Trapt_capaTrapt_capa

Eventualmente publicamos artigos sobre games que merecem ser relembrados, sejam clássicos conhecidos ou que passaram completamente desapercebidos por alguns. Incluído nesse último caso, apresentamos Trapt.

Trapt, ou Kagero II: Dark Illusion, como é conhecido no japão, é parte de uma série de jogos desenvolvidos e publicados pela TECMO para a linha Playstation de consoles. Lançado inicialmente no Japão em 30 de Junho de 2005 e mais tarde nos Estados Unidos e Europa, Trapt tem enfase em combates passivos, com o jogador usando armadilhas para derrotar os oponentes.

Enredo

Trapt inicia 4 anos após a morte da esposa do Rei de Fronenberg. Apesar de ter se casado novamente com Catalina, Olaf, o Rei, nunca conseguiu esquecer a primeira esposa. Gradualmente o reino começa a cair em desordem, já que Olaf ainda está de luto e, consequentemente, tem negligenciado seus deveres como Rei.

Durante uma visita ao túmulo da falecida Rainha, Olaf é assassinado e Catalina diz que a culpada pela morte é Allura, filha de Olaf. Allura foge com a ajuda de Rachel, sua criada e amiga, para uma mansão na floresta que pertencia a família real. Allura é perseguida ao entrar na mansão e acaba por se tornar serva de Malphas, uma entidade maligna aprisionada na mansão. Presa na mansão e sendo perseguida, Allura acaba por usar o poder que Malphas concede a ela para tentar sobreviver e encontrar uma resposta para o que está acontecendo e quem é o responsável pela morte do Rei. Infelizmente, como serva de Malphas, Allura acaba por deixá-lo mais forte a cada luta, já que cada inimigo derrotado usando o poder que recebeu da entidade serve de fonte de energia para deixá-lo cada vez mais forte até que possa ser ressuscitado.

Durante a sequência de embates na mansão, onde Allura tenta se manter viva, mas é incessantemente perseguida por soldados e bandidos, mais fatos sobre a morte do Rei e os envolvidos são revelados dependendo das ações do jogador.

Personagens

Trapt apresenta um grande número de personagens, sendo eles importantes para a continuidade do enredo ou apenas encontrados em side quests. A seguir apresentaremos apenas os principais.

  • Allura – é a princesa de Fronenberg. Allura se vê envolvida em uma aparente conspiração quando é acusada de assassinar o Rei. Consegue fugir com a ajuda de Rachel mas acaba tornando-se serva de Malphas durante a fuga. Allura é o nome dado pela tradução de japonês para inglês. O nome de Allura na dublagem original japonesa é Alicia.
  • Rachel – criada pessoal de Allura e amiga. Rachel ajuda na fuga após a morte do rei mas parece ter motivos ocultos para ajudar.
  • Catalina – segunda esposa de Olaf. Catalina guarda um forte ressentimento pela primeira esposa do Rei, já que ele nunca conseguiu esquecê-la. Catalina funciona como vilã secundária do game, acusando Allura de assassinato e tentando prendê-la a todo custo.
  • Olaf – rei de Fronenberg. Olaf ainda nutre sentimentos por sua falecida esposa mesmo 4 anos após seu falecimento. É assassinado logo no inicio do game por uma figura desconhecida. Mais tarde é revelado que ainda está vivo e que tentou usar a própria filha como sacrifício para reviver sua falecida esposa.
  • Malphas – vilão principal. Malphas é a entidade que foi aprisionada na mansão em que Allura tenta se esconder de seus perseguidores. Seu objetivo é usar as almas dos que são mortos por seus servos, como Allura, para que possa retornar ao mundo físico.
Trapt_Allura
Allura/Alicia, protagonista de Trapt. Créditos: MobyGames

Combate

Trapt, assim como outros jogos na série, usa uma mecânica de combates passivos. Isso significa que o jogador não se envolve em lutas diretas contra os adversários mas faz uso de outros recursos para vencê-los. Aqui o jogador usa armadilhas que são materializadas pelo poder que Malphas concede a Allura para progredir. Tais armadilhas podem ser montadas diretamente no chão, teto ou paredes dos cenários e cabe ao jogador atrair os inimigos para elas

Existem armadilhas especiais chamadas de Dark Illusions espalhadas pela mansão. Cada uma das Dark Illusions é acionada por um mecanismo persente no cenário e têm animações diferentes para cada tipo. São capazes de causar uma grande quantidade de dano mas é preciso atenção ao usá-las já que elas também podem afetar Allura.

Mais armadilhas podem ser desbloqueadas com o uso de Warl, recompensa que o jogador recebe desde que os inimigos sejam pegos nas arapucas armadas pelo cenário. Itens que dão acesso a partes diferentes da mansão também podem ser adquiridos usando Warl.

Posicionando armadilhas no jogo. Créditos: MobyGames.

Progressão

O enredo do game pode ser explorado de duas formas. A primeira é basicamente completar apenas as missões principais, o que vai revelar apenas alguns poucos detalhes sobre a trama. A segunda é completar as side stories antes das principais, assim é possível obter mais detalhes sobre motivações dos personagens e alterar o fim do game.

Em certos momentos, seja em missões principais ou secundárias, o jogador é obrigado a fazer algumas escolhas. A opção selecionada nesses pontos dita a direção que Allura deve seguir e pode ajudar a decidir um dos possíveis finais da aventura. Existem quarto finais possíveis mas apenas três são considerados como reais:

  • Final falso – Allura consegue fugir de Fronenberg e o poder que ela recebeu de Malphas nunca mais é visto. Catalina se casa com o general Hertzorg e assume o trono. Anos mais tarde o reino é destruído e uma figura sombria é vista enquanto o castelo arde em chamas. Ninguém sabe o que levou o reino a cair.
  • Final 1 – Allura acaba possuída por Malphas após lutar contra Rachel. É revelado que Olaf teve um envolviemento romantio com a mãe de Rachel, o que gerou Allura, mas a abandonou quando ficou sabendo da gravidez. O ressentimento fez com que Rachel se tornasse serva de Malphas para se vingar do rei.
  • Final 2 – Allura não luta contra Rachel mas o ritual é completado. Malphas sai vitorioso ao lutar contra Allura e acaba possuindo-a.
  • Final 3 – Malphas é derrotado por Allura depois que um ritual o torna mortal. Allura acaba assumindo o trono de Fronenberg.

Motivos para jogar novamente

Kagero II ou Trapt, se preferir, oferece vários motivos para ser jogado mais de uma vez. Além dos finais listados acima existem armadilhas diversas para serem desbloqueadas, novos personagens jogáveis e Dark Illusions para serem acionadas. Lembrando que cada Dark Illusion tem uma animação e acionamento únicos que devem ser descobertos durante o jogo.

Completar as side stories e escolher caminhos diferentes, além de alterar o fim do game, pode dar um novo destino a personagens encontrados durante a narrativa. É uma ótima opção para quem gosta de tentar dar o melhor final possível para os personagens.

A opção musseum mantêm um registro dos inimigos encontrados, semelhante a um bestiário, e uma lista das armadilhas especiais, Dark Illusions, que o jogador acionou. Mais uma razão para obter 100% do game.

Existem também um modo de sobrevivência em que Allura deve sobreviver a ondas de inimigos.

Conclusão

Trapt foi recebido com opiniões divididas. A mecânica de armadilhas pode ser divertida para alguns mas repetitiva para outros, já que é a única forma de combate presente no game. Infelizmente o jogo sofre de um grande mal envolvendo seu próprio sistema de combate. Dependendo da quantidade de elementos na tela e da ativação das armadilhas a taxa de quadros é drasticamente reduzida. Nada que prejudique seriamente o game. Não é o bastante para causar travamentos mas pode ser um pouco irritante para algumas pessoas.

A dublagem de Trapt é ótima. As vozes originais em japonês foram mantidas mas todo o restante do game é traduzido para o inglês. Manter as vozes foi uma excelente escolha já que são capazes de transmitir uma grande carga emoção nos momentos certos.

Trapt é com certeza algo diferente do que estamos acostumados mas tem seu valor. A narrativa apresenta reviravoltas interessantes e quem sabe até surpreendentes para o que começou com a premissa de assassinato de um Rei. É um titulo recomendado se você gosta de experimentar jogos diferentes ou mesmo pouco conhecidos mas que, apesar de tudo, são capazes de trazer algumas horas de diversão.

As imagens usadas no artigo são creditadas ao site Moby Games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *