Demo do Superman é Roubada e Colocada na SteamDemo do Superman é Roubada e Colocada na Steam

A popular demo do Superman, ou de um personagem feito aos moldes do popular herói da DC, feita originalmente por Butler-Boschma usando a demonstração de Matrix feita na Unreal Engine 5, foi disponibilizada na Steam por um estúdio/empresa sem ligação com o desenvolvedor original, levando o criador a acusar a Hero Game Studios de roubo. O projeto original de Butler é disponibilizado de forma gratuita no site itchi.io.

O conceito original da demontração feita pela Toybox Games, pertencente a Butler, nasceu após a disponilização da City Demo pela Epic Games, parte do material daquela bela demosntração da Unreal 5. Chamada de Superman Flight Experience, o pequeno projeto serve de exempo para o que pode ser possível em um teórico game do herói, usando os recursos mais recentes do poderoso motor gráfico da Epic.

A confusão começou, segundo o reportagem do site Eurogamer, em Novembro, quado Boschma recebeu uma notificação que seu projeto havia sido pego por uma empresa/estúdio e colocado à venda na plataforma Steam por cerca de $12 dólares. Apesar do esforço do criador e seus seguidores no Twitter para alertar a Steam do ocorrido, o que eventualmento gerou um banimento dos fóruns da Steam por parte da Hero Game Studios, local onde ele também tentava alertar outros usuários, nada significativo ocorreu.

Ainda tentando resolver o problema, Boschma comprou o game na Steam apenas para confirmar que realmente se tratava de seu projeto, apenas com o nome de outro criador. Hero Game argumentou que Boschman era na verdade parte do time que criou a demonstração/game mas que já não era parte da equipa há muito tempo. Ainda segundo o estúdio, o desenvolvedor estaria tentando ganhar dinheiro após as vendas do projeto terem melhorado. Hero game chegou ao ponto de tentar derrubar os vídeos originais de Boschman no Youtube por meio de Requisição de Direitos Autorais.

Felizmente o probelma foi resolvido mas não antes de veículos de notícias começarem a reportar o ocorrido. Valve removeu o título de seu catálogo na Steam e o pedido de direitos autorais no Youtube foi derrubado.

Boschma disse que o maior problema é a moralidade da coisa. Caso o projeto fosse colocado na plataforma de forma gratuita, assim como na plataforma itch.io, ele não se importaria muito. O desenvolvedor disse que não se sentia seguro para usar suas informações pessoais em uma ação legal, devido a forma como Hero Games agiu.

Demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *