Gran Turismo Sophy, projeto de Inteligencia Artificial da Sony em parceria com Polyphony Digital, criadora e desenvolvedora da franquia Gran Turismo e o time de Cloud Gaming da Sony Interactive Entertainment (SIE), foi anunciada em uma publicação no site Sony IA, em Inglês. GT Sophy ou apenas Sophy ainda não está pronta para ser lançada em jogos futuros mas já é uma excelente motorista.
A criação de Sophy representa um grande avanço e dedicação de dois anos de trabalho e pesquisa da Sony com a desenvolvedora de Gran Turismo e uso da estrutura de jogo em nuvem da Sony para treinar a IA para competir com os melhores jogadores. A postagem segue dizendo quais foram os desafios enfrentados e diz como Sophy é diferente de outras IAs que também usam jogos como forma de treinamento.
A nova IA usa um método de treinamento novo chamado de “Reinforcement Learning“, algo como “Aprendizado Reforçado”, em tradução literal. Sophy recebe avaliações sobre como foi sua performance em uma pista/sessão de treino e também informações sobre como está conduzindo o veiculo atualmente, o que ajuda na tomada de decisões. O que torna a nova motorista diferente dos outros projetos de Inteligencia Artificial é o fato de ela ser capaz de entender a física real simulada em Gran Turismo para conseguir executar ultrapassagens e melhor controlar o carro. Algo que não havia sido feito ainda usando meios de treinamento tradicionais.
Para testar as habilidades da nova Ás do Volante o projeto foi colocado para correr contra a equipe de testes. Apesar de ser bastante rápida, inicialmente Sophy não conseguia manter o carro reto ou realizar manobras muito bem, o que eventualmente mudou e profissionais em direção tiveram que ser chamados.
Um evento chamado “Race Day” foi palco da segunda bateria de testes. Sophy foi colocada contra os melhores pilotos de Gran Turismo e foi levou a melhor, apesar de ter perdido alguns pontos, chegando em primeiro e segundo lugares em várias pistas. O evento durou dois dias. A seguir temos um pequeno vídeo de Sophy correndo contra Emily Jones, finalista do FIA Gran Turismo Championships 2020.
Sophy Contra Emily Jones
O objetivo na criação de Sophy não é fazer um programa de computador ou criar um oponente que seja melhor do que os humanos que jogam o jogo mas sim de ajudar os jogadores a explorar novas rotas.Nesse sentido ajustes e balanceamentos são necessários para que ela não seja um oponente injusto e não leve muitas vantagens sobre adversários humanos.
Sophy ainda não está pronta para ser lançada em versões futuras de Gran Turismo, estando em fase experimental. O próximo vídeo detalha um pouco sobre a criação, treinamento e objetivo da construção da IA.
- Acesse nossa loja e confira as ofertas de jogos para PS4, PS5 e Xbox. Jogos a partir de R$ 60,00, confira.
- Veja também nosso catálogo de Cartões Presente para Playstation e Xbox.
- Acesse nosso Site para mais notícias e curiosidades. Siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram