Lançado para o primeiro playstation em 1º de Julho de 1999, tendo versões para PC e Dreamcast, Dino Crisis é um survivor horror que coloca o jogador em uma enorme instalação de pesquisa que foi dominada por dinossauros após um acidente. O game foi produzido por Shinji Mikami e desenvolvido pelo Capcom Production Studio 4. O conceito pode parecer um pouco estranho mas funciona bem e pode ficar mais complicado do que realmente parece.
Nos próximos parágrafos falaremos um pouco de mais um clássico dos games e daremos detalhes importantes sobre o que e como o enredo acontece, assim como quem são os personagens envolvidos.
Enredo
Em 2006 esforços em busca de uma nova fonte de energia limpa estavam sendo conduzidos e liderados pelo Dr. Edward Kirk. Infelizmente, como é relatado pelo agente Tom logo no começo do game, o governo cortou o financiamento do projeto mas Dr. Kirk decide continuar a pesquisa mesmo sem suporte oficial. Não demora muito até que um acidente ocorra no laboratório e cause o falecimento do pesquisador.
Em 2009 Tom é enviado para investigar uma instalação de pesquisa localizada na Ilha Ibis. Infiltrado como cientista, o objetivo de Tom é descobrir se a instalação está sendo usada para desenvolver algum tipo de arma. Eventualmente o agente descobre que Dr. Kirk está vivo e continuando sua pesquisa sobre a 3ª Energia, a nova forma de produção de energia ilimitada imaginada por Kirk. Tom suspeita que o governo esteja envolvido na falsa morte do pesquisador mas não dá mais detalhes. No fim do relatório do agente existe a recomendação que uma equipe seja mandada para a Ilha para recuperar Dr. Kirk.
Seguindo a recomendação do relatório, uma equipe é montada e enviada para a Ilha. O time, composto por quatro membros, Regina, Gail, Rick e Cooper, se infiltra na Ilha durante a noite com a ajuda de um helicóptero. Infelizmente Cooper é separado do restante da equipe durante o salto e acaba morto na floresta por um T-Rex. O restante do time, sem saber do ocorrido, segue para a instalação de pesquisa.
Já na instalação o time nota algo estranho. O lugar parece estar deserto e sem energia. Sinais de que alguma coisa aconteceu são encontrados logo na entrada do lugar mas não se sabe exatamente o que. Eventualmente os corpos dos pesquisadores e demais membros da base de pesquisa são encontrados espalhados pelo lugar. Alguma coisa os atacou e julgando pelo estado em que foram encontrados o ataque foi repentino. Após religar um gerador, Regina escuta Gail lutando contra alguma coisa e ela mesma é atacada por um Velocipator.
Cientes do que devem enfrentar e ainda sem pistas do paradeiro de Dr. Kirk ou mesmo se ele ainda está vivo, a equipe deve investigar a ilha e tentar sobreviver aos constantes ataques por parte dos dinossauros e, com um pouco de sorte, completar a missão.
A 3ª ENERGIA E O ACIDENTE
Originalmente concebia por Dr. Kirk, a 3ª energia seria a solução para o problema de produção de energia mundial. Segundo documentos escritos pelo próprio pesquisador, sua criação seria capaz de produzir enormes quantidades de energia a partir do ar, de forma limpa e sem produzir qualquer tipo de resíduo.
Como dito na explicação sobre o enredo de Dino Crisis, os fundos de pesquisa foram cortados por parte do governo, o que fez com que Dr. Kirk continuasse a pesquisa por si mesmo, sem apoio ou financiamento. Eventualmente Dr. Kirk recebeu uma proposta de financiamento de um governo estrangeiro desde que transformasse sua pesquisa de produção de energia em uma arma. Aceitando a proposta, o pesquisador causa um acidente em seu próprio reator e consegue forjar a própria morte. Com novo financiamento e uma base se pesquisa inteira a seu dispor, Kirk continua sua pesquisa, agora reformulada, no laboratório construído na Ilha Ibis.
Para usar a 3ª Energia como arma, basta causar uma sobrecarga no gerador parte do maquinário necessário para gerar a energia. A sobrecarga cria uma explosão capaz de evaporar de forma instantânea tudo em seu caminho. Apesar dessa possibilidade, é revelado em um dos documentos espalhados pelo jogo que ainda não é possível controlar a quantidade de energia liberada na sobrecarga mas que ajustes podem ser feitos no projeto para tentar ganhar algum controle.
O acidente que causa o surgimento dos dinossauros na ilha acontece durante um dos testes de sobrecarga do reator. Devido a falta de um modo eficaz de controle da energia o experimento sai rapidamente de controle e uma enorme explosão é criada. Como resultado da explosão brechas no espaço-tempo são abertas e algumas partes da Ilha são trocadas de lugar com suas versões de milhões de anos no passado, o que causa o surgimento dos dinossauros. Não demora muito até que os invasores tomem toda a ilha e matem pesquisadores e militares que acompanhavam o teste.
Mantenha os detalhes sobre a 3ª Energia em mente, eles serão importantes para entender (ou tentar) o segundo game.
Personagens
O grupo de personagens em Dino Crisis é relativamente pequeno, sendo composto pelos membros da S.O.R.T (Secret Operation Raid Team) e os poucos sobreviventes encontrados durante a missão, que não recebem nomes. Os personagens centrais são:
- Regina – especialista em armas do grupo e personagem que o jogador encarna durante a missão. Devido a sua especialidade em armas, Regina é capaz de melhorar o armamento encontrado no game usando upgrades encontrados em alguns locais pela instalação de pesquisa.
- Gail – lider do grupo enviado para recuperar Dr. Kirk. Rick é o mais centrado e frio do grupo, sempre priorizando a missão. Em certo ponto do game ele diz ter algo a mais para fazer na ilha mas não revela detalhes ao time.
- Rick – especialista em computadores e sistemas de segurança. Rick funciona como o alivio comico do time e, ao contrário de Gail, sempre tenta ajudar outro membro da equipe ou sobrevivente. Essa diferença de atitudes faz com que ele e Gail tenham desavenças sobre o que deve ser feito.
- Cooper – Operador de rádio e especialista em comunicação. Cooper é separado do time logo no começo da missão. Uma rajada de vento o separa do time após o salto do helicóptero, fazendo com que ele caia no meio da região de floresta da Ilha e seja devorado por um T-Rex.
- Tom – o agente enviado disfarçado como pesquisador para a Ilha. A missão de recuperação de Dr. Kirk acontece após Tom relatar que o pesquisador ainda está vivo e trabalhando em sua pesquisa sobre a 3ª Energia. O jogador pode encontrar Tom por um breve momento, dependendo das escolhas que faz em certas partes do game.
- Dr. Kirk – cientista que teoriza a existência da 3ª Energia e principal pesquisador do tema. Kirk é a maior autoridade em pesquisa energética no game e tido como um verdadeiro gênio. É descrito por outros pesquisadores como arrogante e frio, sem interesse em outras coisas a não ser sua pesquisa. Dá pouco valor a outras pessoas e é capaz de sacrificá-las se isso significar que sua pesquisa obterá benefícios. É resgatado pela equipe da S.O.R.T após uma série de incidentes na Ilha.
- S.O.R.T – é a organização a qual os cinco primeiros personagens listados aqui fazem parte. A organização é capaz de executar missões de espionagem, sabotagem e resgate e atua diretamente sob ordens do governo americano. Interessante frisar que os nomes dos agentes listados acima podem não corresponder a realidade, já que a organização lida com espionagem e missões secretas.
Combate
Aqui existe uma certa similaridade com a mecânica usada nos games inciais da série Resident Evil. Se tratando de um survivor horror, Dino Crisis conta com número limitado de munição e itens de recuperação, o que força o jogador a evitar combates o máximo possível e a guardar munição para momentos em que o combate direto é inevitável. Boa parte das armas disponíveis quase não é capaz de gerar danos significativos nos inimigos, com exceção do lança granadas encontrado em certa altura do game.
Para tentar contornar a fraca eficiência das armas, Regina é capaz de melhorá-las fazendo uso de pequenos upgrades espalhados pela instalação de pesquisa. Os melhoramentos podem ser aplicados na arma inicial de Regina, uma pistola, ou na shotgun encontrada na parte inicial do game. A agente é capaz também de combinar certos químicos para criar dardos tranquilizantes ou com veneno que podem ser usados duas armas mencionadas anteriormente.
A movimentação é um pouco complicada já que não existe suporte ao controle analógico, fazendo uso apenas do D-pad. Pode ser um pouco desconfortável de inicio mas o game é bastante responsivo.
Inimigos
DC apresenta cinco tipos de inimigos que o jogador deve evitar ou lutar contra se a situação pedir. Fugir pode não ser uma boa opção em alguns cenários ou pode não ser uma solução realmente eficaz já que os dinossauros podem seguir Regina, arrombando portas ou saltando grades de segurança.
- Velociraptor – primeiro inimigo e mais recorrente. Os raptors aqui são semelhantes ao vistos nos filmes da franquia Jurassic Park. Fortes e velozes, podem facilmente encurralar o jogador em alguns corredores. Possuem variações que são mais resistentes a danos e mais ferozes. Destaque vai para a ultima forma que esse inimigo apresenta, um raptor de pele azulada. Muito mais resistente e feroz do que os anteriores, é capaz de matar Regina em poucos ataques.
- Ptenanodon – inimigo voador e às vezes mais problemático do que os raptors. Atacam em grupo em partes externas da instalação de pesquisa e podem tanto erguer Regina quanto arremessá-la contra paredes.
- Compsognathus – dificilmente é considerado uma ameaça, mesmo estando em grupo. É muito pequeno e pode ser visto se alimentando de outros dinossauros abatidos pelo game. Um simples disparo da pistola já é capaz de eliminá-los.
- Therizinosaurus – encontrados próximo ao final do game, são muito mais fortes do que os outros inimigos, perdendo apenas para o T-Rex. São lentos mas atacam em grupos e são capazes de causar grandes estragos com poucos golpes. O jogador pode apenas correr e rezar para não ser encurralado por eles ou usar dardos com veneno ou tranquilizantes contra eles. Se tudo mais falhar, o bem e velho lança granadas funciona muito bem contra, apesar de ter pouca munição.
- Tirannosauro Rex – carinhosamente apelidado de T-Rex, é o maior, mais forte e problemático dos inimigos. Não pode ser morto mas é capaz de facilmente matar o jogador com uma única mordida. A única forma de sobreviver a um encontro com ele é usar melhor arma disponível para evitar um de seus ataques ou fugir.
Finais e o que pode ser destravado
DC apresenta três finais diferentes mas que diferentemente de outros survivors horrors, em que finais diferentes são acessados de acordo com a dificuldade em que o game é terminado, aqui eles acontecem de acordo com as escolhas que o jogador faz em certos pontos da missão:
- Primeiro final – Gail se sacrifica para que a missão possa ser completada. Os únicos sobreviventes são os demais membros da S.O.R.T e Dr.Kirk. O T-Rex faz um último esforço para perseguir o time, agora fugindo em um Hovercraft. O dino é morto com uma bomba usada por Regina e os três conseguem escapar.
- Segundo final – Apenas a equipe da S.O.R.T sobrevive. A última luta com o Rex acaba danificando o reator da 3ª Energia, o que acaba gerando um abertura que começa a consumir tudo em seu caminho. A equipe escapa usando o Hovercraft. É incerto se o Rex morreu na reação da energia ou foi apenas levado ao passado novamente.
- Terceiro final – Todos sobrevivem mas Gail é gravemente ferido. O esquipe usa um helicóptero para escapar mas é perseguida novamente pelo Rex. Ao atingir uma distancia segura, Rick usa uma bomba para eliminar o dinossauro.
Completar os três finais do game recompensa o jogador com um lança granadas de munição ilimitada, o que prontamente pede uma nova jogatina apenas para castigar os inimigos. Roupas alternativas podem ser liberadas para Regina, basta terminar o game duas vezes em menos de sete horas. Um modo alternativo, chamado de Operation: WipeOut, pode ser liberado se o game for terminado em menos de cinco horas. É um modo de sobrevivência onde o jogador deve eliminar todos os inimigos em uma área e seguir para a próxima. Não exista recompensa por terminar esse modo, funciona apenas como um mini-game.
Conclusão
Dino Crisis é um game que talvez tenha saído na época errada, sendo visto como um dos vários clones de Resident Evil. Apesar de empregar uma atmosfera e estilo parecido, DC consegue funcionar muito bem por si mesmo e apresenta uma narrativa interessante que consegue se estabelecer com base para o primeiro game mas que se complica um pouco na sequencia.
A ambientação da instalação de pesquisa onde o game se passa é muito bem construída e tem ambientes diferenciados e detalhados. Laboratórios, salas de reunião e demais tem sua própria atmosfera e podem parecer tão grandes e inquietantes ou pequenos e claustrofóbicos conforme o necessário.
Dino Crisis é certamente uma ótima recomendação como título independente ou como uma game similar aos primeiros Resident Evil mas que, apesar de similaridades, é capaz de estabelecer seu próprio universo e ter personagens marcantes e momentos únicos. Infelizmente ainda não temos noticia sobre uma sequencia que siga diretamente o segundo game ou um ramake do original mas não custa sonhar, certo ?
Fontes
Para escrever este artigo foram usadas informações presentes no próprio game e informações presentes na Wiki do game. A capa usada no artigo é creditada ao site Moby Games, demais imagens foram geradas pela equipe de redação usando o recurso de print screen.