Em desenvolvimento pela VOID Interactive, Ready Or Not é um FPS tático e teve seu primeiro trailer divulgado em 2018. Recentemente o game gerou polêmica por incluir uma fase em que o pano de fundo é um tiroteio em uma escola.
Ready Or Not – Um Pouco da História
Ready Or Not é um FPS tático e vai colocar o jogador na pele de um membro do grupo de elite da polícia americana, a S.W.A.T, com a missão de enfrentar as mais difíceis e perigosas operações em ambientes e situações completamente adversas. O game se passa em uma América moderna completamente irreconhecível, em que a desigualdade social entre as classes se tornou insustentável e levou o país ao colapso geral.
O objetivo do jogador e de sua equipe de soldados de elite é trazer ordem ao caos estabelecido. Ready Or Not contará com uma campanha cooperativa de até 8 jogadores, modo PvP em ambientes fechados e a campanha single player na qual o jogador irá liderar a equipe de soldados que serão controlados pela inteligência artificial do game.
A Polêmica
Recentemente o estúdio responsável pelo game se envolveu em uma polêmica no Twitter. Uma das pessoas que está envolvida no desenvolvimento do jogo foi questionada sobre a possibilidade de Ready Or Not incluir algum cenário que envolvesse tiroteios em escolas. Ao responder a essa pergunta, o membro da equipe respondeu com bastante entusiasmo e empolgação que sim, haveria esse cenário.
Essa forma de responder à pergunta levantou uma série de questionamentos sobre a possibilidade do estúdio, de alguma forma exaltar e endossar esse tipo de ação e acabar incentivando jovens a cometer esses atos. Outro ponto levantado seria sobre a seriedade e a capacidade do estúdio em tratar desse assunto, já que no primeiro trailer do jogo, há um letreiro de neon aparentemente quebrado que diz The Anal Staircase (A Escadaria Anal, em tradução literal). Além disso, jogos desse gênero geralmente mostram situações de conflito envolvendo somente adultos, não envolvem crianças e são jogos bem balanceados para mostrar os dois lados da história, coisa que, segundo alguns, a VOID Interactive pode não ter a capacidade de fazer.
Como resultado disso, a VOID acabou perdendo a parceria com a publisher Team17, anunciada em março deste ano (pelo menos é o que a internet especula sobre o fim da parceria, já que não ouve um comunicado oficial). A VOID publicou uma nota de esclarecimento no Twitter dizendo que seu objetivo é criar jogos de alta qualidade e explorar assuntos que grandes estúdios não têm coragem ou são impedidas por convenções sociais. A nota diz que o objetivo do game não é incentivar que esses atos violentos aconteçam nas escolas, mas tem o objetivo de retratar a realidade das pessoas que passam por esse tipo de situação, mostrar os esforços e coragem que essas pessoas têm para salvar vidas.
Com essa fase, o estúdio pretende honrar as pessoas e familiares que são impactados por essa realidade que tem se tornado cada vez mais comum. Ready Or Note ainda está em desenvolvimento e está com acesso antecipado na Steam e tem recebido bastantes reviews extremamente positivos, apesar dessa polêmica. Confira abaixo o primeiro trailer do game publicado em 2018.