Resident Evil 4 irá ganhar uma nova versão de sua narrativa por volta do ano que vem. O clássico, lançado originalmente para o Game Cube e mais tarde ganhando versões para diversos outros consoles, foi um divisor de águas para a série e também para diversos outros jogos graças a seu novo sistema de câmera, agora sobre os ombros do personagem e não mais fixa, e mira, permitindo que partes diferentes dos inimigos sejam atacadas – como curiosidade fica o fato de Cold Fear da Ubisoft, lançado antes de RE4, usar um sistema parecido mas não tão refinado.
O título, apesar de ter sido recebido de forma positiva pela crítica a boa parte do público gamer, deixou um gosto meio amargo na boca dos fãs da série por se aventurar mais no terreno da ação, apesar de manter alguns elementos de survivor horror em sua fórmula. Futuramente os fãs preocupados se provariam corretos com a frequente aposta dos jogos na ação, culminando em RE6 e suas campanhas que mais parecem blockbusters explosivos do que jogos de terror – provavelmente foi um dos pontos que causou o surgimento dos Remakes e o retorno às origiens da séries com RE7 e Village.
Abrimos esse artigo nos referindo ao futuro game como uma “nova versão” pois, de fato, a aventura (ou pesadelo de Leon e Ashely) será uma reimaginação da narrativa original, indicando que o roteiro que foi escrito originalmente em algumas semanas, segundo o próprio Shinji Mikami, pode sofrer alterações drásticas, quase não lembrando o game original ou simplesmente retrabalhar e melhor polir o que foi apresentado em 2005. Tentando imaginar o que pode mudar ou ser levemente alterado, as próximas linhas são uma hipótese do que pode acontecer com Resident Evil 4 em sua nova roupagem.
Nova atmosfera e clima mais sombrio
O pouco que vimos até agora da nova versão de RE4 já indica que a identidade visual do título passou por mudanças drásticas em comparação com sua versão original, fazendo mais uso de cenários escuros e com mais elementos gore. O fato de agora, ao que tudo indica, a parte inicial do game se passar durante a noite – permanecendo assim por todo o game ou por pelo menos boa parte – já cria uma certa distância do título de 2005 ao deixar o clima ao redor do game mais pesado.
O trecho de demosntração mais recente sobre o game diz que elementos centrais do game vão ser preservados, sendo ainda muito cedo para saber com exatidão o que foi alterado e o que foi preservado.
Inimigos retrabalhados ?
Originalmente Leon enfrenta uma variedade de novos inimigos chamados de Ganados. Diferentemente dos tradicionais zumbis presentes na série até então, os Ganados são capazes de viver em sociedade – ou o que mais se aproxima de uma – e coordenar ataques, além de usar uma série de armas, passando das mais simples como facas e machados, chegando a armas de fogo mais pesadas. Além disso alguns dos inimigos são capazes de mostrar uma mutação quando suas cabeças sofrem muito dano – o parasita toma o lugar da cabeça do hospedeiro, tanto nos moradores da vila quando nos monges, esses últimos com um tipo diferente do parasita normal.
Yasuhiro Anpo, diretor do novo Resident Evil 4, diz que os Ganados foram retrabalhados para a nova versão do game para que seja possível “trazer o terror de ser atacado por pessoas controladas pela loucura “, em uma refêrencia aos momentos iniciais do game ao entrar no vilarejo. A fala do diretor pode indicar novas mutações presentes nos inimigos, padrões de ataque ou simplesmente mais variedades ou aumento da ferocidade com que os ataques ocorrem, afinal, os inimigos não são mais apenas zumbis.
Como Ashley Pode ser Retrabalhada
O motido da dor de cabeça de Leon, de pelo menos parte dela, e do jogador é Ashley Graham, filha do presidente atual dos Estados Unidos durante a época em que o game se passa. Originalmente a garota é praticamente indefesa, não podendo usar armas e praticamente sem qualquer tipo de capacidade ofensiva – a não ser durante um curto trecho em que ela é capaz de usar lamparinas como armas. Ela até mesmo morre caso o jogador a atinja com um disparo acidental enquanto tenta derrubar quem está tentando carregar a jovem para longe. Felizmente a situação muda ao vestir a personagem na armadura liberada como bônus.
Apesar de ter que manter a tensão do game ao inserir a garota como mais uma preocupação do jogador, dar a ela uma mínima capacidade ofensiva parece ser uma boa ideia. Não que ela agora possa ser capaz de lutar com a mesma eficiência de Leon, mas que pelo menos tente escapar quando pega ou mesmo arrisque dar alguns tiros contra um ou outro inimigo.
No game original Ashley é jogável por um curto período de tempo, o que parece ter sido mantido da nova versão. Talvez agora ela tenha alguns truques na manga.
O Castelo de Salazar
RE4 começa com Leon entrando em uma pequena vila após percorrer um trecho por um bosque. Enquanto a narrativa progride, o jogador passa por um castelo e uma ilha usada como instalação de pesquisa contendo novos inimigos e onde o game tem seu embate final.
Apesar de ser uma adição interessante, o castelo mencionado acima não é tão bem trabalhado quanto áreas externas do jogo, talvez até mesmo considerado um mapa um pouco mais chato por alguns. O novo castelo, caso mantido, pode ter alguns segredos ou passagens opcionais, além de ser tornado mais sombrio – originalmente, apesar de ter uma certa grandeza, é um ambiente claro e sem impacto no quesito horror, o que é uma pena já que pertence a familia que mantinha o parasita em segredo.
O mesmo tratamento pode ser dado a instalação usada como centro de pesquisa, passando mais tempo percorrendo os corredores de onde as mutações causadas pelo parasita teriam surgido e sido documentadas. Até mesmo o Regenetaror, um dos inimigos mais temidos do jogo original, pode ganhar mais presença.
Louis e o Mercador
Do elenco de personagens, Louis e o Mercador são bastante icônicos por quem passou pelo game original por esterem ainda envoltos em mistério, com a identidade e motivações do Mercador ainda sendo debatidas por fãs.
Luois se apresenta como ex-policial que costumava atuar em Madrid, com o jogador descobrindo horas mais tarde que a figura era na verdade um dos cientiestas envolvidos na pasquisa das Plagas – o parasita – sob o serviço de Sadler, lider do culto Los Illuminados. Infelizmente o passado do personagem é entregue apenas na forma de texto no game original, o que pode mudar em 2023. Considerando que agora temos uma possível cena do Presidente com Leon, antes dos eventos do jogo, o passado do pesquisador pode ser melhor trabalhado agora – nada confirmado ainda, apenas especulação.
O Mercador, por sua vez, é uma figura que apenas existe. Não foi dada uma explicação para o motivo de ele estar ali, quem ele é ou mesmo se o cara está ou não infectado – provavelmente está, fato indicado pelo brilho nos olhos, mas como ele consegue manter o controle é um mistério. O personagem é alvo de teorias dos fãs mas nada que consiga realmente explicar sua origem, o que pode finalmente mudar no próximo ano.
Como Leon parece diferente do Leon
Mesmo que pouco tenha sido relevado sobre o novo RE4, é possível ver que Leon tem uma nova personaldiade, não sendo mais o rapaz descontraído do game de 2005. Agora parece que o trauma vivido pelo personagem em Raccoon City terá um peso maior nos ombros do agente. A mudança mental pode não ser a única sofrida pelo ex-policial, a forma como Leon é jogado pode passar por alterações.
Uma das coisas que pode ser alterada agora, com o retorno do game ao survivor horror, são os ataques físicos que Leon tem acesso no título original. Usando todo o treinamento recebido ao entrar no serviço secreto, Leon pode desferir dois tipos de chute um suplex – á la Zangief – se os inimigos estiverem atordoados. Apesar de úteis, sua presença na nova versão pode quebrar um pouco o clima de tensão ao estar cercado.
Se eu pudesse esquecer o que aconteceu naquela noite, a dor…Mesmo que por um segundo. Dessa vez, as coisas podem ser diferentes.
Leon – Trailer de Resident Evil 4.
Além dos pontos mencionados acima é possível que a infecção de Leon e Ashley pelas Plagas tenha um peso maior na trama. Talvez o jogador tenha que lutar para manter os sintomas reprimidos ou tenha que lidar com uma Ashley que perca o controle em certos pontos.
Adicionais e Modos Extras
Passando pelos pontos do game principal acima mencionados, ficamos com o que pode acontecer com os modos adicionais e itens especias na nova versão.
Finalizar o game original pelo menos um vez desbloqueia uma série de conteúdos na forma de mini-games e armas que podem ser usadas durante o New game +, chamado de New Round, originalmente. Os modos adicionais, Separate Ways e Assigment Ada, com o segundo sendo não canônico e o primeiro introduzido em versões após o lançamento no Game Cube, seriam ótimas adições ao game se já viessem incluidos como game principal. The Mercenaries, modo mais arcade do jogo, provavelmente será diferente do que os fãs já conhecem devido a mudança de genero do jogo.
Armas adicionais, totalizando cinco (Infinite Rocket Launcher, Handcannon, Chicago Typwriter, Matilda e PRL 412), apesar de bastante divertidas, podem não estar incluídas em sua totalidade ou, na pior das hipóteses, serem transformadas em algum tipo de DLC, juntamente com alguns dos modos extras e roupas adicionais, tirando o The Mercenaries. Lembrando que nada foi confirmado ainda, são apenas especulações.
Como o game está sendo retrabalhado ainda é um mistério, sendo apenas revelado em sua totalidade no dia de seu lançamento, 24 de Março de 2023. Acima estão apenas alguns pontos que imaginamos que podem ser alterados ou melhor trabalhados na nova versão.
Gostaria de adicionar alguma coisa ?
- Acesse nossa loja e confira as ofertas de jogos para PS4, PS5 e Xbox. Jogos a partir de R$ 60,00, confira.
- Veja também nosso catálogo de Cartões Presente para Playstation e Xbox e nossa linha de colecionáveis.
- Acesse nosso Site para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.