Todo fã da série Metal Gear Solid sonha em um dia platinar os games criados por Hideo Kojima mas a tarefa pode ser um pouco mais complicada do que parece. Para ilustrar um pouco a dificuldade elaboramos um artigo com as platinas mais complicadas da série, em nossa opinião. A lista ordena do mais fácil ao mais complicado.
Metal Gear Solid 3 – Snake Eater
Primeiro game na ordem cronológica e contando a ascensão de Naked Snake ao status de lenda, Snake Eater troca os cenários urbanos em favor da densa mata de uma floresta russa e eventual construção moderna. Agora com a missão de ter que eliminar sua antiga mentora, Naked Snake enfrenta desde soldados comuns até membros de uma unidade de combate especial com habilidades sobre-humanas.
Originalmente lançado como exclusivo para o PlayStation 2 em 17 de Novembro de 2004, Metal Gear Solid 3: Snake Eater foi incluído na coleção em HD da série lançada para PlayStation 3, Xbox 360 e Vitta e é de longe o mais simples de se conseguir a tão almejada platina. As tarefas vão desde coletar todos os uniformes que Snake encontra pelo caminho até animais, plantas, encontrar todos os Kerotans até executar ações mais especificas que eram easter eggs do game original como eliminar The End antes da luta com o chefe.
Todos os troféus podem ser obtidos ao jogar o game uma única vez mas é preciso saber exatamente o que fazer e ter uma ótima mira para acertar os últimos Kerotans durante a sequencia de moto ao final do game.
Metal Gear Solid V/Ground Zeroes
Responsáveis por revigorar a série de espionagem e apresentar visuais incríveis, liberdade de gameplay nunca vista antes na série e incontáveis formas de se infiltrar na hora das missões, Ground Zeroes/The Phantom Pain foram a última entrada na linha de jogos , sem contar o controverso Metal Gear Survive.
Lançado separadamente do game principal, Ground Zeroes é o começo dos eventos de Metal Gear Solid V e, apesar de não apresentar o cobiçado troféu de platina, ainda está entre os mais fáceis de conseguir conquistar 100% do que o game oferece, sendo apenas requerida paciência. As tarefas incluem resgatar prisioneiros, encontrar todas as fitas de informação, completar todas as missões com ranking máximo e tarefas automaticamente completadas durante o jogo.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ou MGSV TPP, é onde o trabalho começa a ficar um pouco mais complicado mas nada que deixe o jogador maluco. Tendo bem mais troféus do que sua parte inicial, TPP é mais um jogo de paciência combinado com um certo nível de habilidade em alguns pontos do que uma tarefa praticamente impossível. O fator paciência é fundamental já que um dos desafios do game é desenvolver todos os itens possíveis, o que requer tempo para recrutar o pessoal necessário entre as missões. Mesmo terminar todas as missões com ranking máximo fica mais simples depois de passar por Ground Zeroes.
Os games foram lançados de forma separada em várias plataformas, incluindo os já superados PlayStation 3 e Xbox 360.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Exclusivo do PlayStation 3 e lançado em 12 de Julho de 2008, Guns of the Patriots inicialmente não tinha lista de troféus. A atualização que trouxe algumas modificações e as tão sonhadas conquistas veio apenas em 2012 mas teve seu preço. Para ser capaz de desbloquear os troféus no game era preciso iniciar um novo game com o save 2.0, o que significa que jogadores que já haviam feito 100% de MGS4 tiveram que começar do zero.
Apesar do detalhe acima e de ter estado presente em listas de platinais mais difíceis da geração PlayStation 3, Guns of the Patriots não é tão impossível quanto parece ou mesmo pareceu na época. Claro, existe uma certa carga de trabalho envolvida, sendo uma das tarefas liberar todos os títulos de classificação ao final do game, o que faz com que Guns of the Patriots tenha que ser terminado cerca de 8 vezes no mínimo.
Apesar de ter que ser terminado várias vezes o maior problema era o troféu Sounds of the Battlefield, exigindo que o jogador encontrasse todas as músicas para o IPOD de Solid Snake, agora sofrendo e envelhecimento acelerado. A parte complicada era conseguir o melhor ranking do game, Big Boss, para liberar as últimas músicas e, para tanto, era preciso terminar o game em menos de 5 horas, sem morrer, sem matar os inimigos, sem alertas, sem usar itens de cura ou especiais e no modo mais difícil. Apesar de parecer impossível é novamente um jogo de paciência. O tempo limite é mais do que o suficiente para terminar o game.
- Acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades.
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Voltando para a coleção em HD da série, Sons of Liberty é onde as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas por alguns poucos 500 motivos, aproximadamente. MGS 2 tem os troféus já esperados que são desbloqueados de forma automática ao completar o game e coletar itens especiais durante o jogo, além de liberar outros. O problema agora são as missões adicionais que o game apresenta.
Com cerca de pouco mais de 500 missões em realidade virtual, Sons of Liberty quase leva a primeira posição em nosso ranking de dificuldade. Apenas a quantidade absurda de missões não seria um problema real se não fosse o fato de que 50 delas devem ser completadas na primeira posição do ranking e a proposta um tanto quando absurda de algumas.
As missões em VR são divididas entre infiltração, sobrevivência,rendição, fotografia, desarme de bombas, eliminação, usar mecânicas do game para chegar em um ponto do mapa e um modo misto, onde vários tipos são combinados. Dos grupos de missões disponíveis as que envolvem uso dos rifles de sniper são as mais complicadas, em especial a de proteger Meryl de agressores e, por incrível que pareça, um prato de curry, especialmente quando usando um controle genérico sem precisão nos analógicos ou diferença de pressão no aperto dos botões já que controles originais são muito raros hoje em dia.
Talvez ainda mais complicadas sejam as missões em primeira pessoa já que os controles não são muito responsivos quando o modo é forçado e pode desorientar um pouco já que o game não foi feito para ser jogado assim por muito tempo.
Metal Gear Solid: Peace Walker
Finalmente o game mais complicado, pelo menos em nossa avaliação. Peace Walker é um dos games mais icônicos da série e muitos sustentam a ideia de que seria muito melhor do que é se tivesse sido lançado para um console convencional e não como exclusivo do PSP.
Peace Walker acontece antes dos eventos de Ground Zeroes e Phantom Pain e é até parecido, usando uma sequencia de missões que servem para explicar o funcionamento do game e seguir com a narrativa principal. O que torna Peace Walker complicado é o fato de, assim como em MGSV, ter que recrutar soldados para melhorar a base de operações de Snake mas, diferentemente do título mais recente, é muito mais difícil encontrar bons soldados no game de PSP.
O nível dos soldados em campo que podem ser recrutados depende do nível de heroísmo de Snake que sobe a cada missão completa e a cada conjunto de ações executadas durante o jogo. As ações variam desde render um certo número de inimigos até completar X missões sem ser visto ou usar itens de cura, extrair X número de soldados e completar missões com ranking máximo, para citar exemplos.
Como se encontrar soldados já não fosse complicado, o game ainda tem uma série de batalhas contra veículos que ficam mais complicadas a cada novo encontro, deixando-os mais resistentes e com número maior de soldados que acompanham os veículos. Simplesmente lutar não seria problema mas Peace Walker apresenta alguns elementos comuns a um RPG, significando que as armas de Snake devem ser evoluídas para se tornarem mais efetivas.
Dependendo de como o game foi jogado é possível “ficar preso” após ter completado todas as missões mas sem os itens necessários para melhorar o ranking, o que obriga o jogador a fazer o bom e velho farming para juntar heroísmo o bastante, encontrar soldados melhores para a unidade de pesquisa, fazer armas melhores e finalmente evoluí-las. Felizmente existe um modo online que não precisa de servidores oficiais para ser acessado mas pode ser um pouco complicado encontrar alguém jogando Peace Walker hoje em dia. Nada que uma visita a um fórum não resolva.
E, como ponto final, existe um grupo de missões especiais em que Snake pode caçar monstros dos games Monster Hunter. Não são complicadas se o jogador tem um grupo com quem possa se reunir ou tem itens mais poderosos do game que, novamente, para serem desbloqueados requerem completar certas missões com ranking máximo.
E isso conclui nosso ranking das platinas mais difíceis da série Metal Gear Solid. A classificação usada aqui é inteiramente baseada em nossas experiencias com os games e podem ser drasticamente diferentes para o leitor. Qual foi a platina mais difícil para você ?
- Anuncie consoles, jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios.