Ghost Recon PhantomsGhost Recon Phantoms

Com Frontline anunciado, FPS tático no universo de Ghost Recon, achamos interessante revisitar o shooter tático desenvolvido pela Ubisoft Singapura. Lembra dele ?

O que era o game

Lançado em beta como Ghost Recon Online em 2012, mais tarde trocando o Online por Phantoms, o game foi um shooter tático em que equipes lutavam pelo controle de pontos estratégicos em mapas fechados. O jogador poderia escolher operadores de classes diferentes, cada uma com seu próprio conjunto de armas e habilidades.

O game tinha um foco muito grande em estratégia, exigindo que os operadores e suas habilidades, tanto ativas quanto passivas, fossem combinadas para emboscar o time adversário ou manter pressão até que o timer da partida se esgotasse. Os jogadores eram trocados de times e suas funções alteradas entre atacantes e defensores a cada nova partida.

Ghost Recon Online sofreu uma grande atualização após a conclusão do beta, rebatizado para Ghost Recon Phantoms. O visual dos personagens foi alterado e os dispositivos que na verdade eram as habilidades das classes ganharam um visual repaginado, adotando uma aparência mais tática e tecnológica. Havia agora uma justificativa para o confronto entre os jogadores.

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Phantoms ocorre 20 anos no futuro, em uma época em a supremacia na guerra é ditada pela tecnologia. Em um mundo dominado por interesses econômicos, a Corporação Athena, responsável por criar armamentos extremamente avançados, começou a vender o arsenal para quem pagasse mais. Membros do esquadrão Ghost agora lutam contra os Phantoms, ex-Ghosts que abandonaram tudo e conseguiram parte do arsenal comercializado pela Athena.

ghost recon
Jogador em cobertura. Fonte Moby Games.

As classes

Phantoms tinha três classes disponíveis para seleção, cada uma com habilidades e armas únicas. Conforme o jogador progredia no jogo, mais armas e itens eram destravados e poderiam ser adquiridos ao usar as recompensas dadas ao final de cada embate, comprando pacotes de moedas com dinheiro real ou pacotes de armas/equipamentos. O jogador poderia escolher entre:

  • Recon/Sniper – Classe que focava em combates a longa distância e reconhecimento. Usa primariamente rifles mas tem acesso a submetralhadoras para conflitos em espaços mais apertados. Sua habilidade mais atrativa era a invisibilidade, permitindo que o personagem se posicionasse melhor no meio da confusão e ocultasse a posição de tiro. A classe também era armada com um sonar capaz de varrer o campo de batalha e marcar inimigos mesmo eles estejam em cobertura.
  • Assalt – Classe focada na ofensiva, armada com rifles de assalto e espingardas, além de ter maior defesa. Suas duas habilidades/dispositivos são um escudo Blitz, capaz de derrubar os oponentes com uma investida e Heat, um dispositivo que emite ondas de calor capazes de eventualmente eliminar oponentes ou segurá-los em posição caso estejam em cobertura.
  • Specialist – Focada em suporte para as outras duas classes, não recomendada para linha de frente. A classe especialista, em certas ocasiões, é capaz de virar o rumo de uma partida graças as suas habilidades: Aegis, um campo de força que cobre uma área de ação e é capaz de barrar disparos inimigos e Blackout, um pulso de EMP que desabilita as habilidades do time oponente além de atordoá-lo.
Trailer das classes do game.

Apesar de equipamentos únicos, cada soldado também tinha acesso a uma variedade de pistolas e resolveres, além de granadas de vários tipos e munições especiais. Infelizmente, apesar de ser possível conseguir tais itens, granadas e munições, sem gastar dinheiro real, o preço era muito elevado, fazendo com que os jogadores tivessem que escolher quando e como usá-los.

As habilidades especiais tinham um certo tempo de ativação e recarga para novo uso. A classe especialista tinha o maior tempo de recarga entre as unidades disponíveis já que seus dispositivos poderiam facilmente quebrar o equilíbrio do game, ainda mais considerando que não havia restrição de quantas unidades do mesmo tipo podem entrar em uma rodada no mesmo time.

O aspecto tático do jogo é revelado ao montar um time e jogar de forma que as classes se complementem em batalha. Claro que raramente isso acontecia mas quando um time organizado era montado, a vitória era certa.

O fim de Ghost Recon Phantoms

Infelizmente, apesar de muito divertido e interessante, Phantoms começou a perder jogadores com o tempo e teve seus servidores desligados em Dezembro de 2016, após ter sido lançado oficialmente em 10 de Abril de 2014. Apesar do game ter recebido diversas atualizações e melhorias, alguns aspectos podem ter contribuído para o abandono por parte dos jogadores.

Não era possível escolher os mapas que iriam fazer parte da rodada. As localidades eram selecionadas de forma aleatória, o que fazia com que certos mapas quase nunca fossem jogados. Na época houveram pedidos para alterar a forma de seleção mas nada foi feito. Outro problema já abordado era o preço de novas armas, peças, munições especiais e granadas. Tudo era muito caro para os jogadores que usavam apenas as recompensas monetárias dadas ao final da partida, o que causava um certo problema de balanço entre os times.

Uma petição no site change.org foi aberta reabrir os servidores do game e aplicar as mudanças comentadas acima mas até hoje nenhuma novidade foi dada sobre o título. Phantoms era um shooter em terceira pessoa free to play que seria muito bem vindo hoje em dia. Aplicando as mudanças que eram pedidas na época e combinando-as com os avanços desde então, o título facilmente alçaria a popularidade que merecia quando foi lançado. A seguir temos o trailer da versão final do game.

Trailer da versão final.

By Rodrigo Escobar

Criador e redator do site NPC Games. Videogame faz parte da minha vida desde sempre. Agora transformei uma paixão em uma profissão, divulgando jogos, informações e curiosidades sobre jogos e consoles.

3 thoughts on “Alguém Lembra de Ghost Recon Phantoms ?”
  1. […] Entre os comentários na publicação é possível encontrar argumentos contrários ao adiamento dos testes já que agora não será possível medir se o game realmente apresentava algum potencial ou não. Outros escrevem que o FPS deveria ser cancelado definitivamente justamente por ser apenas mais um Battle Royale sem nada de novo, citando outros games mais consolidados no gênero. Fãs ainda argumentam que seria melhor trazer de volta o finado Ghost Recon Phantoms. […]

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