A Nintendo Eshop, loja virtual para consoles da Nintendo vai ter seus serviços encerrados para dois de seus consoles portáteis. O Wii U e Nintendo 3ds não serão mais capazes de comprar novos conteúdos ou acessar o serviço à partir de Março de 2023. Todo o conteúdo comprado durante esse prazo vai continuar acessível na conta dos usuários. Além disso, antes do desligamento do serviço, não será possível adicionar fundos na carteira virtual dos consoles.

Observação: o comunicado foi publicado no Twitter pela conta oficial da Nintendo com link para a página de suporte na data de ontem, 15 de Fevereiro de 2022.

O comunicado foi publicado na página de suporte da empresa e segue detalhando os prazos e mudanças dos consoles. Donos de Nintendo Switch não precisam se preocupar pois a mudança não afetará o novo console. Nem mesmo conteúdo gratuito como demos será acessível nos dois consoles listados.

A mudança está marcada para ocorrer em Março de 2023 e ocorrerá em etapas:

  • A partir de 23 de Maio de 2022 não será mais possível usar cartões de crédito para adicionar fundos na conta dos consoles Wii U e 3DS;
  • A partir de 29 de Agosto de 2022 não será possível usar cartões da Nintendo eShop para adicionar fundos em uma conta para os consoles mencionados. Códigos de Download podem ser usados até Março de 2023.

As mudanças vão afetar inclusive serviços em que é possível fazer compras nos dois consoles listados. O interessante é que o processo não é um desligamento e “abandono” completo dos portáteis como já esperamos que aconteça eventualmente com consoles que já estão há muito tempo no mercado. Atualizações de software e multiplayer vão continuar acessíveis mesmo com o fim da loja.

Lembrando que o que for adquirido até a data final mencionada acima continuará acessível após o desligamento da eShop, incluindo games e DLC. A nintendo preparou um link especial em que é possível ver as estatisticas de quem tem um Wii U ou 3DS. Mains informações podem ser vistas na página de suporte, em Inglês.

O fim do acesso ao serviço de loja online já foi anunciado em outras plataformas, a exemplo da Sony comunicando o encerramento da PSN para consoles da linha Playstation 3, Vita e PSP mas na época o anúncio pegou todos de surpresa. Diferentemente da Nintendo, que anunciou o fim do suporte com mais de um ano de antecedência, a Sony optou por uma janela muito menor de comunicação, o que resultou em uma corrida para comprar itens que estão disponíveis apenas virtualmente e a insatisfação de fãs que ainda estão na plataforma e grupos de preservação de games. Felizmente a decisão foi revertida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *