GTA V pode ser banido dos Estados Unidos se um novo projeto de lei for aprovado. Jogos da natureza de GTA sempre foram motivo de controvérsia em determinados países e essa não é a primeira vez que a série produzida pela Rockstar é ameaçada de sofrer alguma forma de banimento. Dessa vez, o responsável por trazer o assunto de volta em cena é Marcus Evans Jr. – membro da Câmara dos EUA.
- Confira mais notícias e curiosidades no nosso Blog.
O objetivo de Marcus é alterar uma lei datada de 2012 que proibiu a comercialização de determinados jogos para menores de idade. O projeto visa não só à proibição da venda de jogos que apresentam “violência psicológica” para menores, mas também para adultos. Na visão do político, esses tipos jogos promovem a violência e atividades criminosas que, em contrapartida, afetam negativamente a sociedade.
Marcus e um colaborador do projeto, Early Walker, dizem que o jogo se tornou um problema por promover crime e violência na sociedade, em particular, Early critica a promoção de roubo de carros que o jogo promove.
- Anuncie consoles, jogos e acessórios no nosso Site de Classificados.
Um outro ponto pretendido pelo projeto é a mudança da definição de “jogos violentos”, ou, como o projeto define: “Controle de um personagem em um jogo eletrônico que é encorajado a praticar violência de humano para humano na qual o jogador mata ou cause danos físicos ou psicológicos a outro humano ou animal.”
- Siga nossa perfil no Instagram.
Por agora, resta esperar para ver o que virá desse projeto de lei e o que as partes irão dizer sobre o assunto. Lembrando que essa não é a primeira vez que essa iniciativa é tomada por parte de políticos ou outras entidades diversas. Tanto nos EUA quanto no Brasil, iniciativas semelhantes foram tomadas, mas não atingiram seu objetivo. Caso o projeto de lei de Marcus seja aprovado, não só GTA sofrerá consequências, mas também vários outros jogos semelhantes.