O que estamos JogandoO que estamos Jogando

Sem notícias ou algo realmente que se enquadre como “curiosidade”, apenas uma pequena lista de jogos que estamos jogando atualmente para completar alguns poucos desafios que ainda restam ou revisitando alguns clássicos.

Jogos e mais jogos

Ficar sempre atento aos últimos lançamentos cria pode criar uma mar de expectativas praticamente sem fim. God of War, Forbidden West e o novo Battlefield, apenas para citar exemplos, são alguns dos títulos que muitos estão esperando ansiosamente mas que tiveram suas datas de lançamento movidas para uma época futura, seja pela atual situação do mundo ou por motivos de polimento e ajustes finais. O que fazer enquanto eles não chegam ? Revisitar outros jogos, claro.

Resonance of Fate

Originalmente lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, Resonance of Fate ou End of Eternity, como é conhecido em outras localidades, é um daqueles RPG’s que implementam um combate um pouco diferente para tentar alterar um pouco a dinâmica do gênero. Espadas, escudos e lanças, como o que geralmente estamos acostumados, são deixados de lado em favor do uso de armas de fogo. Os status e parâmetros das armas podem ser alterados por meio de customização.

As armas presentes no jogo causam diferentes tipos de danos. Metralhadoras e similares causam o que é chamado de scratch damage, equivalente a reduzir a defesa do oponente, com dano real sendo dado por pistolas ou outras armas.

Resonance of Fate acontece em um mundo com temática steampunk construído ao redor de uma enorme torre dividida em níveis que são usados para separar as diversas classes sociais do mundo do jogo. A torre em si é parte de um sistema de purificação do ar já que no futuro a poluição tornou a terra praticamente inabitável. O game segue as missões e tiroteios envolvendo um trio de mercenários que aceita trabalhos dos vários moradores da torre.

Existe uma curva de aprendizado um pouco elevada no começo, com o jogador tendo que administrar os turnos corretamente para não esgotar o número de ações que podem ser executadas e fatalmente perder a luta. O game foi desenvolvido pela pela tri-Ace e publicado pela SEGA para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2010 e é um dos poucos games a manter a resolução em 1080p. Versões remasterizadas foram lançadas para PlayStation 4 PC pela STEAM.

Dark Souls II

Implementando novas mecânicas e apresentando um mundo muito maior e talvez mais “injusto” do que o primeiro, Dark Souls II foi lançado em 2014 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, tendo também versões para consoles da geração seguinte com o nome Scholar of the First Sin, uma versão atualizada da original.

Iniciar Dark Souls II já é um pequeno choque já que o game apresenta um nível de suavidade maior se for comparado com o primeiro. Mesmo em consoles da 7ª geração a experiencia é agradável e não apresenta quedas significativas de quadros e performance. Apesar de ser expandir em muita coisa e ter se saído bem nas vendas, algumas novidades não foram muito bem vistas por causarem um aumento na dificuldade já elevada do game.

Armas agora tem durabilidade limitada, mesmo as que são usadas para lançar magia ou feitiços, morte é penalizada com redução gradual da barra de HP e os inimigos são um pouco mais complicados do que os do primeiro game, pelo menos até o jogador se adaptar novamente ao game. O novo funcionamento da mecânica de morte pode tornar o jogo bastante complicado para novatos ou jogadores com o pavio um pouco mais curto, apesar de os efeitos poderem ser revertidos com o uso de itens.

Percorrer o vasto mundo interconectado de Drangleic e aprender sobre o passado do outrora grandioso reino através de conversas com vários NPC’s é um bom exercício de paciência e dedicação, só requer um pouco de cuidado para não atacar o personagem errado durante os encontros.

Beyond Two Souls

Jogo que é um drama interativo, Beyond Two Souls conta diferentes etapas da vida de Jodie Holmes, uma jovem que nasceu ligada a uma entidade sobrenatural que nem mesmo a própria Jodie consegue entender totalmente. A ligação com o ser misterioso concede a jovem poderes mediúnicos, tornando-a capaz de ver outros espíritos e de servir como ponte de comunicação para alguns.

O game salta por vários pontos da vida da jovem enquanto ela tenta reorganizar a própria via após os acontecimentos do fim do game, não seguindo uma estrutura rígida de começo, meio e fim logo de cara, cabendo ao jogador organizar a linha de tempo enquanto joga.

Two Souls foi desenvolvido e publicado pela Quantic Dream e segue o mesmo esquema de jogabilidade mostrado em Heavy Rain ou, para fãs mais antigos, Indigo Prophecy, assemelhando-se mais a um filme interativo do que a um jogo propriamente dito, onde o jogador pode interagir com o ambiente para executar certas ações e mesmo usar a entidade ligada a Jodie para controlar outros personagens.

Apesar de seguir uma fórmula parecida com o game anterior, Heavy Rain, não existe um grau elevado de escolha em Beyond devido a forma como o game é estruturado. Poucas escolhas tem impacto real em eventos futuros e passados, limitando bastante algumas situações, o que não tira a carga emocional de vários trechos do game, da eventual descoberta da verdade ao final do game e destino de alguns personagens próximos de Jodie. Lançado para PlayStation 3 em 2013, o game teve versões para PS4 e esteve presente em uma coleção contendo Heavy Rain e Detroit Become Human, disponível em nossa Loja, e PC.

Metal Gear Solid HD Collection

Contendo na verdade cinco jogos, Snake Eater, Peace Walker, Sons of Liberty e os originais para MSX, escondidos como bônus em Snake Eater, MGS HD Collection é um sonho para fãs da série e um bom ponto de entrada para novatos.

Os três principais jogos são apenas um aperitivo para os que realmente querem completar totalmente o que a coleção oferece, mesmo que seja preciso atravessar as quase infinitas missões em VR de Sons of Liberty e aguentar a “criatividade” de alguns desafios. Felizmente a existência dos troféus/conquistas pode ser um ótimo motivador.

Dentre todos os jogos disponíveis na coleção, Metal Gear Solid 2, lançado originalmente para o PlayStation 2 em 2001 se mostra mais atual do que nunca, apesar de ter levantado certa animosidade na época do lançamento original devido a mudança de personagem principal e introdução de Raiden como jogo personagem jogável, vindo apenas a conquistar popularidade com o passar o tempo. Os temas tratados no jogo, não saber o que é real e o que não é e a conspiração dentro de outras conspirações são capazes de explodir a cabeça de qualquer um.

Metal Gear Solid HD collection foi lançado em 2011 e teve versões para PlayStation 3, Xbox 360 e o quase não lembrado PS Vita.

O que você tem jogado ?

Acesse nosso Blog para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *