Lançado para o PlayStation 2 em 6 de Dezembro de 2001, ICO completa hoje seus 20 anos de idade. A data foi marcada por homenagens feitas por grandes nomes da industria dos games.
Um pouco sobre ICO
ICO, lançado no Japão em 2001, América do Norte em 24 de Setembro do mesmo ano e na Europa em 22 de Março de 2002, é um game de aventura que narra os eventos ocorridos na vida do garoto que dá nome ao jogo.
O jovem foi trancado em uma torre por ter nascido com chifres, fato considerado um mau presságio pelos membros de sua vila. Após ser colocado na torre, Ico eventualmente encontra uma garota sendo atacada por sombras e prontamente a defende. Ico e Yorda, a garota que estava sendo atacada, passam a explorar o local em busca de uma saída.
Além da enfase em exploração existe uma série de puzzles que o jogador deve resolver para avançar a narrativa, além de ter que proteger Yorda das sombras. O game tem poucos diálogos e requer um pouco de interpretação para entender os eventos narrados, até mesmo Ico e Yorda falam idiomas diferentes.
O game é tido como um clássico e ganhou o título de Um dos Melhores jogos de Todos os Tempos, recebendo diversos elogios quanto aos visuais, narrativa e controles simples mas eficazes. Apesar de todos os pontos positivos, Ico não se saiu muito bem, tendo vendido até 2007 700 mil cópias em todo o mundo.
O aniversário de um clássico
Sendo um dos games mais queridos e lembrados por fãs e desenvolvedores, o aniversário de Ico foi marcado por declaração de grandes nomes do mundo dos games e um fato curioso revelado pelo Criador de Dark Souls, Hidetaka Miyazaki, recentemente eleito Melhor Jogo da História, e do diretor Guilhermo Del Toro.
As homenagens foram publicadas no site da revista Japonesa Famitsu, com tradução feita pelo site videogamechronicle.
No artigo original, Niel Druckmann, co-fundador da Naughty Dog, diz que Ico é seu game favorito. Druckmann também elogia a narrativa do game, direção de arte e level design. “Todos esses elementos se combinam para criar uma obra de arte. Ico é uma fonte de inspiração de meu game favorito.” Diz Niel. Tradução adaptada.
Del Toro diz que os jogos de Ueda criam uma sensação única graças à forma como o mundo prende o jogador, elementos espirituais e aventuras que te lembram valores como o amor e a bondade.
Em uma revelação um tanto quanto curiosa, Hidetake Miyazaki, mente que criou Dark Souls, diz que Ico foi o que o inspirou a retornar aos games após anos afastado devido a estudos e trabalho. Se Miyazaki não tivesse jogado o game na casa de um amigo, não teria saído de seu emprego na época e ido trabalhar na FromSoftware. O fato eventualmente presenteou o mundo com Dark Souls.
Ico foi desenvolvido pelo Japan Studio e Team Ico, publicado pela Sony Computer Entertainment para o PS2 há 20 anos e um marco no mundo dos games.
- Visite nosso site para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Instagram e Twitter.