Phill SpencerPhill Spencer

Vice-Presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phill Spencer, defende a emulação como forma de preservar games e o passado da industria como um todo, possibilitando que games antigos ainda sejam acessíveis para o público.

A declaração

Phill Spencer, chefe da divisão Xbox e Vice-Presidente da divisão de jogos dentro da Microsoft, em um artigo publicado no site Axios (Inglẽs), defende que a industria de jogos deve preservar seu passado usando a emulação.

O tópico de preservação de games é um ponto abordado sempre por grupos que se dedicam a preservar a história dos games e os títulos lançados através das gerações. Atualmente a única forma de manter games antigos acessíveis é usar a emulação mas, infelizmente, o processo esbarra em uma série de problemas legais já que envolve direitos autorais das produtoras sobre os jogos e muitas vezes o emulador usado precisa de arquivos que também são protegidos por direitos autorais.

Para Spencer existe uma maneira de usar a emulação de forma legal para desempenhar o mesmo papel dos preservacionistas mas é preciso que a industria foque esforços para construir uma estrutura que permita que os jogadores interessados possam adquirir legalmente títulos que já não são mais comercializados.

É Importante destacar que a Microsoft, usando o processo de emulação, já disponibiliza seu catálogo antigo nas plataformas atuais. “Eu espero que, como uma industria, nós passados trabalhar em um processo de emulação que permita que qualquer hardware moderno possa rodar (dentro de certos limites) qualquer executável antigo, permitindo que alguém jogue qualquer jogo”, Diz Spencer durante o artigo.

Enquanto uma solução dentro da lei de direitos autorais não é encontrada, fãs, preservacionistas e jogadores novatos que querem experimentar jogos famosos recorrem ao processo de emulação, desde os primeiros consoles lançados até os mais recentes. Claro que o processo fica cada vez mais complicado ao se tentar construir emuladores para consoles mais modernos. Projetos como The Internet Arcade também são importantes na preservação da história dos video games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *