Eve Online capaEve Online capa

Jogadores de Eve Online, um RPG massivo com temática de ficção cientifica onde é possível pilotar naves por uma galaxia gigantesca, forneceram o equivalente a 330 anos de pesquisa sobre a COVID-19.

O que é Eve Online

Eve Online é um MMPRPG espacial onde jogadores são livres para interagir e jogar o game sem estarem presos a uma narrativa ou sequencia de eventos. O game tem tudo que se pode esperar de um título com a temática de ficção cientifica e exploração espacial: centenas de naves espetaculares, conflitos gigantes entre jogadores, guerras espaciais, sistema de política, contrabando espacial e mais uma infinidade de tarefas e atividades. Mais detalhes podem ser vistos no site oficial do game.

Como o game tem ajudado contra a COVID-19

Cientistas e pesquisadores têm corrido contra o tempo para aprender mais sobre a nova variante do coronavírus que tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo. Normalmente a quantidade de dados nesse tipo de pesquisa é enorme e projetos que envolvem recrutar a ajuda de cidadãos nasceram. Chamados de Citizen Science Projects, ou Projetos de Ciência Cidadã, tarefas que mais se assemelham a jogos foram desenvolvidas e cada tarefa completada gera mais dados de pesquisa e em menor tempo. O problema é que as tarefas são abandonadas em pouco tempo por serem repetitivas , apesar da boa intenção por trás. É ai que Eve Online entra em cena.

Chamado de Project Discovery, o evento em Eve online é um dos Projetos de Ciência Cidadã que busca produzir dados de pesquisa sobre a nova variante do coronavírus. Os jogadores completam tarefas de identificar aglomerados de células em amostras e desenhar círculos ao redor delas. Como a tarefa foi implementada em um MMORPG milhares de jogadores estão sempre participando e gerando dados importantes para ajudar os pesquisadores da COVID-19. Cerca 330 anos de dados de pesquisa já foram gerados pelos jogadores de Eve Online.

A ideia de combinar o game online com o projeto de pesquisa veio justamente da falta de engajamento que versões anteriores de outros projetos de ciência cidadã tiveram. Como dito anteriormente, apesar da boa vontade dos participantes, as tarefas eram abandonadas em pouco tempo por serem repetitivas e não haver algum tipo de recompensa por participar. Combinar o MMO com a pesquisa da COVID-19 foi certeiro pois os jogadores já estão acostumados a executar tarefas repetitivas e são incentivados por recompensas ao concluir as tarefas de pesquisa.

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Bom saber que nossa forma favorita de entretenimento pode ser usada para coisas positivas, não é mesmo ?

Vídeo que mostra como o mini game funciona.

Mais informações sobre o projeto discovery podem ser vistas no site do game.

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