Metal Gear Rising RevengeanceMetal Gear Rising Revengeance

Entenda um pouco sobre o nascimento de Metal Gear Rising Revengeace e os problemas que o título teve durante o desenvolvimento.

Metal Gear Solid: Rising

Após o lançamento de Guns of the Patriots em 2008, ideias para uma nova sequência começaram a surgir na cabeça de Hideo Kojima. Como comentado em um de nossos artigos passados, originalmente Metal Gear Solid 5 seria um game que teria The Boss como protagonista, mostrando como a personagem criou a unidade especial mostrada em Snake Eater.

Os planos originais foram cancelados devido a Kojima ter chegado a conclusão de que a equipe nova na Kojima Productions não seria capaz de encarar o projeto por si mesma já que o pai da série não estaria envolvido. Eventualmente planos para um game estrelando Raiden, personagem introduzido em Sons of Liberty foram considerados. Originalmente o game mostraria a eventual transformação do personagem no ciborgue que vemos em Guns of the Patriots e se passaria entre eventos novos e Metal Gear Solid 4.

Apesar de já ter alterado o slogan de “Tactical Espionage Action” para “Lightning Bolt Action”, Rising ainda teria enfase na ação furtiva, encorajando o jogador a passar desapercebido pelos inimigos mas dando a escolha de engajar em combates, sendo oficialmente anunciado em 2009. Kojima atuaria como produtor executivo já que estava envolvido com Peace Walker.

metal gear rising
Título do game no teaser de 2009.

Em 2010 um trailer com trechos de gamemplay e já apresentando a mecânica de corte, apesar de em estágios visíveis de teste, que se manteve até o lançamento do game definitivo foi exibido durante a E3. O vídeo mostrava o visual de Raiden como conhecemos e um dos inimigos finais mas a movimentação e combate estavam muito diferentes do que Revengeace apresentou, podendo ser considerado apenas como um conceito do que o time de desenvolvimento estava tentando fazer.

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Problemas durante a elaboração da mecânica de combate com a espada e em como encaixar a narrativa do game na timeline da série principal levaram a suspensão do desenvolvimento.

Trailer do game divulgado em 2010.

Metal Gear Rising Revengeace

A suspensão/cancelamento do título ocorreu no final de 2010 sem grandes anúncios devido aos problemas mencionados acima. No ano seguinte o desenvolvimento passaria para a Platinum Games, responsável por Bayonetta, e todo o game passaria por uma repaginação completa. O conceito de infiltração seria descartado já que o game teria uma enfase na ação e a mistura de gêneros não fazia sentido, o que já havia sido mencionado pela equipe de desenvolvimento original.

Foi na nova desenvolvedora que o título do game foi alterado, passando de Metal Gear Solid: Rising para Metal Gear Rising Revengeance. Reescrever a narrativa do game levou apenas dois meses, em contraste com os 10 meses que o conceito original levou para ser criado.

A mudança de estilo não soou muito agradável aos fãs do estilo tradicional da série. Ter um título focado na ação e combates em alta velocidade gerou um impacto muito grande nos jogadores já acostumados com o estilo mais calmo e narrativa mais densa dos games anteriores. Uma demo foi disponibilizada na coleção em HD de Zone of the Enders em 2012, sendo disponibilizada publicamente no ano seguinte.

A trilha sonora do game é drasticamente diferente dos títulos anteriores, tendo agora músicas mais rápidas e dinâmicas para melhor embalar os combates normais e contra os chefes. Um ponto interessante em Revengeace são as letras das músicas usadas em batalha, especialmente nas lutas com os chefes, já que descrevem como o personagem, chefe, pensa e dá pequenos detalhes de sua personalidade ou mesmo descreve a situação em que o combate ocorre.

A versão final do game foi lançada em 19 de Fevereiro de 2013, apresentando um Raiden muito mais maduro e confiante do que suas versões em Sons of Liberty e Guns of the Patriots, além de ser talvez um dos personagens mais poderosos da franquia, mesmo seu título solo sendo um spin-off da série principal. É aqui também que ele abraça sua natureza brutal citada nos momentos finais de Metal Gear Solid 2, com o jogador assumindo a persona Jack the Ripper de Raiden após certo ponto.

A mudança de desenvolvedora, normalmente vista como sinal de que o game está com sérios problemas, acabou sendo benéfica para o produto final. Novos visuais, personagens e combate muito mais refinado do que o que foi mostrado em 2010 assim como uma narrativa mais simples e enxuta fez com que o título funcionasse muito bem dentro de um gênero novo. Infelizmente não existe sinal de que o game terá uma sequência, mesmo o final do primeiro indicando que Raiden ainda tem muito mais pela frente.

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