GTA The Trilogy The Definitive EditionGTA The Trilogy The Definitive Edition

Lançado na semana passada, GTA The Trilogy The Definitive Edition apresenta bugs, problemas visuais e de performance em versões de PC e consoles.

Lançamento e problemas

Lançado em 11 de Novembro de 2021, GTA The Trilogy The Definitive Edition prometia trazer versões atualizadas de três games da franquia GTA: GTA III, Vice City e San Andreas. Apesar do hype gerado entre os fãs com o lançamento da trilogia para consoles de nova geração e PC, com melhorias visuais e de controles, o produto final apresentou um nível de qualidade muito inferior ao que era esperado.

Entre os problemas apresentados estão bugs visuais, erros na escrita de placas e faixadas de lojas, modelos de personagens com proporções distorcidas e exageradas e até mesmo um bug que já esteve presente na versão original de PC. Sem contar as falhas que rapidamente estão se espalhando pela internet, a fato de músicas terem sido removidas por questões legais não agradou quem jogou os games originais.

Eventos anteriores ao lançamento

Antes mesmo da confirmação de que algo envolvendo os games da franquia estava para acontecer, Take-Two, empresa mãe da Rockstar Games começou e agir legalmente contra mods e projetos de fãs relacionados com jogos da linha GTA. Uma série de modificações e outros projetos começaram a receber notificações para que fossem retirados do ar, o que incluiu até mesmo um projeto que usava engenharia reversa no código de GTA 3 e Vice City foi derrubado mas voltou a ficar online após algum tempo.

Enquanto ações legais eram tomadas contra modders, que antes eram deixados relativamente em paz, boatos começaram a surgir de que três games da franquia seriam relançados para a nova geração de consoles e PC. Apesar de não haver confirmação oficial até aqui, o fato de mods estarem sendo removidos serviu como um grande indicativo de que o remake/remaster estaria por vir.

Quando a coleção foi finalmente anunciada no Twitter e com uma publicação no site oficial da Rockstar Games, foi revelado que os games originais que compõe a Edição Definitiva seriam retirados de lojas virtuais a partir do dia 11 de Outubro. A decisão foi vista como um forma de limitar as opções de compras dos jogos, naturalmente deixando alguns membros da comunidade gamer com uma leve suspeita do que realmente seria a versão final dos novos lançamentos.

11 de Novembro – Lançamento de GTA The Trilogy The Definitive Edition

Apesar de ter o lançamento oficial marcado para 11 de Novembro, jogadores presentes da Austrália tiveram acesso liberado ao game por algumas horas no dia anterior ao lançamento oficial. Naturalmente imagens do produto final começaram a surgir no Youtube e Reddit, finalmente sendo possível ver as melhorias aplicadas aos games.

Como era de se esperar, os visuais deram uma melhorada significativa em comparação aos games originais e as novas adições, como possibilidade de recomeçar uma missão de forma imediata e a roda de seleção de armas em jogos mais modernos estavam presentes. O acesso ao game foi novamente bloqueado após as imagens terem surgido online.

Finalmente, no dia 11 de Novembro, The Trilogy foi lançado de forma oficial mas diversos problemas começaram a surgir. Jogadores que compraram a coleção para console começaram a relatar diversos bugs, aparência bizarra dos personagens do jogo, proporções de membros completamente distorcidas, erros de grafia nas placas pelas cidades, visual cartunizado e a estranheza que a falta da nevoa provoca quando o mapa é visto de longe, revelando modelos em resolução baixa para compor o cenário.

Para adicionar ainda mais problemas na já extensa lista, foi descoberto que uma parte das musicas presentes em GTA San Andreas e Vice City teve que ser removida por problemas com suas respectivas licenças, além de, segundo o produtor da trilogia, ter alguns cheat codes também removidos por problemas de natureza técnica mas quais exatamente não foram revelados.

Arquivos ocultos revelados na versão de PC

Com o já lançamento tumultuado da trilogia, uma postagem no Twitter feita por Ash R. revelou que as músicas cortadas de GTA San Andreas ainda estão presentes no game, apenas estão impedidas de tocar por um script nos arquivos do jogo. Quanto a Vice City, as músicas com licenças expiradas realmente não estão presentes mas outras que deveriam ter sido cortadas estão apenas desabilitadas.

Ainda na versão de PC foi possível acessar comentários nos códios dos games dos desenvolvedores originais dos games, juntamente com um arquivo contendo todos os scripts de todos os jogos da Definitive Edition. O achado foi batizado como “Santo Graal” devido ao peso e importância do que foi encontrado.

Após a descoberta dos arquivos, o app da Rockstar Games no PC foi retirado do ar para manutenção, ficando por cerca de 15 horas indisponível. Mesmo após o retorno do serviço, jogadores que compraram os games no PC pela loja da Rockstar não tiveram acesso ao game por um certo tempo para a retirada de aquivos deixados de forma acidental nos games.

O game foi novamente disponibilizado para download e compra pelo app, atualmente a única forma de adquirir GTA The Trilogy The Definitive Edition e o trabalho em correções está em andamento.

GTA The Trilogy tem até agora uma das notas mais baixas no site metacritic, marcando apenas 0.5 nas avaliações dos usuários e conta com mais de 2600 avaliações. Existe a suspeita entre membros de fóruns e fãs dos games de que já se esperava que o lançamento encontrasse problemas, sendo o motivo de não terem sido enviadas cópias do jogo para membros da imprensa.

Segue uma comparação entre o remaster e original para Vice City.

Fonte: ChrisBn no Youtube.

One thought on “GTA The Trilogy – Resumo da Situação Atual”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *