Artigo God of WarArtigo God of War

Série acompanha a jornada de Kratos contra Deuses e diversas outras figuras mitológicas desde sua primeira aparição, em 2005, no primeiro God of War para PlayStation 2. Conheça um pouco sobre os três principais games e a nova versão lançada em 2018. A versão mais recente para PlayStation 4 pode ser encontrada em nossa Loja Oficial.

Origens e primeira era

O primeiro capítulo na vida de Kratos teve o desenvolvimento iniciado em 2002 após o sucesso do game Kinetica, lançado em 14 de Outubro de 2001. Desenvolvido pela Santa Monica Studios e publicado pela Sony para o famoso PlayStation 2, God of War se tornaria um dos games, e mais tarde uma das séries, mais reconhecidas e famosas do mundo dos games.

A inspiração para o primeiro game, segundo David Jaffe, diretor e criador de God of War, teria vindo da Capcom. Jaffe havia jogado Onimusha e pensado que seria legal usar o conceito do game mas aplicado na mitologia grega. Claro que filmes como “Guerra de Titãs”, 1981 e “Caçadoras da Arca Perdida” também serviram como fonte de inspiração. Antes de ser batizado finalmente como God of War, o título era chamado de Dark Odyssey.

God of War teve uma demo lançada em 1º de Janeiro de 2005. A demo cobria uma parte da batalha inicial do game, indo até certo ponto da luta contra a Hidra. O game completo foi lançado em 22 Março de 2005 nos Estados Unidos. Até o final de Julho, GoW, como é comummente abreviado, já figurava como sexto game mais bem vendido de 2005 e no ano seguinte já havia vendido 1 milhão de cópias, rendendo 43 bilhões em retorno. Era apenas o começo do fenômeno que a série se tornaria.

God of War – 2005

Os Deuses do Olimpo me abondaram. Agora não existe mais esperança.

Kratos – god of war (2005)

O primeiro game apresenta Kratos, um guerreiro brutal e sem compaixão que está a serviço dos Deuses do Olimpo. Apesar de ser a primeira aparição do personagem, as façanhas de Kratos a mando dos Deuses já cobriam dez anos de sua vida. Durante todo esse tempo ele é atormentado pelas coisas que teve que fazer e por um ato que selaria seu destino e para sempre o atormentaria.

Apesar de ser um poderoso general do exército espartano, Kratos caiu em batalha enquanto enfrentava o exercito bárbaro. Para não ser morto pelo oponente, o General jurou servidão a Ares, Deus da Guerra, caso ele o salvasse e desse poder para vencer o inimigo. A jura foi selada com as Laminas do Caos, par de espadas que foi acorrentado aos braços de Kratos como lembrança do acordo. A partir daqui a sede por sangue e conquista tomou controle do guerreiro.

Kratos usando as Lâminas do Caos. Fonte: Moby Games

Os atos de Kratos o levariam a tirar a vida de sua esposa e filha durante uma de suas incursões quando já sob mando de Ares. Após perceber o que havia feito, a última parte da humanidade que restava no soldado morreu. Ele era agora um soldado perfeito, segundo o próprio Deus Da Guerra. Dez anos se passariam até que Kratos descobrisse que foi manipulado por Ares e buscasse vingança.

Um aspecto interessante do primeiro game é o fato da narrativa começar do último ato de Kratos e retrocedendo, sendo os eventos narrados até exatamente o mesmo ponto em que o game começa.

God of War II – 2007

Sequencia direta do primeiro game, GoW II também foi alvo de prêmios e elogios. O sistema de combate é bastante semelhante ao do primeiro game, com Kratos podendo usar armas e magias novas e ainda retendo os ataques especiais capazes de matar alguns inimigos com um único movimento. Os ataques especias funcionam como execuções rápidas em certos casos.

  • Acesse nosso Blog para mais notícias e curiosidades.

Apesar de agora ocupar a posição de novo Deus da Guerra, Kratos ainda não era respeitado pelos outros Deuses. O fato de um mortal ter se tornado um Deus não foi bem visto pelos outros habitantes do Olimpo. O espartano passou a guiar seus seguidores a uma série de vitórias e conquistas, o que elevou ainda mais o descontentamento dos outros Deuses.

Aqui a vingança é o tema principal, tomando o centro da narrativa quando Zeus, logo no inicio do game, engana Kratos e retira sua divindade, ferindo-o gravemente e causando sua queda no mundo dos mortos. Gaia, a titã, o ajuda curando os ferimentos e o instruindo a buscar as Irmãs Destino, de forma que possa voltar no tempo e impedir a traição de Zeus.

Kratos sendo gravemente ferido por Zeus. Fonte Moby Games.

God of War II foi considerado um dos melhores jogos de ação do PlayStation 2 e incrivelmente elogiado pela crítica, recebendo pontuações elevadas em meios especializados, assim como também recebendo títulos como Jogo do Ano e Melhor Jogo de Ação.

God of War III – 2013

A esperança é o que nos torna fortes. É por isso que estamos aqui. É com isso que lutamos quando tudo o mais está perdido.

pandora – God of war III – 2013

Game que encerra os eventos de God of War II, GoW III começa exatamente de onde o segundo capítulo na jornada de Kratos parou, pelo menos nos games do PS2.

A busca por vingança coloca o ex-Deus da Guerra em rota de colisão com todo o Olimpo e com outras figuras que o ajudaram durante parte de seu caminho. Apesar de ser tão elogiado quanto os games anteriores em vários pontos, a narrativa de GoW III recebeu posicionamentos divididos mas nada que impedisse o enorme sucesso do game.

Apesar de ainda ter a vingança como ponto chave, God of War III funciona como uma forma de redenção para Kratos. Claro, finalmente o objetivo do espartano é atingido mas ele precisa aceitar fatos passados de sua vida antes que possa enfrentar Zeus. É aqui que Athena, Deusa que sempre ajudou Kratos nos outros games, se mostra como uma figura manipulativa, empurrando Kratos e Zeus a um embate de forma que ela possa tomar o controle de tudo.

A caixa de Pandora, elemento central no primeiro game, retorna como um dos itens que Kratos deve encontrar para finalmente poder lutar com e derrotar Zeus de uma vez por todas.

Uma curiosidade: o final original do game é diferente do que foi realmente mostrado. David Jaffe, em uma entrevista em 2007, disse que Gow III explicaria o motivo de não haver mais mitos gregos. Seria “um inferno na terra”, com deuses e titãs lutando entre si. Com a morte do panteão grego, outros Deuses se envolveriam no conflito e eventualmente a humanidade deixaria de acreditar nos Deuses. Segundo Jaffe é a única forme que um deus pode realmente morrer. O final usado do game é a visão do diretor Stig Asmussen.

A segunda era

Lançado em 2018 e chamado apenas de God of War, o novo título muda drasticamente a forma como os games da série funcionavam até agora. Kratos usa um machado mágico no lugar das tradicionais lâminas presas em seus braços e divide o protagonismo com seu novo filho, Atreus. A câmera foi mudada para uma visão mais nos ombros de Kratos, abandonando os ângulos fixos usados até então

Desenvolvimento no título começou em 2014, tendo a informação sido confirmada por Cory Barlog, diretor criativo da Santa Monica Studios, na PlayStation Experience do mesmo ano. O projeto ainda estava nos estágios iniciais de desenvolvimento e não se trataria de uma sequência, mas sim de um reboot para a série.

Em 2016, durante a E3, um trailer com gameplay do jogo foi exibido, mostrando que Kratos agora estaria cercado pela Mitologia Nórdica e apresentando Atreus, seu filho. O novo panteão havia sido quase confirmado em uma peça de arte conceitual liberada no mesmo ano, antes da exibição do trailer.

Apesar de realmente seguir os eventos após GoW III, o novo game não apresenta numeração por se tratar de uma reimaginação para a série. Isso se deve ao fato de o game anterior, God of War Ascension, primeiro na cronologia oficial, não ter tido uma recepção boa, fazendo com que muitos na Sony quisessem que a série descansasse um pouco.

Uma sequencia para o game de 2018 está atualmente em produção, chamada de God of War Ragnarok, sem data certa para lançamento. Enquanto isso o game para PlayStation 4 está disponível em nossa Loja Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *