Hazel Sky, game do estúdio indie brasileiro Coffee Addict Game Studio, de Santa Catarina, e publicado pela Neon Doctrine, estará disponível a partir do dia 20 para consoles e PC. Confira neste post um review do game e um pouco sobre a história de Shane e seus Testes para se tornar um engenheiro.
Hazel Sky – Um pouco sobre a história do game
Hazel Sky conta a história do jovem Shane em uma jornada para se tornar um engenheiro e assim poder voltar para a sua cidade natal chamada de Gideon, uma cidade flutuante construída e elevada graças aos esforços do Primeiro Engenheiro.
Para que Shane se torne de fato um engenheiro, ele deve passar pelos chamados Testes (ou Provações). Caso falhe em sua missão, ele não poderá voltar para Gideon e será banido de lá. Para passar por esses testes, ele é levado, por seu pai, Casey Flyn, a uma ilha deserta chamada de Ciara e lá ele terá que usar seus conhecimentos para consertar máquinas voadoras e assim poder retornar a Gideon.
Durante essa jornada, Shane terá contato via rádio apenas com uma pessoa: Erin. Ela também está passando pelos Testes dos engenheiros, mas encontra-se em uma outra ilha. Durante os Testes, Shane e Erin interagem por diversas vezes e por meio dessa interação. o jogador conhece mais um pouco da história dos dois.
Gideon – A cidade flutuante
Gideon é a cidade natal de Shane. Ela é uma cidade que flutua no horizonte. E foi graças ao Primeiro Engenheiro e sua grande sabedoria que a existência de Gideon tornou-se possível. Na cidade, os engenheiros são a classe dominante e tudo deve ser feito para que a engenharia e a ordem por eles estabelecidas sejam preservadas, custe o que custar.
Mas essa estabilidade que eles conseguiram conquistar e manter por muito tempo está sendo ameaçada por rumores de uma revolução que será encabeçada por um outro grupo de pessoas presente na cidade. Esse grupo de pessoas, pertencentes a outra classe dentro da cidade são considerados verdadeiros inimigos pelos engenheiros e são perseguidos.
Com isso, uma verdadeira guerra de poder vai começar dentro das muralhas da cidade flutuante. Por isso a necessidade de se aumentar o número de engenheiros dentro da cidade: para que seja possível manter a ordem e o equilíbrio das relações há muito estabelecidas. Shane deve passar pelos testes o quanto antes e integrar a nova geração de engenheiros de Gideon.
Enquanto realiza seus Testes, ele terá que resolver diversos tipos de problemas e situações diferentes. Além disso, ele irá interagir com um mundo completamente diferente do qual está acostumado. Seu pai, que o leva até Ciara, onde membros da família Casey realizam seus Testes, dirá a Shane que uma das habilidades mais importantes de um engenheiro (senão a mais importante de todas) é a habilidade de duvidar de tudo. E é exatamente isso que ele deve fazer para poder perceber com clareza as coisas e entender a realidade que o cerca.
Gameplay – Características e mecânicas
Antes de falar do gameplay, gostaríamos de frisar que jogamos a versão do game para o PC. Então teremos como base essa versão. Hazel Sky é um jogo que não exige um PC gamer topo de linha para poder rodar com tranquilidade. Apesar das configurações recomendadas na página da Steam do game, nós conseguimos rodá-lo sem dificuldade com a seguinte configuração:
- OS: Windows 10
- Processador: AMD FX-4100 3.6 GHz
- Memória: 8 GB DDR-3
- Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 560 TI – 1GB GDDR-5
Hazel Sky é um jogo de aventura que foca bastante na narrativa e conta bastante com a habilidade de resolução de puzzles e a capacidade de exploração do jogador. Ele é um jogo relativamente curto, possuindo 4 capítulos no total. Em uma sessão de pouco mais de 3 horas é possível finalizar o game.
Porém, como dito anteriormente, Hazel Sky é um jogo que tem como um de seus pilares o foco em sua narrativa. Portanto, para que você possa compreender totalmente a história do game, inevitavelmente, o jogador terá que finalizar o jogo mais de uma vez. E é nesse ponto que o elemento de exploração entra em cena.
Para poder compreender todos os por menores da história, é preciso que o jogador colete itens como notas, livros e objetos espalhados pelo mapa que ajudam a contar a história do jogo. E para fazer isso, a unica forma possível é explorando todo o cenário, já que o game não conta com um menu de mapa com marcações. Cabe exclusivamente ao jogador a exploração para encontrar esses itens.
Daí surge a necessidade de finalizar o jogo por diversas vezes, para que seja possível coletar todos os itens que ajudam a contar a história completa e real do título (algo que é bem difícil de se fazer de uma só vez).
Para completar os testes necessários, Shane contará com o auxílio dos projetos das máquinas. A partir da coleta e análise do projeto, o jogador deve explorar a região para poder encontrar os materiais necessários para completar o Teste e conseguir avançar para a próxima etapa.
Os controles são relativamente simples. No PC tanto o teclado quanto o mouse são utilizados em conjunto para executar determinadas funções do game. Mas não há comandos complexos com a utilização de diversos botões ao mesmo tempo, apenas combinações simples de serem executadas.
Uma mecânica bastante peculiar de Hazel Sky é a possibilidade de se tocar músicas que são encontradas durante o gameplay. Para executar a canção da forma correta, é preciso que o jogador selecione as notas corretas no violão para que a música seja executada por Shane.
Apesar de parecer uma mecânica presente apenas como uma forma de gracejo, ela é de fundamental importância para compreender parte da história e as motivações verdadeiras de determinados personagens.
Outro ponto bastante interessante de se mencionar é que Hazel Sky está disponível total em português: legendas e áudio 100% localizados. Mas caso prefira, o jogo também conta com áudio e legendas em inglês.
Vale a pena?
Como dito anteriormente, Hazel Sky é um jogo focado na narrativa e, por isso, seu ritmo de jogo é diferente da grande parte de jogos presentes no mercado atualmente. Ele não conta com lutas frenéticas contra inimigos nem com lutas extremamente difíceis contra chefes.
Para você que está mais acostumado com um ritmo frenético de gameplay, será necessário se acostumar com um ritmo mais desacelerado de Hazel Sky e focar bastante no desenrolar da história, sem pressa e progredir sempre aos poucos.
Mas se você é um jogador mais casual, gosta de resolução de quebra cabeças e curte também a parte de exploração, sem dúvida Hazel Sky é um jogo que vale a pena ser jogado, pois é garantia de você passar horas e horas explorando o jogo atrás de itens escondidos e buscando entender toda a história do game.
Onde comprar?
Está interessado pelo game e gostaria de comprá-lo? Hazel Sky está disponível para PlayStation 4, Xbox, Nintendo Switch e PC via Steam e Epic Games Store por apenas R$ 49,99. Basta acessar a loja virtual de seu console, procular pelo jogo, baixar e se divertir.
Vídeo review
Confira abaixo um vídeo review um pouco mais sucinto das informações principais do game relativas a história, mecânicas de gameplay, jogabilidade e sobre o que achamos do game.