Falsificador de Games Raros é Descoberto Por ColecionadoresFalsificador de Games Raros é Descoberto Por Colecionadores

Um falsificador de games antigos foi aparentemente descoberto por membros de um gropo no Facebook relacionado a coleção de jogos antigos e raros. O grupo, que atende pelo nome de Big Box PC Game Collectors, começou a reunir evidências depois que um de seus membros, chamado apenas de Kevin, percebeu que alguns detalhes dos items que comprou de Enrico Ricciardi estavam um pouco estranhos. Após verificar o que foi adquirido de Enrico com items comprados no mercado, Kevin teria alertado membros do grupo de que mais itens poderiam ter procedência duvidosa.

O alerta dado por Kevin fez com que outros membros do grupo que também compraram jogos de Enrico verificassem o que foi recebido. Diversos detalhes nas capas, manuais e até mesmo ilustrações do material vendido por Ricciardi eventualmente se mostraram reproduções feitas com meios modernos e qualidade inferior se comparadas com os originais. Havia até mesmo disquetes simplesmente vazios, sem qualquer tipo de informação gravada.

Publicaçãode um dos membros sobre as falsificações.

Isso costumava ser as peças principais da minha coleção de jogos antigos e raros. Agora Acontece que fui enganado e comprei falsificações de uma figura já conhecida.

Tradução adaptada.
falsificador
Uma das comparações – Game de Enrico e original logo abaixo.

O pontapé incial que provocou a investigação toda veio do próprio Enrico quando questionado por Kevin se um dos jogos comprados, Akalabeth, era verídico. Ricciardi, segundo a documentação do caso, “teria aludido que Akalabeth era falso e deveria ser destruído.”

A documentação completa produzida pelos envolvidos na investigação pode ser vista aqui. Lembrando que tudo se encontra em Inglês já que o grupo de colecionadores é estrangeiro. Quem se pergunta por que os jogos/disquetes não foram testados deve manter em mente que muitos dos itens são muito velhos e existe o risco de causar dano a um possível original, sem falar que a tecnologia usada para jogá-los foi deixada pra trás há muito tempo. Os colecionadores não os compram para jogar mas sim para fins de exposição.

A revelação causou a expulsão de Enrico do grupo, onde atuava como um dos moderadores.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *