Dino Crisis 2 - artigoDino Crisis 2 - artigo

Lançado oficialmente em 13 de Setembro de 2000 para Playstation no japão, e mais tarde tendo versões para PC, Vita e Playstation 3, Dino Crisis 2 muda seu estilo de jogo e traz uma narrativa envolvendo viagem no tempo.

O enredo de Dino Crisis 2

É um pouco complicado dar sentido ao que exatamente acontece em DC2. A narrativa agora tem viagem no tempo como ponto central e isso pode dificultar um pouco a organização. A seguir são apresentados pontos relevantes para que o leitor tenha uma noção do que acontece no game.

DC2 começa em 2010, um ano após os eventos do primeiro game. A pesquisa de Dr. Kirk foi tomada e continuada pelo governo. Infelizmente, para priorizar resultados, medidas de segurança não foram tomadas e um novo acidente ocorreu. Diferentemente de DC1, agora tanto a instalação de pesquisa quanto uma cidade próxima foram mandadas ao passado.

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Uma missão de resgate é montada e enviada para buscar sobreviventes e dados da pesquisa em 10 de maio de 2010. A equipe de resgate é praticamente exterminada por um ataque de velociraptors após chegar. Apenas 3 membros sobrevivem: Regina, Dylan e David. Este ultimo é separado dos outros dois logo no começo do game.

Enquanto buscam sobreviventes, Regina e Dylan pouco a pouco vão juntando as peças de uma realidade muito mais aterradora do que se imaginava inicialmente.

A nova realidade da missão

Logo no começo do game um documento explica que, na verdade, 10 anos se passaram desde o acidente que transportou todos para o passado. O relato escrito diz que o resgate nunca veio e que tudo o suprimento médico foi usado logo no primeiro ano. Mais documentos com relatos desastrosos são encontrados durante o jogo e pouco a pouco as chances de encontrar sobreviventes parecem sumir.

Eventualmente os três sobreviventes conseguem chegar a Edward City, uma cidade construída para abrigar pesquisadores e suas famílias. Regina, Dylan e David chegam tarde de mais. A cidade está sendo invadida e, apesar de mostrarem resistência, os humanos são aniquilados pelas feras. Já não existem sobreviventes naquele mundo, resta apenas recuperar informações sobre o projeto mais recente da 3ª Energia e voltar ao presente. A última etapa da missão se provaria ainda mais complicado.

Dino Crisis 2 - Dylan_David_Regina_City
Dylan, David e Regina após a queda de Edward City.

Não existe passado e talvez não haja um futuro

É próximo ao fim do game que a maior e mais terrível revelação é dada ao jogador. Dois eventos importantes acontecem aqui: um documento é encontrado descrevendo uma catástrofe causada pelo acidente de 2009 e um plano para tentar corrigir tudo e uma mensagem para Dylan.

O documento diz que o primeiro acidente em 2009 (DC1) causou uma série de anomalias no fluxo de tempo. Tais anomalias alteraram a tera após o período cretáceo e por consequência a raça humana pode não existir. Um plano, chamado de Noah’s Ark (Arca de Noé) foi criado para tentar reverter o estrago.

Por sua vez a mensagem, especificamente direcionada para Dylan, entra em detalhes sobre o que era o plano e sobre alguns eventos da vida pessoal do personagem. A ideia de Noah’s Ark era transportar os dinossauros para um período muito no futuro, esperar as anomalias se corrigirem e trazê-los de volta. O plano funciona mas algo acontece e o portal, feito com a 3ª Energia desaparece. Esforços são feitos para construir outro mas já é tarde. Os humanos são atacados pelos dinossauros e quase todos mortos.

É na ultima parte da mensagem holográfica que o jogador fica sabendo da real consequência do uso da pesquisa de Kirk. Todos os eventos descritos até agora se passam no futuro. Nada foi mandado para o passado. Tanto as vítimas do acidente inicial de DC2 quanto a missão de resgate vão para o futuro.

Com o passado drasticamente alterado por conta do incidente de 2009 e o futuro tomado pelos dinossauros do plano Noah’s Ark não resta o que fazer, apenas usar o único portal para voltar ao presente e talvez pensar em uma solução.

Personagens

Dino Crisis 2 tem um número um pouco maior de personagens que participam ativamente da trama. São eles:

  • Regina – Protagonista do game anterior e uma das personagens jogáveis em Dino Crisis 2. Regina foi escalada para a missão por sua experiencia de combate no incidente anterior. A nova mecânica do game permite que Regina seja uma ótima combatente, capaz de usar um arsenal variado para cumprir a missão.
  • Dylan Morton – Tenente da TRAT. É o segundo personagem que o jogador controla. Dylan é um dos novos personagens em DC2. É bastante confiante mas tem um passado envolto em tragédias pessoais e más escolhas. Entra no exercito para tentar se redimir e eventualmente se junta a TRAT.
  • David – Outro membro da TRAT. David é bastante positivo e tem um visual distinto, sempre usando um chapéu de cowboy. É um dos sobreviventes ao ataque inicial dos raptors e, apesar de ser o primeiro a chegar em Edward City, é morto por um Alossauro após ajudar Dylan a abrir passagem por um rio.
  • Paula – garota misteriosa parte de um grupo hostil que ataca o jogador em alguns pontos. É inicialmente hostil com Regina mas amigável com Dylan. Tem problemas para falar, sendo praticamente muda.
  • Coronel Dylan Morton – Apresentado apenas em uma mensagem holográfica, é o responsável pelo plano Noah’s Ark e por revelar o que acontece no futuro a sua versão mais jovem. É o único sobrevivente do acidente ocorrido na última parte do plano Noah’s Ark. No fim da mensagem deixada para seu eu mais jovem, revela que Paula é sua futura filha e que sua esposa, Julia Morton foi morta durante um ataque por parte dos dinossauros.
  • Grupo misterioso – são jovens com o rosto coberto por capacetes. Atacam os humanos sobreviventes do incidente principal em DC2. Mais tarde é revelado que eles são as crianças do futuro que haviam sido colocadas em animação suspensa para que pudessem ser levadas ao presente por Dylan. São hostis com os humanos pois as câmaras usadas para colocá-los em animação suspensa os ensinaram a conviver com os dinossauros, o que fez com que os jovens desenvolvessem um instinto de proteção para com as feras.

Inimigos

O segundo capitulo traz nada menos do que onze tipos de dinossauros diferentes. Felizmente não existem situações em que mais de um tipo aparece para enfrentar o jogador. O raptor está presente como inimigo comum e apresenta novamente suas variantes em cor e força. Demais inimigos são encontrados apenas em algumas áreas. Cenários maiores permitem que um mesmo tipo de inimigo apareça em grupos ou duplas (dependendo do tamanho). Mais informações podem ser encontradas neste link. Listar os tipos e características de cada inimigo alongaria muito o artigo.

Destaque especial vai para o terrível Giganotosauro, maior e mais poderoso dos inimigos mas que felizmente só aparece na última porção do game. É tão forte que foi capaz de matar o T-Rex em poucos golpes e foi preciso usar um laser montado em um satélite para eliminá-lo. Curiosidade, é o rugido do Giganotosauro que é escutado ao iniciar o game.

Combate e como o game funciona

Dino Crisis 2 troca o survivor horror do primeiro pela ação. A mudança permite movimentos mais ágeis com os personagens e ajuda bastante em embates contra inimigos numerosos que agora podem cercar o jogador rapidamente.

Cada parte do jogo em que combate ocorre é dividida em salas. O jogador recebe pontos, chamados de Extinction Points, dependendo da performance em combate em casa sala. Os pontos podem ser trocados mais tarde por armas ou itens de suporte.

Dino Crisis 2 - pontuação
Pontuação dada ao jogador ao completar uma sala.

Cada personagem agora tem acesso a um arsenal variado de armas que são liberadas conforme o jogador progride no game. As armas são variadas em tipo e uso e podem ter sua capacidade de munição melhorada com o uso dos Extinction Points. Armas de suporte também foram introduzidas, dando acesso a pelo menos duas armas por personagem. Apesar do numero bom de armas disponíveis, saber qual usar para que tipo de inimigo presente na área é importante.

Como último detalhe temos a importância de Regina e Dylan para a progressão da narrativa. Sendo de unidades militares diferentes e consequentemente com equipamentos diferentes, o game alterna os personagens sempre que uma certa área tem um obstaculo específico que apenas um deles pode superar. Regina pode abrir fechaduras eletrônicas usando sua StunGun e Dylan pode cortar vinhas que crescem nas portas e bloqueiam a passagem. Essa alternância ajuda a manter o ritmo do game e evita que a jogatina fiquei monótona.

Final

Diferente dos games apresentados nos artigos de clássicos, Dino Crisis 2 apresenta apenas um final. Nos últimos momentos Paula fica presa após um grande computador cair em suas pernas. Dylan diz a Regina para voltar ao presente, ele ficará com Paula. Regina hesita por alguns segundos mas parte com a promessa de voltar para Resgatar Dylan e Paula após usar os dados sobre a 3ª Energia e construir um portal estável (o que ela usa agora funciona apenas uma vez), como instruído pelo Tenente. O game termina com o restante dos computadores caindo sobre Dylan e Paula, seguido por uma explosão que consome o lugar em que estão.

O fim do game é um pouco misterioso já que o jogador sabe que, de alguma forma, Dylan foi salvo, considerando que existe uma gravação feita por ele no futuro mas como exatamente ele foi salvo não é mostrado.

Talvez exista um mistério maior ainda por trás de seu salvamento: nos momentos finais da mensagem descrita acima, Dylan, agora Coronel, diz a seu eu mais jovem “Diga oi para Regina por mim”. Não se sabe o que exatamente isso significa. Pode ser teorizado que ou Dylan e Regina nunca mais se encontraram após o resgate ou, infelizmente, Regina morre em algum ponto no futuro, talvez durante o resgate de Dylan e Paula. Mas isso é apenas especulação.

Conclusão

Dino Crisis 2 abandona o estilo do primeiro jogo e adota uma abordagem mais focada na ação. O game foi recebido de forma positiva mas teve a mudança de survivor horror para ação criticada por alguns fãs. Por outro lado a mudança foi capaz de finalmente romper o estigma de “Resident Evil com dinossauros” que o primeiro título recebeu.

A narrativa é apresentada de forma rápida e pouco explicada. Consequentemente tentar juntar todos os detalhes e traçar uma linha do começo ao fim pode levar um certo tempo. O foco na ação pode ter contribuído para esse pequeno problema.

Os controles são muito bons ainda hoje e muito responsivos. Não leva tempo para se adaptar a eles mesmo que o jogador tenha apenas experimentado jogos mais recentes.

DC2 é uma ótima aventura e um clássico esquecido do Playstation. Se a narrativa envolvendo viagens no tempo e dinossauros não foi capaz de te atrair (tudo bem, reconhecemos que pode ser um conceito um pouco estranho), é certeza que a ação que o título oferece pode te prender.

Fontes

O artigo foi escrito usando como base documentos encontrados no jogo, informações na wiki do game e página na wikipedia. As imagens são creditadas ao site Moby Games.

One thought on “Dino Crisis 2 – De survivor horror para ação”

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