quanto vale um jogo - banner

É aquele tipo de pergunta com a resposta óbvia para alguns, se for levado em consideração o preço de lançamento ou mesmo o patamar médio para as plataformas atuais. Mas e se pensarmos um pouco fora do padrão ? Detalhes como pouco volume de unidades, mecânicas únicas, um pequeno erro de impressão no disco ou na capa, por exemplo, podem elevar (e muito) o preço de um jogo, mesmo que antigo, a patamares quase inacreditáveis.

Nos próximos parágrafos descreveremos um dentre muitos casos de games que começaram com preços “normais” mas eventualmente chegaram a um valor quase inacreditável para alguns mas perfeitamente justo para colecionadores. Falaremos um pouco sobre enredo e mecânicas do game assim como sua recepção mas tentaremos manter o nível de spoilers ao mínimo possível, caso queira experimentar o jogo. Um dos possíveis valores do game atualmente pode ser encontrado ao final do artigo.

Capa de Hauntinh Ground – fonte: internet

Haunting Ground (PS2)

Lançado para o Playstation 2 em 21 de abril de 2005, Haunting Ground é um survivor horror distribuído pela Capcom que, infelizmente passou longe do radar de muitos mas que não deixa de ser um ótimo título para a plataforma até os dias de hoje.

O game segue a protagonista Fiona Belli que, após um acidente de carro, acorda em um estranho castelo e trancada em uma jaula. Eventualmente, ao notar que sua jaula estava destrancada, Fiona escapa do confinamento e começa a perambular pelo castelo em busca de respostas. Logo no começo da jornada, que se provaria perturbadora ao progredir na narrativa, Fiona encontra Hewie, um cão que passa a segui-la após ser libertado e mostra-se um poderoso aliado.

A premissa, apesar de simples, é muito bem trabalhada e torna-se cada vez mais sombria ao apresentar os outros personagens e a medida que as memorias da protagonista sobre o acidente vão ficando mais claras. Tudo isso combinado com ambientes muito bem trabalhados e mecânicas interessantes tornam o game uma ótima pedida para fãs do gênero.

É importante citar que existem algumas cenas e diálogos fortes durante o jogo. Nada tão violento ou assustador quando alguns títulos atuais mas mesmo assim algumas pessoas podem ser mais sensíveis a este tipo de conteúdo.

Combate

Como todo bom survivor horror, Haunting Ground tem o combate limitado a algumas ações, sendo o foco principal evitar a ameaça e encontrar um lugar seguro, caso as coisas fiquem um pouco complicadas. Para ajudar no combate, Fiona pode usar alquimia (tema central do jogo) para fazer medalhões que podem ser jogados no inimigos ou mesmo usados como minas terrestres. Os medalhões podem ser encontrados durante o jogo ou mesmo serem feitos em salas especiais. A mecânica de fabricação envolve combinar certos itens em um tipo de forno e dependendo do que é combinado, um tipo de medalhão é criado. O processo pode ser um pouco trabalhoso já que que requer um certo timing na hora de combinar os itens.

Fiona pode também dar ordens para Hewie, fazendo-o atacar inimigos, segurá-los temporariamente e buscar itens. Hewie pode ser atacado e incapacitado temporariamente, deixando o jogador vulnerável e praticamente acabando com as chances de sobrevivência, dependendo do adversário.

Existe a opção de fazer com que Fiona se esconda em armários ou de baixo de móveis. Ação bastante útil para despistar inimigos.

Um detalhe interessante

Talvez o detalhe técnico mais notável de Haunting Ground, além de visuais que se sustentam bem até hoje, é o tempo de loading entre partes diferentes do castelo: não existe intervalo. Isso mesmo. Não existe tempo de carregamento entre partes diferentes do castelo. Entrar e sair de uma sala, abrir uma porta, voltar para lugares já visitados, nada é interrompido por uma tela de load. Mesmo sair do castelo e visitar áreas externas ocorre de forma direta. Pode não parecer grande coisa hoje, já que temos tecnologia o bastante para reduzir drasticamente o load de jogos mas imagine ver algo assim em 2005.

Diferentes Finais

O game apresenta 4 finais que dependem de certas ações para serem desbloqueados, o que dá ainda mais motivos para zerar o game mais de uma vez. Como uma certa luta é abordada, a quantidade de vezes em que o jogo já foi terminado e até mesmo como Hewie é tratado ditam que tipo de final o jogador conseguirá. Um dos finais pode até mesmo dar um fim mais cedo para a aventura, apesar de um pouco perturbador além dar um destino horrível para Fiona. É possível imaginar o que é apenas prestando atenção em certas partes dos diálogos.

Recepção

Na época do lançamento, Haunting Ground foi recebido com criticas medianas e mistas. Críticos fizeram comparações com outros títulos da época, como Clock Tower 2 (2002). A ideia de ter uma protagonista indefesa e a mecânica de esconde-esconde foi dita como repetitiva e já presente em outros jogos.

Apesar disso, a aspecto visual e a arte foram muito bem elogiados. Não atoa é considerado um game muito bonito até mesmo para a atualidade.

Atualmente

A popularidade do game cresceu com o tempo, seja entre apreciadores do gênero ou colecionadores, atingindo o status de clássico. Nos dias de hoje, uma cópia do jogo, em ótimas condições, pode chegar a $300 dólares (aproximadamente R$1500), sendo um dos mais raros e caros jogos do lançados no Playstation 2.

Gostou do artigo ? deixe sua opinião abaixo e siga nossa página no instagram. Você é um dos poucos que tem uma cópia do game acima ? Use nossa plataforma para publicar um anúncio. É um colecionado ? Veja se temos algum item que chame sua atenção.

By Rodrigo Escobar

Criador e redator do site NPC Games. Videogame faz parte da minha vida desde sempre. Agora transformei uma paixão em uma profissão, divulgando jogos, informações e curiosidades sobre jogos e consoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *