AbandonedAbandoned

Desde o lançamento do trailer para o futuro game de terror Abandoned, para PlayStation 5, teorias e mais teorias surgiram sobre o que exatamente se trata o game. De supostas pistas até o “ponto final” na confusão, veja um pequeno resumo do que aconteceu até agora.

O trailer que começou tudo

Abandonned foi primeiramente anunciado em um trailer publicado juntamente com um artigo, escrito por Hasan Kahraman, direitor do game, descrevendo um pouco o futuro lançamento para PlayStation 5. O artigo descreve Abandoned como uma experiência cinemática centrada em Jason Longfield, personagem que acorda perdido e sem memória em uma floresta e que deve fugir dos membros de um culto que o sequestrou para fins obscuros.

Após uma pequena introdução sobre a narrativa do game, mecânicas são descritas. Abandoned usará os recursos do PS5 para ser uma experiência bastante imersiva. O jogador poderá sentir como armas e ferramentas se comportam de formas diferentes e fatores ambientais vão influenciar na eficacia que Jason tem ao usar os itens. Tudo graças aos gatilhos adaptáveis e outros recursos do console. O artigo termina dizendo que uma DEMO será disponibilizada futuramente.

Trailer publicado juntamente com o artigo

Na época o trailer despertou uma sensação estranha em algumas pessoas. A floresta, representada de forma bastante realista, era quase indistinguível da realidade em certas partes. A narrativa parece ter deixado uma impressão forte em quem viu o trailer também.

Mais tarde foi descoberto que o trailer usa recursos pré-prontos e alguns erros quanto à gramática na narração foram apontados. Blue Box, estúdio que está desenvolvendo Abandoned, teria comprado os recursos usados no trailer (imagens, texturas, etc.) por cerca de 35 dólares. Nos comentários foi levantada a ideia de que o game seria algo relacionado com Silent Hill e que Kojima estaria por trás de tudo, usando uma estratégia similar ao que foi feito com o finado P.T/Silent Hills.

Nada muito foi dito sobre o game ou mesmo sobre a suposta ligação com Kojima, até que um tweet publicado pela Blue Box dizendo que o nome real do game começa com S e termina com L. Aqui a teoria de que Abandoned seria um novo Silent Hill começa a ganhar força apesar da Blue Box dizer que não. Mais tarde o estúdio diz que não quis dar a ideia de que nome de seu futuro game seria Silent Hill, negando qualquer ligação com Kojima.

Abandoned tweet
Print da publicação da Blue Box.

Hasan e as estranhas coincidências

Por alguma razão alguém jogou o nome do desenvolvedor chefe de Abandoned, Hasan Kahraman, no Google Tradutor e como resposta obteve “I’m waiting Hideo” . Diversas ligações começaram a ser feitas, entre elas está o que aconteceu com durante os eventos publicitários de Metal Gear Solid V, quando Hideo Hojima, criador da série, usou um nome e estúdio falsos para anunciar o game. Outras ligações com frases icônicas de MGS (Kept you waiting, hu ?) e SIlent Hill (Waiting for you in our special place) foram feitas.

Mais tarde, de alguma forma, o nome de usuário de Hasan na PSN foi descoberto: Sneakywarrior. Novamente ligações com Snake, personagem icônico de Metal Gear e consequentemente Kojima foram feitas. Uma conta no Youtube com o mesmo nome de usuário e com vídeos estranhos o título de “Twentyseven27“. Silent Hills foi cancelado no dia 27 de Abril (coincidência ?). Hasan negou posse da conta no Youtube e, talvez o mais estranho, o conteúdo mencionado aqui foi removido.

A conta oficial da Blue Box publica uma série de recursos que o game usará mas algo não parece certo. O que foi listado pelo estúdio é muito caro para um estúdio independente conseguir implementar. “Gameplay nunca visto antes”, “gráficos realistas”, “suporte para 4K60FPS”, “suporte para o dualsense”, etc. Entre os itens listados está “flocos de neve de sangue” (snowflakes of blood), o que resulta na série The Expanse, se jogado no Google, assistida por Kojima. Ele até recebeu uma jaqueta da série.

abandoned kojima twitter
Fonte: twitter
  • Acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades.

O passado da Blue Box Game Studios

Pesquisar um pouco sobre algo que o estúdio indie desenvolveu no passado pode apresentar alguns problemas. Não existe muita informação sobre títulos passados da equipe e, segundo a fonte em que o artigo foi baseado, apesar de existirem projetos passados, nada foi concluído. Efetivamente o estúdio nunca liberou um único game. Uma página para um projeto chamado Rewind existia no kickstarter mas não recebia apoio e foi eventualmente descontinuada, citando apenas que um investidor privado teria financiado todo o projeto.

Ainda nos projetos passados do estúdio, ou falta deles, existe The Haunting: Blood Water Curse mas estranhamente foi transferido para a CreateQ, uma empresa que não parece ter qualquer relação com games.

Afirmações um tanto quanto estranhas começam a vir de Hasan, dizendo que Blue Box tem acesso a um time de mais de 50 pessoas por meio de estúdios terceirizados e freelancers. Lembrando que a estúdio se trata de um estúdio indie, logo como esse tipo de afirmação pode ser verdadeira é um tanto quanto duvidoso. Eventualmente a hipótese de que Hasan está prometendo coisas de mais quando na verdade pode cumprir pouco irá surgir.

Konami anuncia coleção de camisas e o APP da Blue Box

Enquanto os eventos acima estão ocorrendo, a loja da Konami anuncia uma nova leva de produtos usando a hashtag SHLSS. O canal no Youtube, anteriormente atribuído a Hasan faz uma alteração de nome, passando para “Hashtag Unknown”. A coleção anunciada pela Konami se trata de uma linha de produtos para Skate, Silent Hill Limited Skateboard Series, o que gerou desapontamento entre fãs e os que estão seguindo tudo até aqui.

É aqui que um detalhe talvez irrelevante para toda a conspiração surge. A estampa de uma das camisas anunciadas pela Konami usa arte feita por um fã da série. A imagem original estava no site DevianArt. A camisa foi retirada do site logo que o publico percebeu o detalhe.

Enquanto isso, Blue Box está negando rumores no Twitter mas de uma forma um pouco estranha. Não parece haver um esforço real em negar o que foi levantado até agora, com o estúdio usando jogo de palavras para dar a entender o contrário do que está afirmando. A fonte usada como base para este artigo diz que as pessoas começaram a desistir aqui e que tudo não passa de um desenvolvedor que prometeu de mais e que se deu mal com o processo de marketing.

O estúdio anunciou um APP que permitira ver como a game se comportaria no console e onde futuros trailers seriam lançados. Infelizmente a data de lançamento foi adiada várias vezes, tendo a data mais “certa” sido movida para agosto. Até mesmo a página do game na PS STORE foi removida, citando o atraso do APP como justificativa. Qual a exata ligação entre as duas coisas é ainda é mistério.

A identidade de Hasan e mais conspirações

É aqui que a identidade de Hasan é posta em dúvida. Lembra que no começo do artigo houve menção ao fato de Kojima ter usado um nome e estúdio falsos na época em que trabalhava em Metal Gear Solid V ? Não levou muito tempo para que as pessoas que estavam acompanhando as coisas até aqui suspeitassem que o mesmo estava acontecendo agora. Hasan seria na verdade um pseudônimo usado por Hideo Kojima e que tudo era um meio de promover o mistério e eventualmente o jogo. A suspeitas levam ao vídeo a seguir.

No vídeo acima, Hasan tenta desmentir a teoria de que ele não existe. De que tudo não passa de um mal entendido. Hasan diz que “é real” e que não tem qualquer ligação com Silent Hill ou associação com Hideo Kojima. Normalmente isso já seria o bastante para encerrar tudo mas não demorou até que a ideia “ele é um ator” surgisse. Existe até mesmo a linha de raciocínio, acredite se quiser, que diz que Hasan é gerado por computador. Exagerado, não ?

Uma série de eventos ocorre a partir daqui, entre entrevistas, posts no twitter por parte de outros estúdios/pessoas/empresas e mais um vídeo do próprio Hasan, dizendo que as coisas tem sido difíceis e estressantes para a equipe da Blue Box.

Como a situação está atualmente

Toda a conspiração sobre Abandoned/Silent Hill é bem mais longa do que o breve resumo apresentado aqui. Muito mais eventos aconteceram desde o surgimento do trailer do game, posts misteriosos e interações “suspeitas” que, olhando bem parecem querer indicar que alguma coisa relacionada com Silent Hill vai acontecer em um futuro próximo mas infelizmente nenhuma confirmação pode ser feita.

O mais estranho é que algumas coisas parecem apontar para algum tipo de indicativo surgem de tempos em tempos. A mais recente é uma publicação na página oficial de Norman Reedus no Instagram, ator que estava envolvido em Silent Hills, juntamente com Hideo Kojima e Guillermo del Toro.

Atente para o coelho no centro.

O coelho no centro do print acima já é um velho conhecido entre os fãs de Silent Hill. Aparecendo em um número de games da série e um tanto quanto perturbador se encarado por muito tempo.

Tudo até aqui pode ser uma grande brincadeira que, se confirmada, vai deixar mais estragos do que se imaginou inicialmente ou é prova de que pelo menos uma parte do que foi mostrado aqui é verdade. Seria tudo isso apenas um desenvolvedor que gostaria de lançar um jogo mas que foi pego no sonho de fãs de uma série “abandonada” ou realmente um novo Silent Hill ?

Fontes

O artigo acima foi escrito usando como base notícias publicadas em vários sites desde o lançamento do trailer inicial de Abandoned e uma compilação de eventos ocorridos feita pelo usuário /u/iamnotpaulpaulson no subreddit /r/TheBlueBoxConspiracy. A postagem original pode ser vista aqui. O artigo pode ser retirado/alterado se iamnotpaulpaulson, autor da compilação original, assim desejar.

3 thoughts on “Abandoned ou Silent Hill – Resumo da Conspiração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *