Vídeo publicado no canal PlayStation Access mostra como as tecnologias implementadas no controle do PlayStation 5 funcionam.
DualSense
Desde o surgimento e popularização dos vídeo games diferentes tipos de controles já nos agraciaram com sua criatividade ou funções diferentes. Dos primeiros controles com apenas dois ou três botões até os com funções turbo e possibilidade de programação, diversas encarnações do periférico tentaram mudar a forma com que jogamos mas talvez apenas um tenha conseguido.
Agora chamado de DualSense, o controle que acompanha o PlayStation 5 é capaz de prover um nível de imersão inédito graças a gama de tecnologias implementadas em sua construção. Da sensação de andar em diferentes superfícies, sentir mudanças climáticas e até mesmo sentir a diferença entre armas nos jogos, o DualSense é, por si só uma peça impressionante de tecnologia.
Um vídeo publicado no cana PlayStation Access ajuda a explicar como o controle é capaz de melhorar drasticamente o nível de imersão em jogos que dão suporte aos gatilhos adaptáveis e para a tecnologia haptic feedback.
Haptic Feedback
Tecnologia responsável por prover diferentes sensações ao jogador durante as horas mergulhado em seu game favorito. A palavra “Háptico”, traduzida para o português, tem origem grega, significando “relativo ao toque”. Como o próprio nome já indica, o recurso é capaz de transmitir diferentes sensações para quem segura o controle, seja uma leve chuva caindo, vento, diferentes tipos de chão e até mesmo a diferença entre andar e caminhar.
Pode parecer um mecanismo complicado de se imaginar o funcionamento e, verdade seja dita, parece realmente complicado mas seu funcionamento é bastante simples. O mecanismo responsável pela função é um conjunto de duas partes. A primeira, chamada de Voice Coil Actuator, ou Atuador de Bobina por Voz, em tradução direta, funciona como um pequeno alto falante que vibra de acordo com as ondas sonoras que passam por ele. Combinado com pesos que funcionam em conjunto com imãs e controlando a frequência e amplitude do som é possível criar a gama de sensações descritas acima e, dependendo do suporte que o game tem, inúmeras outras.
Gatilhos Adaptáveis
Com implementação mais simples do que o Haptic Feedback, pelo menos quando não entrando em detalhes mais técnicos, os gatilhos adaptáveis do DualSense são uma tecnologia separada do Haptic, apensar de parecer pertencer ao mesmo grupo.
Os gatilhos do PlayStation 5, assim como os presentes desde o DualShock 3, são botões com “área de ação” diferente dos demais botões do controle, podendo ser pressionados por uma área maior e com estágios diferentes. Cada gatilho agora tem pequenos motores que exercem uma força contrária a que o jogador usa para pressionar os botões. É como se o controle “empurrasse” o botão ao mesmo tempo em que o jogador o pressiona.
A implementação dos motores gera a possibilidade de criar estágios diferentes no botão que correspondem a ações específicas no jogo. Armas agora tem pesos e acionamentos diferentes, mecanismos respondem a ação de serem pressionados com nível de força diferentes.
A tecnologia continua evoluindo
Graças à possibilidade de atualizar o firmware presente no DualSense, o que torna a tecnologia presente no controle capaz de evoluir e melhorar com o tempo, é possível criar mais formas diferentes de usar os recursos presentes no dispositivo. Com o tempo e adoção do suporte por mais games, o nível de imersão criado por novas experiências tem potencial para gerar sensações nunca vistas antes em um jogo.
As informações apresentadas aqui podem ser vistas com mais detalhes, assim como comentários sobre implementações e outros detalhes, no vídeo publicano no canal PlayStation Access. No vídeo, Toshimasa Aoki, Diretor de Gerenciamento de Produtos da Sony Interactive Entertainment e Mike Daly, Lead Designer da Insomniac discutem vários aspectos do controle.
Anuncie consoles, jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios. Siga nossa página no Instagram, acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades e visite nossa Loja Oficial.