Usando um pouco de folclore japonês e pitadas de body horror, Kuon é uma experiencia de survivor horror que demora um pouco até engajar o jogador mas tem uma boa narrativa e bons sustos.
Estilo de narrativa e um pouco do game
Kuon é um survivor horror produzido e publicado pela FromSofware em 1º de Abril de 2004 no Japão, tendo sido lançado na América do Norte em 7 de Setembro do mesmo ano e em 2005, do dia 16 de Setembro, na Europa. Game é exclusivo do Playstation 2.
O game é baseado em uma antiga forma de contos de terror japoneses chamados de Kaidan ou Kwaidan. O termo é usado para definir qualquer estória de terror ou fantasmas mas remete a um período mais antigo do Japão, tendo conotações do período Edo.
Usando a definição acima, Kuon conta uma série de eventos que ocorrem em uma mansão que teve seus ocupantes atacados e mortos por seres sobrenaturais originados de um ritual proibido. Com ambientes bonitos e detalhados, Kuon é capaz de pegar o jogador desprevenido em certas partes e render bons sustos. É preciso um pouco de estomago forte já que alguns inimigos e localidades podem incomodar os mais sensíveis.
Enredo
Antes de detalhar um pouco o enredo de Kuon, que é revelado através de documentos em conjunto com os eventos naturais do game, é preciso destacar que o game é dividido em três partes. Cada parte é jogada com personagens diferentes e revela mais detalhes sobre acontecimentos anteriores aos do game.
Fase Yin
Kuon começa com uma carta. A carta explica que um exorcista, Damon, foi convocado pelo Senhor de uma mansão para averiguar uma série de eventos sobrenaturais. Suas filhas, Kureha e Utsuki, preocupadas com o tempo que se passou e sem notícias, decidem visitar a mansão para ter notícias do pai.
Logo no portão do lugar é possível sentir que alguma coisa não está certa. Utsuki fica receosa e diz que existe algo estranho com a mansão mas mesmo assim as duas acabam entrando. Apesar de ter a saúde delicada, Kureha acaba desaparecendo mansão adentro ao procurar informações sobre o paradeiro de Damon. É aqui que o jogador assume o controle de Utsuki e começa a investigar a mansão.
Não demora muito para que se perceba o motivo de Damon ter sumido. Alguma coisa terrível aconteceu na mansão e todos os ocupantes foram terrivelmente massacrados. As únicas coisas que ainda habitam o lugar são os Gaki, seres que estão se alimentando do que restou dos habitantes originais da mansão. Após lutar contra alguns Gaki, Utsuki reencontra o pai apenas para descobrir que situação na mansão é pior do que realmente parece. Uma maldição parece ter liberado as criaturas na mansão e algo precisa ser feito com urgência.
Documentos que descrevem um ritual proibido de ressurreição são encontrados e uma das maiores revelações do game é feita aqui: Kureha está morta. Ela sofreu um acidente quando era criança e Damon, seu pai, a usou no ritual de ressurreição. O problema é que para continuar “viva”, Kureha precisa se fundir com seres vivos cada vez maiores até que o ritual seja completado. A fusão já foi feita 8 vezes, faltando apenas uma para que supostamente a garota volte a ser uma humana.
Damon culpa Utsuki pelo acidente que custou a vida de Kureha e faz pressão psicológica para que Utsuki seja o último sacrifício, o que acaba acontecendo.
Fase Yang
Ao mesmo tempo em que Kureha e Utsuki chegam na entrada da mansão, um grupo de exorcistas aprendizes de Damon adentra o lugar por outra parte. Sakuya, segunda personagem que o jogador assume é apresentada aqui.
O grupo tem a missão de investigar a mansão e tentar encontrar uma solução para os eventos e criaturas sobrenaturais na mansão. Infelizmente os membros do time de exorcistas são mortos por criaturas durante a missão. Sakuya é a única sobrevivente. A verdadeira natureza de Damon é revelada durante as investigações de sua aprendiz.
- Anuncie consoles, jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios.
Damon usou os habitantes da mansão, as próprias filhas e aprendizes como cobaias para aperfeiçoar o ritual Kuon. As ações do exorcista levaram ao surgimento dos bizarros seres e monstros que mataram os ocupantes da mansão. Seu objetivo era superar outra grande exorcista, Abe no Seimei, ao aperfeiçoar o feitiço Kuon. A sede por poder deixou o exorcista louco.
Sakuya é eventualmente atacada por Utsuki, que também havia passado pelo ritual 8 vezes, durante a exploração das cavernas abaixo da mansão mas escapa assim que Utsuki recobra a consciência.
Fase Kuon
Mais curta das fases, servindo apenas para dar conclusão ao game e amarrar os eventos das fases anteriores. Aqui o jogador assume o controle de Abe no Seimei, grande exorcista que é alvo de Damon.
Abe decide investigar a mansão após sentir algo estranho emanando do lugar. Sakuya, ferida após ser atacada por Utsuki, encontra Abe e conta tudo que descobriu durante as investigações. Abe deve encontrar e matar Damon já que o exorcista claramente perdeu o controle.
Antes da batalha final, Utsuki com sineis evidentes de que não é mais humana, é encontrada nas cavernas por Abe. Apesar de estar faminta por carne humana e por completar o ritual, Utsuki está calma, dizendo que apenas está esperando o efeito do que a mantém viva acabar. Ela é acompanhada por um lobo guardião.
- Veja mais notícias e curiosidades em nosso blog.
Damon é morto após uma luta relativamente longa mas “o pior” acontece. Utsuki rouba o corpo após a luta e completa o ritual. A fome foi maior do que a vontade da garota. Abe é impedida de matar Utsuki por Sakuya, que diz que Utsuki foi usada contra a vontade no ritual. Confiando em Sakuya, Abe decide deixar a garota viver mesmo não sabendo o que pode acontecer quando o ritual for completado.
O ritual Kuon
Ponto central de toda a narrativa do game, Kuon é um ritual que supostamente é capaz de ressuscitar os mortos. O processo envolve o uso de bichos-da-seda que habitam duas arvores que ficam nos terrenos da mansão.
Anos antes do começo dos eventos do game duas arvores foram plantadas e, seguindo instruções de quem as plantou, as arvores foram protegidas e adoradas por serem fonte de uma energia mágica. Damon, enquanto conduzia seus estudos, descobriu que a seda produzida pelos insetos que habitavam a arvore tem poderes mágicos e se usadas corretamente, criam itens poderosos. Não demora muito até que o exorcista descubra o ritual Kuon e o tente por em prática.
O ritual consiste em inicialmente, colocar uma pessoa que morreu em um baú juntamente com um dos bichos-da-seda que habitam a arvore. Se tudo correr bem, a pessoa consome a vida do inseto e é revivida. A mesma coisa deve ser feita de tempos em tempos mas com seres vivos cada vez maiores até que o ritual seja completado.
Damon usa os habitantes da mansão, suas filhas e aprendizes para tentar aperfeiçoar o ritual e, segundo ele, se tornar muito mais poderoso do que Abe no Seimei. O problema é que o ritual não parece funcionar como o esperado em humanos, o que acaba criando os monstros da mansão e caso completado, não se sabe o resultado. Os humanos que são submetidos ao rito desenvolvem uma fome e apetite quase que incontrolável por carne humana. É esse apetite incontrolável que força Utsuki a completar o ritual usando o corpo de Damon.
Combate e movimentação
Combate em Kuon segue a mesma formula já conhecida do gênero survivor horror, movimentação limitada e poucos itens que ajudam o jogador.
As personagens iniciais, Utsuki e Sakuya tem uma arma que por sua vez tem duas variações. Utsuki usa uma pequena faca e mais tarde encontra versões um pouco mais fortes com os elementos fogo e gelo. Sakuya usa leques e encontra as mesmas variações elementais durante sua jornada. As personagens tem apenas um tipo de ataque e podem desferir dois golpes. Enfrentar apenas um inimigo não é problema mas a limitação complica um pouco quando mais de um aparece ou é preciso um pouco de agilidade em certas lutas. Felizmente o game não coloca o jogador em muitas situações complicadas.
- Siga nossa página no Instagram.
Para melhorar um pouco as coisas o jogador pode usar magia na forma de spell cards espalhados pelo jogo. Cada cartão tem efeitos diferentes que vão desde simples bolas de fogo e estacas de gelo, até guardiões que podem ser evocados para ajudar nas lutas. O efeito das cartas e sua durabilidade depende muito do tipo que é usado.
A movimentação pode se dar por uma leve caminhada até uma pequena corrida. Correr pode ser arriscado já que o som pode atrair inimigos e causa cansaço nas personagens. Remédios de cura ou meditar ajuda na recuperação. A meditação também ajuda a curar dano sofrido em batalha mas deixa a personagem exposta por um tempo.
Abe no Seimei não foge muito do que foi apresentado acima. Ela não tem acesso a armas elementais por ser mais forte do que Utsuki e Sakuya mas pode evocar guardiões mais poderosos e é armada com uma lança ritualística.
Infelizmente não existe sistema de mira em Kuon. O jogador deve manualmente posicionar a personagem em uso para desferir golpes ou magia, o que pode ser um pouco complicado já que a movimentação no game é lenta.
Personagens
Kuon apresenta poucos personagens centrais, sendo eles:
- Kureha e Utsuki – filhas de Damon. São envolvidas no incidente da mansão sem conhecimento de que o pai estava manipulando todo mundo para benefício próprio. Assim como todos na mansão são vítimas do Ritual Kuon e já passaram pelo ritual outras vezes. Utsuki é a única que completa o ritual e, por alguma razão, parece ter sucesso. No fim do game ela é novamente uma criança após ter consumido o corpo de Damon. Não se sabe se ela é uma criança normal ou se algo vai mudar futuramente. Fica aos cuidados de Sakuya.
- Sakuya – uma das aprendizes da Damon. Sakuya é uma jovem exorcista que se envolve nos eventos da mansão ao investigá-la com outros aprendizes. Diferentemente do que se espera de um exorcista, pelo menos do que esperamos de um exorcista, Sakuya usa leques como armas, podendo encontrar variações elementais pelo game. Pouco a pouco a jovem descobre a verdadeira natureza e planos de seu mestre.
- Damon – Exorcista local de Kyoto. Foi rejeitado pela corte real e pela própria Abe no Seimei, o que o fez se tornar um exorcista civil. O ressentimento pela rejeição o fez usar pessoas inocentes para tentar aperfeiçoar o Ritual Kuon. É morto por Abe no Seimei e tem o corpo usado da última parte do ritual por Utsuki.
- Abe no Seimei – Grande exorcista do game e personagem mais poderosa controlada pelo jogador. Seimei é armada com uma lança e, devido ao número de magias e guardiões poderosos que pode usar, não tem acesso a variações elementais. É alvo do ódio de Damon e responsável por colocar um fim nas ambições do exorcista. Permite que Utsuki viva após completar o ritual mesmo sem saber exatamente o que poderia resultar.
- Mulberry Twins – personagens importantes apesar de não mencionada nos parágrafos acima. São as manifestações das duas arvores tidas como sagradas na mansão. São frequentemente encontradas por Utsuki e Sakuya e estão sempre cantando uma música aparentemente ritualística. As duas são libertadas das arvores após as estacas que as mantinham seladas serem removidas e responsáveis reais pela morte de Kureha. Uma delas é morta por Sakuya e a outra é selada novamente por Abe no Seimei.
Conclusão
Kuon é um dos jogos pouco conhecidos da FromSoftware antes do sucesso da série Souls. O game apresenta visuais e construção de mundo muito bonitos, mesmo para padrões atuais. As críticas iniciais ao título sempre mencionavam a qualidade da apresentação visual mas os controles e progressão lenta eram algo de comentários mais pesados.
De fato Kuon sofre um pouco em algumas partes por sua progressão lenta e por deixar o jogador perdido ao procurar itens e chaves para avançar na narrativa. Não existe indicação de onde o jogador deve ir ou o que deve fazer, itens não aparecem no mapa e dependem muito da capacidade de exploração de quem joga.
Combate não chega a ser um problema real mas é preciso um pouco de paciência para posicionar o personagem já que não existe sistema de mira. A capacidade de adaptação do jogador é um pouco testada aqui mas nada de complicado. Encontros com chefes e inimigos normais não são muito difíceis mas requerem calma já que os personagens são lentos para atacar e se reposicionar.
Infelizmente, apesar de haver legendas, a dublagem em inglês é falha em diversas partes, não sendo possível escutar o que os personagens falam. As vozes praticamente somem quando quem está falando não está no centro da cena. Felizmente é possível usar a dublagem original em Japonês, o que dá até mais vida aos diálogos.
Kuon é um bom título para experimentar um terror diferente do que estamos acostumados em filmes ou séries ou até mesmo em games mais populares. Usando folclore japonês, silencio aterrador durante o game e cenários bem detalhados e construídos, o game produzido e lançado pela FromSoftware requer um pouco de paciência para ser jogado mas pode se mostrar uma experiencia divertida e capaz de assustar e incomodar jogadores desprevenidos.
Kuon é um dos games que teve uma saída fraca e consequentemente poucas cópias estão em circulação. A apreciação tardia que o titulo ganhou e raridade das unidades produzidas leva ao tipo de situação abaixo.
Fontes
Para escrever este artigo foram usadas informações presentes no próprio game, assim como imagens e informações dos seguintes endereços.
- Página do game na Wikipedia em Português e Inglês;
- Wiki do game;
- Imagens do site Moby Games;
- Página de venda do Ebay.