Dark Souls 3 - VulnerabilidadeDark Souls 3 - Vulnerabilidade

Uma vulnerabilidade grave foi descoberta em Dark Souls 3, conforme publicado inicialmente no site dexerto.com. A publicação data do dia 22/01/2022, Sábado, e manda um alerta para que joga Dark Souls 3 conectado à internet.

SkeleMann, por meio do Twitter avisou os jogadores de DS3 da gravidade da situação, descrevendo o que o ataque pode causar no computador das vítimas e ao mesmo tempo pedindo para que jogadores evitem o modo online. A mesma publicação também sugere a instalação do Blue Sentinel, um mod que foi atualizado para detectar e bloquear o ataque.

Publicação de SkeleMann no Twitter.

Existe uma nova ameaça muito perigosa no PC que afeta Dark Souls 3, podendo causar danos permanentes no computador. A ameaça pode vazar suas informações de login, executar programas em plano de fundo como um Cavalo de Troia e mais coisas ruins.

É altamente recomendado não jogar Dark Sould 3 em seu estado atual. Evite qualquer atividade online em DS3.

SkeleMann no Twitter sobre a vulnerabilidade.

A vulnerabilidade encontrada é do tipo RCE (Remote Code Execution), Execução de Código Remota, em tradução adaptada. Caso o jogador seja atingido por um ataque do tipo, o atacante pode executar comandos remotamente na máquina da vítima, causando uma série de danos e roubar informações pessoais.

O ataque foi demonstrado durante a live de The_Grim_Sleeper na Twitch, conforme reportado pelo site The Verge. Próximo ai fim da live, 1h:20:22, o game fecha e o sintetizador de voz da Microsoft começa a narrar um texto. Ainda segundo o mesmo artigo o responsável pelo ataque não tinha intenções ruins, apenas queria dar um alerta para o problema já que tentar contatar a FromSoftWare não deu resultado.

Apesar da gravidade da vulnerabilidade, aparentemente apenas quatro pessoas sabem como executar o ataque: dois desenvolvedores do mod Blue Sentinel e as duas pessoas que descobriram a vulnerabilidade. Mesmo assim é preciso cuidado já que mais pessoas podem descobrir como executar o ataque até que o problema seja eliminado.

A conta de Dark Souls no twitter fez uma publicação em que diz que os servidores de Dark Souls 2,3 e de Dark Souls Remasterd foram desligados temporariamente para que ima investigação do problema fosse feita. A edição Prepare to Die Edition também será desligada logo.

Aviso de desligamento temporário dos servidores.

Para piorar um pouco mais a situação dos fãs dos games da FromSoftWare, aparentemente a mesma vulnerabilidade pode ser usada no aguardado Elden Ring, pelo menos segundo conversas no Discord/Reddit mas nada confirmado ainda. Mais informações podem ser encontradas nos links dados durante o texto, em Inglês.

Trailer de Elden Ring.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *