Game de corrida arcade, inspirado nas mecânicas dos games dos anos 80 e 90, criado pelo desenvolvedor brasileiro Ansdor, Slipstream, publicado pela Blitworks, chega hoje, dia 07 de Abril, para o Xbox, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch. Confira a análise do game abaixo.
Ansdor – Desenvolvedor Brasileiro
Sandro Luiz de Paula, mais conhecido com Ansdor, é um desenvolvedor indie de jogos e programador que atualmente mora no estado de Minas Gerais e teve seu primeiro jogo comercial lançado em 2014. Em seu site, ele diz que tem preferência por paisagens coloridas e imagens vibrantes que, com certeza, estão presentes em Slipstream. Outros jogos do brasileiro são Meow Sishu Night e Ultra Type-R. Confira o site oficial de Ansdor para ver sua bio completa e confira também seu twitter.
Slipstream – Um pouco sobre o game
Inspirado nos jogos de corrida arcade dos anos 80 e 90, o game apresenta gráficos em pixel art pseudo3D com cores vibrantes, uma trilha sonora épica com elementos de synthpop e jazz fusion criada por Effoharkay, que faz você viajar no tempo, te transportando de volta à infância e dando a impressão de que você está viajando o mundo no game, passando por diversos cenários marcantes. O game junta o retro com a modernidade para entregar uma experiência familiar para os jogadores veteranos, mas única ao mesmo tempo.
Combinando as técnicas clássicas de desenvolvimento dos jogos dos anos 80, como a sprite scaling, uma das primeiras formas de animação 3D usada em jogos, com a modernidade dos hardwares atuais, o game entrega uma experiência de jogabilidade suave a 60 quadros por segundo.
Gameplay
Slipstream apresenta 5 modelos de carros diferentes para livre escolha, cada um com duas vantagens e desvantagens próprias. Alguns carros podem apresentar maior velocidade final, mas podem ser piores no quesito aceleração ou dirigibilidade, por exemplo. No fim das constas, fica a cargo do jogador escolher o que melhor lhe agrada.
Mecânicas
Drift é uma parte fundamental do game, já que em determinadas pistas, para não perder a liderança, essa é a única forma de se manter na competição. Você pode optar por deixa-la no modo manual, exigindo maior precisão e agilidade nos comandos, mas te dando maior controle da velocidade do carro, ou deixa-la no modo automático, tornando a jogabilidade mais simples, porém tem como ponto negativo a redução da velocidade do carro no início da manobra.
Outra mecânica presente no jogo, que inclusive é de onde vem o seu nome, é a chamada slipstream. Essa mecânica que envolve aerodinâmica permite que você fica atrás do carro adversário em uma zona de baixa pressão, diminuindo a resistência do ar, para pegar mais velocidade e assim conseguindo ultrapassá-lo. Caso você bata durante o uso da mecânica ela é desativada e precisa ser regenerada.
Outra mecânica essencial no game é a “Rewind”, que permite voltar no tempo para corrigir alguns erros durante a corrida. Essa opção permite que você volte até 5 segundos no tempo para poder corrigir algum erro cometido. Mas cuidado, após sua utilização, ela fica desativada por um período, necessitando de um tempo de “cooldowm” para poder ser utilizada novamente, então evite erros seguidos durante a corrida.
Para dar um aspecto ainda mais retrô a Slipstream há a opção de ativar filtros CRT e NTSC para dar um aspecto gráfico ao jogo dos antigos padrões das televisões de tubo.
Classes e Níveis de Dificuldade Disponíveis
Slipstream é um jogo bastante acelerado e conta com 3 classes diferente que ditam como será o ritmo do jogo. As classes são: leve, média ou pesada. Elas tem a ver com a velocidade final dos carros e aceleração. A classe leve é para uma experiência mais “relaxada” (relaxada entre aspas, pois, apesar de definida como mais relaxada, o ritmo do jogo continua bastante acelerado). Acima dela há a classe média que, como o próprio nome diz, é o modo intermediário, considerado o normal. Já o modo pesado apresenta maiores velocidade final e de aceleração, trazendo um desafio ainda maior para o jogador.
Modos de Jogo
O jogo apresenta vários modos de jogo diferentes. Em single player é possível jogar nos seguintes modos:
- Grand Tour: Este é o modo principal do game, pode ser considerado o modo carreira. Nele você viajará por 5 diferentes estágios conectados um ao outro com rivais em cada um deles. Seu objetivo é derrotar os rivais e avançar para os próximos estágios. Ao derrotar um rival, você poderá escolher diferentes rotas para prosseguir sua viagem. Neste modo é possível escolher tanto a rota normal da pista, quanto a rota reversa.
- Single Race: Esse é o modo de jogo que pode ser considerado casual. É o modo simples de corrida única e apresenta algumas opções de customização.
- Grand Prix: Modo campeonato que apresenta 5 corridas separadas, pontuação por temporada e possibilidade de customização dos carros com dinheiro que você ganha nas corridas.
- Cannonball Mode: Corrida no estilo rally por vários estágios conectados, com diversas opções de customização disponíveis. Esse modo permite escolher a densidade do tráfego, número de corredores, a possibilidade de correr contra rivais e o número de pistas.
- Battle Royale: Corrida de eliminação. ao final de cada estágio aleatoriamente selecionado, o corredor na última colocação será eliminado. Apenas um chegará ao final. Nesse modo é possível escolher o número de corredores, sendo 4, 8, 12 ou 16 na partida.
- Time Trial: Por ultimo há o modo de time trial. Aqui seu adversário é você mesmo e o objetivo é quebrar seu próprio recorde de tempo em cada uma das 20 pistas disponíveis no jogo.
No modo multiplayer, possível jogar com até 4 jogadores localmente em tela dividida (como nos saudosos jogos de gerações passadas), os modos de jogo disponíveis são: Grand Prix, Single Race, Battle Royale e Cannonball.
Trilha Sonora
A trilha sonora de Slipstream foi toda criada e mixada por Stefan Moser, mais conhecido como Effoharkay, e mistura elementos de synth-pop, synthwave, jazz fusion e eletrônico que casam muito bem com o ritmo acelerado das corridas e te fazem viajar no tempo, trazendo a impressão de que de fato você está nos anos de 1980 enquanto acelera por cada curva. Confira a trilha sonora do game clicando aqui.
Extra: Tofu Boy
Quando estávamos jogando Slipstream, esse “easter egg” veio de forma totalmente inesperada. Talvez alguns de vocês não conheçam, mas em 1995 foi lançado no Japão um mangá intitulado Initial-D, que tinha como foco as corridas de rua, mais especificamente a modalidade Drift. O personagem principal da série se chama Takumi Fujiwara e ele ajuda na loja de seu pai fazendo entrega de tofus todos os dias de carro. Como resultado disso, ele desenvolveu habilidades extraordinárias no volante, tornando-se um corredor fora do comum.
Curiosamente, em Slipstream, há uma pequena homenagem a esse personagem marcante para os amantes e entusiastas do automobilismo. Takumi está presente no game e é um dos rivais que você deve derrotar.
Conclusão
Para você, veterano do mundo dos jogos, Slipstream sem dúvida vai fazer você viajar no tempo e relembrar sua infância e os games que faziam bastante sucesso naquela época. Slipstream é um arcade de corrida altamente hipnotizante e faz sua adrenalina subir a cada curva, a cada drift a 200 por hora que você faz, a cada oportunidade de acelerar em uma reta. A trilha sonora eletrizante te envolve de uma maneira que faz com que você pense ter voltado no tempo e queira acelerar mais e mais, superando seus próprios recordes.
Sem dúvida é um game altamente recomendado para aqueles que gostam de desafios e que querem matar um pouco da saudade dos jogos de antigamente sem abrir mão dos poderosos hardwares da atualidade. Slipstream está disponível a partir de hoje para Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch. o Game pode ser adquirido por R$ 29,90. A versão para PC também está disponível via Steam. Confira abaixo o trailer do game.
- Confira as ofertas de jogos para consoles, acessórios e periféricos em nossa loja.
- Leia mais notícias e curiosidades sobre jogos e consoles.
- Siga nossas Redes Sociais: Instagram, Twitter e Facebook.