PlayStation 3PlayStation 3

A novidade foi anunciada pela conta oficial do emulador de PS3 RPCS3 no Twitter. O programa agora consegue pelo menos iniciar todos os jogos e aplicações lançados na plataforma.

Um pouco sobre o RPCS3

Construído sob a licença GNU General Public License Version 2, o emulador é um programa de código aberto que permite que PC’s rodem games lançados para a Plataforma PlayStation 3, lançada originalmente em 17 de Novembro de 2006. O projeto teve uma versão capaz de rodar aplicações simples e teve sua primeira versão lançada em 2012. O objetivo é emular o console em todos os seus aspectos.

Em uma publicação feita ontem, 20/10/2021, a conta oficial do emulador no Twitter informou que o programa agora já é capaz de pelo menos iniciar todas as aplicações e jogos da plataforma, efetivamente zerando uma das categorias da lista de compatibilidade. Apesar de não serem totalmente jogáveis, apenas ser capaz de iniciar os jogos/aplicações já é um grande passo para o projeto.

rpcs3
Lista de compatibilidade do projeto.

A categoria que foi zerada tem o nome de “Nothing” (nada), cobrindo jogos e aplicações que travavam o emulador ou simplesmente não carregavam. As outras categorias mostradas na imagem são:

  • Playable – Jogável – 2054;
  • Ingame – jogos que não podem ser terminados por apresentarem bug ou problema de perfomance – 987;
  • Intro – Mostram imagem mas não passam do menu – 186;
  • Loadable – Carregável – Mostram uma tela preta com contador de frames – 6;
Publicação feita no Twitter

“Estamos felizes em anunciar que o RPCS3 agora tem um total de ZERO jogos com status de NADA! Isso significa que todos os jogos e aplicações conhecidos pelo menos são capazes de serem iniciados no emulador. Estamos anciosos para concluir a lista de Loadable (carregáveis) também.” Tradução adaptada.

By Rodrigo Escobar

Criador e redator do site NPC Games. Videogame faz parte da minha vida desde sempre. Agora transformei uma paixão em uma profissão, divulgando jogos, informações e curiosidades sobre jogos e consoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *