Microsoft compra Activision BlizzardMicrosoft compra Activision Blizzard

Com a compra histórica da Activision Blizzard pela Microsft por $68,7 Bilhões de dólares, maior aquisição já feita no mercado de games, uma série de jogos que antes estavam presentes em várias plataformas agora passam a ser propriedade da gigante da informática. Franquias como Crash Bandicoot e Spyro, que começaram nos consoles da Sony agora são parte do catálogo de games da Microsoft.

A compra histórica

O movimento de compra pegou todos de surpresa, seja pelo valor ou mesmo pelo que a compra pode significar para a Sony, apesar de a dona do Playstation ainda levar uma larga vantagem sobre a Microsoft na venda de consoles, ou mesmo se algumas franquias agora serão exclusivamente lançadas no Xbox. Phil Spencer, futuro CEO da Microsoft Gaming quando o processo de compra da Activision Blizzard for concluído em 2023, disse que não tem intenção de dividir comunidades que surgiram nos jogos pertencentes a sua nova aquisição. A declaração foi tida como vaga já que não necessariamente esclarece o que acontecerá no futuro.

compra microsoft
Crash Bandicoot agora passa para a Microsoft. Fonte Moby Games.

Em um artigo publicado no site news.xbox.com, Spencer dá as boas vindas aos criadores de franquias lendárias no mundo dos games e diz quando a transação foi completada, games da Activision Blizzard serão oferecidos no serviço de assinatura Xbox Game Pass e PC game Pass, que possivelmente irá ganhar ainda mais adeptos. Atualmente o serviço já ultrapassou 25 milhões de assinantes.

Atualmente Activion Blizzard enfrenta uma série de problemas legais desde que funcionários começaram a relatar uma série de hostilidades no ambiente de trabalho envolvendo até mesmo o seu CEO atual. Em um artigo publicado pela bloomberg, Spencer diz estar profundamente perturbado com o que tem acontecido.

Ainda é cedo para dizer exatamente como a nova aquisição da dona do Windows afetará franquias presentes em outras plataformas e qual o próximo movimento de seus concorrentes, em particular a Sony. O que se sabe até agora é que a compra causou uma queda de 20 Bilhões nas ações da casa do Playstation desde seu anúncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *