Artigo trapaças para jogosArtigo trapaças para jogos

Vidas infinitas, munição ilimitada e, por alguma razão, modo cabeção. Trapaças para jogos já foram comuns por várias gerações de games mas agora parece que simplesmente sumiram ou foram substituídas pelos famosos hacks.

O que eram as trapaças inicialmente ?

Nos tempos em que vídeo games estavam ganhando popularidade e o desenvolvimento ainda era uma tarefa muito complicada se comparado com o processo usado atualmente, trapaças ou cheat codes eram pequenos atalhos que desenvolvedores usavam para testar rapidamente uma pequena parte do game, seja uma fase ou um pequeno trecho de fase, para saber se tudo estava funcionando bem e se realmente era possível passar por aquela parte sem maiores problemas.

Vidas infinitas, munição ilimitada, invencibilidade ou mesmo ser capaz de pular fases eram algumas das trapaças usadas na etapa de testes mas que, devido à dificuldade de remover completamente das primeiras gerações de jogos, acabavam sendo descobertas e usadas por jogadores como forma de aproveitar mais o game ou mesmo para se divertir com as novas possibilidades que os cheat codes geravam.

Claro, nem sempre os códios, geralmente combinações de botões usadas ou no menu principal do game ou durante o game, tinham o objetivo de facilitar o jogo ou adiantar o progresso do jogador. Em alguns casos tudo que era modificado era a aparecida dos personagens para algo mais cômico, com um número de jogos tendo o famoso Modo Cabeção ou transformar o juiz em um cachorro, no caso de International Superstar Soccer Deluxe para o Super Nintendo.

Konami Code, talvez o cheat code mais conhecido no mundo dos games. Fonte Wikipedia.

As famosas revistas de trapaças para jogos

Com os jogos ficando cada vez mais populares e acessíveis, o número implementações intencionais de cheat codes também cresceu drasticamente, pelo menos até a sexta geração de consoles. Mesmo nessa época era difícil encontrar trapaças para nossos games favoritos online, mesmo por que a internet ainda caminhava a passos lentos apesar de já ter mudado drasticamente a velocidade de circulação de informação pelo mundo.

O papel de divulgar listas quase infinitas de códigos, segredos e dicas ficava relegado a revistas especializadas no assunto. Páginas e mais páginas com diferentes games e seus diferentes implementações de trapaças eram vendidas em bancas de revista ou mesmo emprestadas entre amigos e por anos mudaram muito a forma como games eram jogados.

Naquela época games eram um pouco diferentes do que são hoje. Não havia uma presença tão forte de modos multiplayer online, com recurso sendo dirigido ao modo multijogador local em boa parte dos jogos ou mesmo apenas a presença do modo campanha. Conseguir colocar as mãos em uma dessas revistas era garantia de esticar a diversão em um game por mais alguns dias ou mesmo meses. Quem nunca jogou GTA San Andreas apenas causar o caos usando os cheats de armas e invencibilidade e de quebra habilitou os carros voadores ?

Onde as trapaças/cheat codes foram parar ?

Desde a sétima geração de consoles cheat codes simplesmente começaram a desaparecer dos jogos, pelo menos da mesma forma que eram implementados nas gerações anteriores. Não apenas isso mas com a popularização de modos online para diversos títulos, as trapaças que já trouxeram horas e horas de diversão passaram a ser vistas como algo negativo dada a natureza mais social que os games assumiram com o tempo.

Invencibilidade, dinheiro ou experiencia ilimitados ou ser capaz de eliminar o oponente em apenas um golpe ainda são usados mas na forma de hacks, sendo uma verdadeira praga em games online atualmente. Mods são capazes de reviver em parte a mesma diversão de gerações anteriores mas jogadores em consoles muitas vezes ficam de fora da brincadeira.

Outro ponto que pode ter contribuído para o eventual desaparecimento dos comandos especiais é o desenvolvimento mais facilitado e uso de ferramentas que permitem testes mais eficientes e rápidos dos games, eliminando a necessidade da implementação de códigos que liberam recursos adicionais para os responsáveis pela etapa de testes. O tamanho dos jogos também pode ser um fator que impede a implementação de códigos por pura e simples diversão.

Apesar de terem praticamente sumido da maior partes dos games atuais, ainda existem alguns títulos que os implementam na forma de opções adicionais ao terminar a campanha pelo menos uma vez. Um exemplo é a série Uncharted que tem uma série de funções adicionais, como usar qualquer arma, modo sem gravidade e munição infinita liberadas através de um menu especial. Mais recentemente um código foi descoberto no game Nier Automata (disponível em nossa Loja Oficial) que libera tudo no game logo de inicio, no melhor espírito dos cheat codes de antigamente.

É um jogador das antigas e sente falta das trapaças ? Comente a sua favorita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *