Spider Man e MGS4 na Microsoft ? O livro Ultimate History of Video Games Volume 2 (link para Amazon, não patrocinado), autoria de Steven L. Kent, conta um pouco de como a Microsoft quase teve um game do personagem Homem Aranha mas infelizmente decidiu recusar a proposta da Marvel Games, que estava com dificudlades de entender o motivo de o sucesso dos filmes da Marvel não ter se refletido nos games. Até então, segundo o livro, a Activision, quem detinha os direitos para games do personagem, enxergava apenas o sucesso atual dos games do Aranha, falhando em ver o quanto eles ainda poderiam crescer.
Segundo eventos descritos no livro de Steven, a Microsoft recusou a oferta da Marvel Games por querer focar em seus prórpios produtos, citados como IPs. Eventualmente uma nova parceria foi encontrada na Playstation, após uma reunião com executivos da Sony em que Jay Ong, Vice President Executivo da Marvel Games, apresentou a proprosta de ter um game, talvez uma série, que pudesse ser melhor do que a série Arkham.
Já com uma nova casa, Marvel games teve apenas que encerrar o contrado com a Activision mais cedo do que o esperado. Durante a negociação, Ong disse que o Homem Aranha precisava de novos talentos, orçamento maior e olhos novos. A negociação ocorreu de forma amigável e benéfica para ambos os lados, tendo a Activision perguntado o que eles, Marvel Games, iriam fazer com a franquia e teve como resposta “Encontra uma casa melhor”. “Boa sorte procurando seu unicórnio”, foi a resposta da Activision.
Eventualmente Marvel’s Spider Man ganharia o mundo como exclusivo do Playstation 4, lançado em 7 de Setembro de 2018 e tornando-se um grande sucesso. A curiosa tragetória do game foi destacada em um post no resetera por Nightengale.
Em outro trecho do livro, agora falando sobre Metal Gear Solid 4, foi revelado que nunca houve um acordo de exclusividade para lançamento do game unicamente no Playstation 3. O livro cita que a Microsoft fez esforços para conseguir portar o título para o Xbox 360 mas nunca consegiu descobrir o que Kojima queria em troca. Ryan Peiton, que trabalhou com a Kojima Productions, segue dizendo que provavelmente foi a melhor escolha.
Eu lembro de ver Metal Gear Solid 4 rodando em um dev kit do Xbox 360. Era praticamente identico à versão de PS3 mas, como o game tinha 50GB, a konami iria ter que colocá-lo em meia dúzia de DVDs. A internet teria rido da gente.
Ryan Payton – The Ultimate History of Video Games, Volume 2.
Apesar de dizer que o game não teria um desempenho bom no hardware da Microsoft, Ryan viu o game rodar tranquilamente em um 360, graças ao time de engenharia da Konami, citados como R&D – Pesquisa e Desenvolvimento, em Português- no trecho do livro.
Infelizmente a exclusividade com a Plataforma da Sony prendeu Guns of the Patriots em um hardware muito complicado, dificultando bastante sua disponibilização em plataformas mais novas. Atualmente a única forma de joagar o título é com um console PS3 ou por emulação em PCs. A série Metal Gear como um todo não dispõe de ports para nova geração, estando presa em suas versões de lançamento e agora fora de lojas já que a konami ainda não renovou os direitos de uso de imagens históricas usadas em alguns games.
- Acesse nossa loja e confira as ofertas de jogos para PS4, PS5 e Xbox. Jogos a partir de R$ 60,00, confira.
- Veja também nosso catálogo de Cartões Presente para Playstation e Xbox e nossa linha de colecionáveis.
- Acesse nosso Site para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.