Lançado pela desenvolvedora Francesa Quantic Dream em 4 de Dezembro de 2018, Quantic Dream Collection é uma coletânea com três títulos que são mais conhecidos por serem filmes interativos do que games como normalmente conhecemos.
Quantic Dream
Fundada em 1997 por David Cage, Quantic Dream é uma desenvolvedora e publisher de games francesa, sediada em Paris. Antes de fundar a empresa, David Cage trabalhou como compositor por 15 anos até que começou a trabalhar no roteiro para o game Omikron: The Nomad Soul, em 1994. Na época Omikron foi tido como impossível de ser feito mas Cage eventualmente provou o contrário após conseguir, em apenas seis meses, criar uma engine para o game e um protótipo. Omikron foi lançado em 1999 para PC, em parceria com a Eidos Interactive e teve uma versão para DreamCast em 2000, vendendo 600 mil cópias.
Fahrenheit, ou como é mais conhecido no Brasil e Estados Unidos,Indigo Prophecy, foi lançado em 2005 e foi o responsável por estabelecer o estilo de games que a desenvolvedora ficaria conhecida. Apresentando um estilo mais cinematográfico, em que o jogador ativamente faz escolhas que mudam os eventos do game, Indigo Prophecy apresenta uma narrativa sobrenatural e com ótimas sequencias de ação e que fica cada vez mais intensa a medida que fatos novos são revelados. O game vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou uma série de prêmios
Nos próximos anos games como Heavy Rain, Beyond: Two souls e Detroit: Become Human seriam lançados e mais tarde compilados em uma coleção chamada Quantic Dream Collection, lançada em 4 de Dezembro de 2018 para PlayStation 4. A coleção é uma ótima oportunidade de experimentar pela primeira vez ou revisitar três belas narrativas interativas em uma única plataforma.
2010 – Heavy Rain
Lançado inicialmente como um exclusivo para PlayStation 3, Heavy Rain é um thriller em que o jogador controla quatro protagonistas, cada um com suas próprias motivações, personalidade e história de vida, enquanto tenta descobrir a identidade e motivações do Assassino do Origami.
O game tem um ar pesado e sombrio, sendo embalado por uma forte chuva e por personagens que tem passados trágicos. O jogador deve fazer escolhas difíceis em diversas partes do game e viver com as consequências delas pelo restante na narrativa, sejam boas ou ruins. Cada protagonista tem seus próprios demônios pessoais e falhas de caráter que os tornam mais humanos conforme os eventos do game progridem.
Heavy Rain vendeu mais de 5 milhões de cópias, sendo aclamado pela crítica especializada pela liberdade de escolha dada ao jogador, cenários e pela própria narrativa apresentada. O game teve versões para PlayStation 4 e PC lançadas em 2016 e 2019 respectivamente.
2013 – Beyond: Two Souls
Após o sucesso de Heavy Rain, foi a vez de Beyond:Two souls. A narrativa agora opta por seguir o drama e apresenta um número reduzido de personagens jogáveis por apresentar uma visão mais pessoal da protagonista, na época interpretada por Ellen Page (atualmente Elliot Page).
O game apresenta Jodie, uma jovem que, por alguma razão, é ligada a uma entidade incorpórea desde a infância. Como consequência da ligação com a entidade, Jodie é capaz de enxergar outras entidades e tem poderes mediúnicos, sendo capaz de ver o passado de objetos pessoais, curar ferimentos, funcionar como um canal de comunicação para espíritos que estejam próximos e lutar contra entidades malignas com a ajuda de Aiden, o espírito que a acompanha.
Two Souls não segue uma estrutura padrão de narrativa, com começo, meio e fim claramente definidos. Os episódios são contados como se Jodie estivesse tentando entender os eventos da própria vida até determinado momento, saltando entre vários pontos de sua infância, adolescência e vida adulta, mostrando os impactos de viver presa a uma força que nem mesmo ela entende completamente.
O game também conta com a participação de william Dafoe no papel de Nathan Dawkings, um pesquisador do Departamento de Atividade Paranormal (D.P.A – Departament of Paranormal Activity, no original.) e que tenta entender os poderes que Jodie tem e o motivo dela ser ligada a entidade.
Beyon: Two Souls apresenta um número reduzido de escolhas e liberdade dada ao jogador por conta da forma como a vida de Jodie é contada e estruturada no game. O jogador alterna entre controlar Jodie e executar ações de combate e exploração com Aiden, sendo os dois os únicos personagens que o jogador controla. O game vendeu mais de 2.8 milhões de cópias, sendo um dos títulos mais vendidos do PlayStation 3.
2018 – Detroit: Become Human
O que mais tarde seria conhecido como o game Detroit: Become Human era inicialmente uma demonstração técnica chamada Kara. A demonstração foi disponibilizada como conteúdo bônus do game anterior, Beyond: Two Souls.
Become Human segue três androides: Kara, explorando sua recém-adquirida consciência; Connor, um android que caça outros que desenvolveram consciencia e Markus, um devoto a libertar outros do papel de servidão.
O game foi bastante elogiado pelo visual, qualidade da dublagem e impacto das escolhas que o jogador faz durante os eventos, sendo o game mais bem vendido da Quantic Dream, com números passando da casa dos 6 milhões de unidades. Become Human apresenta uma mecânica chamada de Flowchart em que é possível ver as possibilidades que uma situação pode desencadear.
Os três games acima estão presentes na coletânea Quantic Dream Collection para PlayStation 4, que pode ser encontrada em nossa Loja Official.
Anuncie consoles, jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios. Siga nossa página no Instagram, acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades e visite nossa Loja Oficial.