Seguindo o sucesso do primeiro game, a sequencia intitulada Fatal Frame II: Crimson Butterfly foi lançada em 27 de novembro de 2003. Com uma narrativa focada em personagens e lugares diferentes da primeira mas ainda mantendo um ritual como epicentro de um desastre, Fatal Frame II apresenta um salto de qualidade muito grande em relação ao primeiro jogo da série, dos visuais aos controles e funcionamento da câmera. Apesar do visual dos inimigos não ser tão distorcido quanto os do primeiro jogo, Crimson Butterfly ainda é tido como um dos jogos mais assustadores já lançados.
AVISO: o texto contém uma breve descrição do ritual em que Fatal Frame II se baseia. O conteúdo, apesar de não muito detalhado, pode ser incomodo para alguns leitores.
O local do novo pesadelo
Fatal Frame II nos apresenta a uma vila, chamada de “All God’s Village”. Tudo o que se sabe, pelo menos antes do jogo começar, é que a vila simplesmente desapareceu da noite para o dia. Ninguém sabe explicar o motivo ou mesmo o que aconteceu com os moradores do lugar. A área em que a vila ficava agora é tida como assombrada, sendo a causa do sumiço de um número de pessoas que se aventuraram dentro da região. Nós ate encontramos os fantasmas de um casal que desapareceu antes dos eventos envolvendo nossas duas protagonistas começarem.
All God’s Village é um lugar gigante e com áreas variadas. Temos casas, templos, um pequeno cemitério, cavernas e passagens subterrâneas para explorar e tentar descobrir o que aconteceu com a vila e, novamente, tentar escapar antes que o pior aconteça.
O novo ritual
Assim como o primeiro game, Fatal Frame II apresenta um ritual que, apesar de ter passos diferentes dos seguidos no jogo anterior, tem objetivos similares: evitar que o abismo se abra e um desastre, Repenteance (algo como “Arrependimento”), ocorra. Chamado de “Crimson Sacrifice Ritual“, o novo ritual usa gêmeos que, segundo a crença da vila, dividem uma mesma alma. O objetivo do ritual era unir a alma em um dos gêmeos e a energia liberada durante o processo seria usada para acalmar o abismo evitando que o desastre ocorra.
Tipicamente os jovens usados tinham cerca de 15 anos mas existem casos em que jovens de idade menor passaram pelo ritual. Para que tudo dê certo, o mais jovem dos gêmeos, durante o ritual, deve enforcar o mais velho durante uma cerimônia. Após o ocorrido, segundo a crença da vila, o irmão mais velho se tornaria uma borboleta vermelha(o formato das mãos no pescoço lembra uma borboleta) e protegeria a vila. Caso algo dê errado existe um segundo ritual que pode ser feito um ano após o primeiro, chamado de “Kusabi”. Kusabi consiste em usar alguém de fora da vila como sacrifício para acalmar o abismo. Quanto mais a vítima do Kusabi sofrer, maior será o efeito calmante do ritual.
Nem é preciso dizer que o jogo se passa após os dois rituais darem errado e o pior acontecer com a vila. Na verdade uma série de pequenos desastres começa a acontecer após o primeiro rito falhar. Doenças e perda de plantações começam a afligir a vila e o desespero por tentar corrigir as coisas acaba tomando conta de todo mundo. Num esforço final, os habitantes tentam fazer o Kusabi usando um forasteiro mas até mesmo isso dá errado e a vila é consumida pelo desastre.
Personagens
Somos apresentados a um número maior de personagens, seja apenas por documentos encontrados no jogo ou que interagem com o jogador durante a trama. Para não alongar muito o artigo, o que pode ser um pouco complicado devido ao tamanho do jogo e eventos, vamos apenas comentar dos principais.
- Sae e Yae Kurosawa
Eram as próximas a passar pelo ritual. Aconselhadas pelo sobrevivente do último sacrifício, elas tentam escapar da vila antes que tenham que participar da cerimônia. A tentativa de fuga dá errado e Sae foi capturada e lavada de volta para a vila. Desesperados, os moradores da vila tentam seguir o ritual com apenas uma das irmãs, o que acaba dando errado. Sae retorna como espírito vingativo e começa a atacar os envolvidos no ritual e na vila.
- Itsuki Tatchibana
Sobrevivente do último ritual. Itsuki é um dos espíritos presos na vila após o desastre mas, diferentemente de boa parte dos encontrados no jogo, é um dos poucos pacíficos. O ritual em que ele participou falhou em acalmar o abismo, o que fez com que Sae e Yae fossem escolhidas como as próximas, digamos, vitimas. Itsuki fica preso em um armazém e pode ser visitado pelo jogador. Ao ser visitado, Itsuki dá dicas do que fazer para seguir o jogo, caso o jogador se perca.
- Mio e Mayu Amakura
Protagonistas dos eventos que transcorrem no game. As irmãs acabaram na vila ao visitar um lugar em que costumavam brincar quando crianças. Ainda crianças, Mayu sofre um acidente que acaba por limitar os movimentos de uma de suas pernas e faz com que ela fique dependente de sua irmã. Os eventos do game começam quando Mayu tenta seguir uma borboleta vermelha e acaba se separando de Mio, eventualmente ficando presa na vila com a irmã. Mayu é possuída por Sae, agora um espirito vingativo, e passa a perambular pela vila, fazendo com que Mio tenha que tentar liberta-la de alguma forma e fugir do lugar.
O enredo
Como já dito nos parágrafos anteriores, o jogador é colocado no papel das irmãs Mayu e Mio Amakura. Elas visitavam um lugar em que costumavam brincar quando crianças, já que uma represa vai ser construída e inundar o local. Mio acaba caindo no sono e perdendo Mayu de vista. Desesperada, Mio começa a procurar a irmã, indo cada vez mais para dentro da floresta, eventualmente cruzando a fronteira para dentro da vila. Sem ter como voltar, já que o caminho que as irmãs usaram para chegar na vila desapareceu, a única escolha é explorar o lugar e tentar encontrar outra saída.
Enquanto tentam descobrir como escapar, a vila parece exercer alguma influência sobre Mayu, que acaba por ficar em transe e se separando da irmã. Ao explorar o lugar sozinha, Mio encontra Itsuki, amigo de Sae e Yae, e eventualmente descobre a verdade sobre o vilarejo.
Os espíritos presos na vila estão tentando completar o ritual que Sae e Yae deveriam ter feito para poder conter a força do abismo que fica a baixo da vila. Existe uma certa similaridade entre Sae, Yae, Mayu e Mio, o que explica a tentativa de tentar completar o ritual por parte dos fantasmas. Até mesmo Itsuki se refere a Mio como Yae. Mayu, possuída pelo espirito vingativo de Sae, tenta fazer com o que Mio complete o ritual usando Mayu como sacrifício. Cabe a Mio descobrir uma forma de recuperar Mayu e escapar com a ajuda de Itsuki.
Como o jogo funciona e melhorias quanto ao anterior
O jogador é colocado na pele das irmãs Mayu e Mio. Mio é de fato a personagem que o jogador controla por boa parte do game e que deve lutar contra os espíritos que estão presos na vila. Durante a narrativa, as irmãs ficam juntas mas eventualmente se separam por influencia de Sae e por ações dos outros espíritos. Enquanto juntas, alguns espíritos tentam atacar Mayu, quando separadas todos os inimigos focam a atenção em Mio. Em certas parte o jogador assume o controle de Mayu mas apenas para completar trechos já pre-definidos, sem que haja a possibilidade de escolha de caminho.
Como arma, o jogador tem novamente a câmera obscura mas, diferentemente do jogo anterior, aqui ela foi criada por um pesquisador. Esse detalhe dá a entender que pelo menos duas câmeras com habilidades similares existem no universo do jogo: a que foi deixada como herança para os irmãos no primeiro jogo e a que foi criada na sequencia por Kunihiko Asou.
A câmera pode exorcizar os inimigos encontrados na vila e revelar segredos que ajudam a resolver os puzzles que são muito mais frequentes aqui, já que se trata de um jogo maior. A câmera ainda usa filmes e tem funções auxiliares que podem ser usadas com mais frequência, já que faz uso da energia retirada dos espíritos com cada foto e não depende de itens específicos como no capitulo anterior, uma melhoria muito bem recebida pelos jogadores.
Diferentes tipos de filmes estão espalhados pelo jogo, cada um com um nível de poder diferente. O combate com a câmera permanece igual, fotos são usadas para derrotar os fantasmas e quanto mais próximo o inimigo, maior o dano causado, o que dá pontos ao jogador que, por sua vez, podem ser usados juntamente com as spirit orbs para melhorar a câmera. Importante destacar que o filme mais básico e com pouco poder de exorcismo agora é ilimitado.
Visualmente, Fatal Frame II dá um salto gigante em relação ao anterior. Os personagens estão mais bonitos e detalhados, assim como os ambientes que estão maiores e variados. Cada novo lugar que o jogador visita tem uma atmosfera única, dos corredores das casas até áreas externas. O nível de detalhe é tão grande que é possível ver Mayu piscando quando o jogador fica com a câmera apontada para ela e olhando ao redor, como se estivesse com medo de onde está. Áreas internas, como casas e templos tem iluminação variada e alguns itens de decoração, pequenas cortinas, se movem com a leve brisa que bate em alguns lugares.
Os inimigos estão um pouco menos assustadores do que os do primeiro game. Em parte isso se deve ao fato de que muitos jogadores não conseguiram terminar o primeiro Fatal Frame por ser assustador de mais, apesar de terem dito que o game tem um enredo muito bom. O jogador enfrenta os espíritos que ficaram presos na vila após o desastre e se tornaram espíritos vingativos. Há também a presença de pessoas que simplesmente se perderam na floresta e acabaram na vila, de forma similar a Mayu e Mio.
Os famosos puzzles estão mais frequentes aqui e, dessa vez, não temos que consultar documentos para saber o significado de algum símbolo usado na solução, o que ocorria no primeiro game. Talvez o único “problema” seja o fato do jogador ter que buscar peças para alguns enigmas em vários locais pela vila, o que considerando o tamanho do lugar, pode aumentar um pouco o fator “andar em círculos”.
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Como dito antes, caso o jogador se perca, é possível ir até o armazém para que Itsuki dê dicas do que fazer ou para onde ir. Itsuki é de grande ajuda para quem está jogando pela primeira vez ou para quem tem poucas horas para dedicar a jogatina.
O áudio foi significativamente melhorado em relação ao anterior, com destaque para uma melhor dublagem dos personagens. Agora é possível escutar o que eles dizem com mais facilidade. A presença de legendas também ajuda bastante a seguir melhor o que é dito.
A movimentação foi significativamente melhorada. Os controles estão mais suaves e menos travados do que antes mas ainda mantem a limitação comum em survivor horrors. É possível andar ou dar uma leve corrida, ambas as ações com animações mais fluídas que o primeiro jogo.
Recepção e versões
Fatal Freme II Crimson Butterfly foi lançado originalmente para Playstation 2 em 2003, tendo sido mais tarde relançado na Playstation Store em 2013. Um versão melhorada do game foi lançada para Xbox. A nova versão apresenta visuais melhorados, um final adicional, roupas adicionais e uma loja em que é possível trocar pontos por itens. O game foi recebido de forma bastante positiva pela critica e conquistou pontuações bastante altas em meios especializados, tendo sido nomeado, em 2003, como jogo mais assustador já lançado.
Conclusão
Fatal Frame II – Crimson Butterfly é um dos casos em que a sequencia consegue se sair melhor do que o original, melhorando tudo o que foi apresentado no primeiro jogo, adicionando novidades por conta própria e criando e expandindo o próprio mundo. Sendo uma sequencia mas não tendo ligação com os eventos do primeiro game, pode ser aproveitado sem que haja a necessidade de se entender alguma coisa do capítulo anterior. É um ótimo ponto de entrada para a trilogia original no Playstation 2 ou para quem quer experimentar um survivor horror pela primeira vez.
E como o anterior, existem funções adicionais para a câmera, roupas e finais diferentes que podem ser desbloqueados a depender da dificuldade em que o jogo é terminado. A spirit list, lista de fantasmas que aparecerem no jogo, está de volta e completá-la destrava mais itens para o jogo. Um modo de missões é liberado ao terminar o game pela primeira vez e, novamente, dependendo da performance nas missões é possível liberar mais conteúdo adicional.
Fatal Frame II continua sendo um dos grandes referentes do gênero survivor horror mesmo tendo sido lançado há anos. Muito recomendado para quem apenas ouviu falar da série ou quem quer experimentar algo diferente do que existe hoje em dia dentro do survivor horror.
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Referências
alguns documentos dentro do jogo;
As imagens usadas no artigo podem ser encontradas aqui.
[…] Fatal Frame II – aperfeiçoando a fórmula […]