Resident Evil GaidenResident Evil Gaiden

Resident Evil Gaiden, um dos jogos esquecidos da franquia RE lançado em 2001 para Gameboy Color, está com um remake atualmente em desenvolvimento. O projeto é a segunda tentativa de reimaginar o game estrelado por Leon e Barry a bordo do navio de cruzeiro Starlight. A primeira versão chegou a iniciar desenvolvimento, com um vídeo publicado no Youtube como uma pequena demo, mas foi encerrada por problemas criativos.

O novo remake, apelidado de Projeto Starlight, mesmo nome do navio em que o game se passa, aposta em não usar uma engine moderna como estamos acostumados ou mesmo esperando após RE2 e RE3 Remake mas sim em usar o estilo dos games clássicos lançados no Playstation original. Gráficos poligonais, movimentação clássica e mecânica de tiro “travada” também são parte do projeto. Starlight consegue captar a atmosfera clássica dos antigos games mesmo ainda estando em desenvolvimento.

Vídeo de introdução ao Projeto Starlight por 3lric – Youtube.

O que foi Resident Evil Gaiden

RE Gaiden foi lançado originalmente em 14 de Dezembro de 2001 para o Gameboy Color, console portátil da Nintendo. O game teve que sofrer diversas adaptações para conseguir rodar na nova plataforma, o que incluiu a mudança de perspectiva, agora top-down, com os momentos de luta ocorrendo em primeira pessoa.

O game conta os eventos que ocorrem no navio de Cruzeiro Starlight e tem Leon E barry como protagonistas. Leon é agora membro de uma organização que almeja derrubar a Umbrella e é enviado ao navio para investigar uma possível nova arma biológica mas encontra o lugar tomado por zumbis, indicando que uma nova infecção ocorreu. Os dois eventualmente encontram uma garota chamada Lucia que, por alguma razão, pode sentir a presença da nova arma.

Os fatos ocorridos em Gaiden são oficialmente não canônicos, gerando contradição com jogos que seriam lançados posteriormente. O próprio final do game é estranho já que após última luta é revelado que o Leon que vemos é na verdade a nova arma biológica encontrada no começo do game, fato indicado pelo sangue de colocação verde no pescoço do personagem. O fato poderia ser usado como ponto de narrativa em futuros games mas infelizmente nada do ocorrido entra para a narrativa oficial da série.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *