games da série, é o responsável por iniciar os eventos de Beyond e está ligada a outra atividade desempenhada na lua.

Existe uma operação de mineração ocorrendo na lua, com o objetivo de extrair um composto químico chamado de Hélio-3. Membros da operação começaram a ter problemas com a geração de oxigênio para a colonia de mineradores. Os níveis caiam cada vez mais até que a pedra vermelha foi encontrada. O minério conseguia gerar grandes quantidades de oxigênio mas uma estranha névoa começou a surgir pela colonia e logo relatos de seres sobrenaturais e de um monstro começaram a surgir. Não levou muito tempo até que o diretor de operações do lugar fosse tomado pela pedra e todos morressem, tornando-se os fantasmas que o jogador encontra.

Abertura do game. Créditos: VideoGameCinema.

Como lutar contra os fantasmas ?

Não existe uma forma de realmente lutar contra os espíritos hostis em Beyond. Richard não é capaz de usar qualquer tipo de arma ou objeto como arma, elas nem mesmo existem no game. O único modo de sobreviver aos encontros com os fantasmas mais agressivos é encontrar e usar o sistema de ventilação da instalação para limpar a névoa presente no lugar, pacificando os espíritos e então resolvendo a última pendencia que ele(a) tinha em vida. Executar essas ações liberta os fantasmas do mundo físico, o que geralmente dá um novo item ao jogador para prosseguir a jornada.

Apesar de não ter um sistema de combate, pelo menos não como estamos acostumados, o game ainda pune o jogador com a morte caso fique muito tempo perto de inimigos agressivos. Richard tem um pequeno monitor cardíaco no traje espacial que usa, mostrando constantemente seus batimentos ao jogador. Se um fantasma em estado agressivo se aproxima, os batimentos de Richard começam a elevar, resultando em um infarto caso passe do casa dos 300 batimentos por minuto.

Como Echo Night Beyond funciona ?

Beyond é um adventure sob a perspectiva de primeira pessoa que combina elementos de ficção científica em sua narrativa, para justificar a localidade, problemas e tecnologia mostrada com elementos sobrenaturais, os já citados fantasmas. O jogador deve explorar uma instalação lunar que comporta um resort que é frequentado por turistas e parte de uma mina, encontrando e libertando quem ainda está preso no mundo físico, entendendo mais sobre o mundo do game no processo.

O game segue basicamente esse loop de tarefas, intercalados com a procura de itens e documentos para descobrir o que fazer na sequencia ou para onde ir. Existe um “problema” que pode ser abordado pelos poucos que jogaram Echo Night Beyond: não existe indicação de onde ir, o que fazer ou mesmo o que são e onde estão os savepoints. É possível andar por horas no game e mesmo assim não ser capaz de tocar a narrativa pela falta de orientação, o que piora mais ainda se o jogador der um intervalo de tempo muito grande entre as seções de jogo.

A falta de combate efetivo pode tornar a jornada um pouco maçante já que a única “arma” disponível é correr até os controles de ventilação ou sair de perto do fantasma antes que Richard morra, o que fica um pouco complicado já que a visão do personagem fica escura quando os batimentos começam a acelerar.

O game apresenta quatro finais que são determinados pela escolha do jogador ao final do game, aceitar ou não a pedra vermelha dada por Claudia e se itens específicos estão em posse do jogador. Um fator interessante é que mesmo o melhor final pode deixar o jogador um pouco para baixo já que a revelação final é um choque.

Personagens

Tirando os fantasmas que aparecem durante o jogo, cada um com sua tragédia pessoal, existem apenas três personagens centrais para a trama.

  • Richard Osmond – Personagem jogável. Aparentemente é o único sobrevivente do acidente que marca o começo dos eventos do game. Está sempre usando uma pesada roupa espacial, o que limita bastante seus movimentos, e não tem voz, sendo um personagem completamente mudo. Um dos finais revela que Richard é na verdade um androide criado por Claudia já que o original está sempre focado no trabalho.
  • Claudia – Esposa de Richard e o “monstro” que foi visto por residentes da instalação lunar. Está sempre vestida de noiva e é uma das responsáveis por causar o desastre na lua. Claudia descobre que a pedra vermelha pode realizar desejos mas o preço é uma vida humana. Ela usa a pedra em si mesma para poder ser finalmente reunida com Richard mas acaba tornando-se um fantasma e fica presa na lua. O final bom do game liberta a mulher de sua prisão no mundo físico mas mantem a cópia de seu marido, Richard androide, sozinho na base lunar.
  • Kenneth – Um androide pintor que encontra o jogador logo no começo do game. Kenneth é na verdade uma criação que tem como base o melhor amigo de Richard, morto quando este desejou que a mina fosse bem sucedida usando a pedra vermelha. Foi criado por Claudia, descrita como especialista no campo da robótica.
Echo Night Claudia
Claudia, o “monstro”. Fonte Moby Games.

Conclusão

Echo Night Beyond é uma jornada complicada. Elementos como narrativa, cenários muito bem construídos e bonitos e clima são muito bem apresentados e construídos mas a monotonia gerada pela falta de combate propriamente dito e a constante necessidade de ter que revisitar áreas passadas, seja por precisar de um item ou por não saber o que fazer são o bastante para fazer com que muitos jogadores desistam antes da hora.

Encontrar itens importantes é outro problema já que os ambientes escuros ou posicionamento ruim podem fazer com que seja impossível enxergar alguma coisa escondida pelo cenário, apesar do jogador ter acesso a uma lanterna com intensidades diferentes de iluminação e ao sistema de câmeras da Instalação.

Os controles são bem responsivos e felizmente podem ser alterados usando uma das configurações pré-definidas disponíveis, principalmente a que permite o controle do personagem e câmera usando analógicos separados, assemelhando-se aos controles usados em jogos mais modernos.

Tanto Beyond como a própria série Echo Night são bastante obscuros, sendo exemplos de games apenas conhecidos por um número pequeno de jogadores mas recomendados por quem teve a oportunidade de jogá-los. Ser parte do repertório da FromSoftware de um passado distante já pode ser um atrativo para muitos.

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