Devil May CryDevil May Cry

Em comemoração aos 20 anos do primeiro Devil May Cry, lançado em 23 de Agosto de 2001, entenda um pouco das origens e veja um breve resumo dos eventos anteriores ao mais recente Devil May Cry 5.

2001 – O nascimento de uma lenda

Originalmente concebido como o que seria Resident Evil 4 mas mais tarde, devido ao uso de elementos sobrenaturais e por sair muito do tema central do universo de RE, seguindo como um título totalmente novo, Devil May Cry foi lançado em 23 de agosto de 2001 como exclusivo para o PlayStation 2 e introduziu Dante, filho do Lendário Cavaleiro Negro Sparda e sua luta constante contra ameaças demoníacas.

No primeiro game da série, pelo menos na ordem de lançamento, somos apresentados a Dante, um poderoso caçador de demônios que comanda um pequeno negócio de extermínio de demônios nos tempos modernos. Apesar da natureza do negócio, Dante apenas atende a chamados de clientes que usam uma certa senha, indicando que o negócio visa atender a “clientes especiais”.

O game segue um dos serviços especiais dado ao exterminador por Trish, uma mulher misteriosa que, por alguma razão, tem a mesma aparência física da falecida mãe de Dante. Trish explica, depois que derrubar a porta do escritório de Dante com uma moto e arremessá-la no rapaz, que um poderoso demônio,Mundus, selado por Sparda estaria prestes a escapar de sua prisão e, caso consiga, pretende seguir com seus planos de controle do mundo, originalmente impedidos pelo Cavaleiro Negro.

Dante e Trish partem para a ilha Mallet para tentar impedir o ressurgimento do demônio. A ilha é habitada por seres sobrenaturais de vários tipos e tem um morador familiar para Dante, seu irmão perdido há muito tempo, Vergil, corrompido pelo poder sombrio de Mundus.

Devil May Cry tornou-se um sucesso imediato após seu lançamento. A personalidade de Dante, o sistema de combate e os visuais do game contribuíram muito para que o titulo se tornasse extremamente popular. Um outro marco para o game foi a introdução de um sistema de combate focado na velocidade e execução de movimentos precisos para montar sequencias de combos e movimentos estilosos que eram avaliados ao final de cada estágio. Ser capaz de executar sequencias longas e sem ser atingido apresentou uma dificuldade para os jogadores da época, com muitos não sendo capazes de terminar o game.

Uma última curiosidade: mencionamos que Devil May Cry seria na verdade seria o quarto game da série Resident Evil, certo ? No planejamento original, Dante seria na verdade Leon S. Kennedy. A explicação para os poderes de Leon/Dante seria uma infecção em um dos games do universo RE. Devil May Cry tem Hideki Kamiya como diretor.

Trailer de devil May Cry 1

2003 – Devil May Cry 2

Seguindo o sucesso do primeiro game, Devil May Cry 2 foi lançado em 25 de Janeiro de 2003 mas infelizmente seria drasticamente diferente do primeiro em vários aspectos.

Agora apresentando um Dante mais sério e maduro, muito distante do personagem descolado e rebelde do primeiro game, DMC2 foi uma mudança pesada em vários pontos estabelecidos no primeiro game. O sistema de combate agora era muito mais simples e por alguma razão mais pesado, os estágios eram muito maiores mas sem nada de interessante para justificar o tamanho e o enredo foi tido como genérico, com um rico homem de negócios tentando manipular forças além de sua compreensão para beneficio próprio.

O game foi recebido de forma dividida. Fãs do primeiro game criticaram bastante a reformulação do personagem e do sistema de combate que, devido a mudanças, ficou desinteressante e passou a confiar apenas nas armas de fogo do personagem, com as espadas praticamente nunca usadas devido à lentidão dos movimentos e falta de agilidade nos golpes. Lutas contra inimigos e chefes foram criticadas devido a falta de desafio e criatividade no visual.

Apesar dos pontos negativos, Devil May Cry 2 tem alguns pontos interessantes. Foi o primeiro game a introduzir um segundo personagem jogável, disponível no segundo disco. Lucia, apesar de interessante para alguns, não apresentou nada de novo ao game e para muitos não justificou a presença do segundo DVD. O modo Bloody Palace teve sua primeira encarnação em DMC2, estando presente em futuros títulos da série.

Um aspecto interessante de Devil May Cry 2 foi o funcionamento do Devil Trigger, transformação disponível para Dante. Agora era possível alterar certos aspectos da transformação usando partes de amuletos espalhados pelo game e houve a introdução do Majin Devil Trigger mais tarde Sin Devil Trigger, uma transformação extremamente poderosa disponível quando Dante fica com pouco HP disponível. A transformação tem golpes especiais próprios não disponíveis normalmente e pode facilmente acabar com alguns chefes e inimigos do game.

Trailer de Devil May Cry 2.

2005 – Devil May Cry 3 Dante’s Awakening

Apesar da recepção não tão boa que Devil May Cry 2 teve, um terceiro game foi lançado em 17 de Fevereiro de 2005, tendo Hideaki Itsuno como diretor.

Devil May Cry 3 é um prologo para a série, sendo na verdade o primeiro game na ordem cronológica. Apresentando um Dante mais jovem, explosivo e estiloso, mais parecido com sua encarnação no Devil May Cry de 2001, Dante’s Awakening melhorou drasticamente o combate apresentado nos games anteriores e tornou o título um pouco mais técnico na execução de combos.

Além de diferentes armas, tanto espadas como armas de fogo, Dante agora tem acesso aos famosos Estilos, cada um conferindo ao personagem um forma diferente de lutar, podendo o jogador se especializar em defesa (Royal Guard), ataque com espadas (SwordMaster), ataques com armas de fogo (Gunslinger) e esquiva (Trickster). Mais dois estilos são adquiridos no decorrer do game, um capaz de desacelerar o tempo e outro que gera um clone do personagem, Quicksilver e Doppelganger respectivamente.

Como o título do game sugere, traduzido como O Despertar de Dante, vemos o primeiro grande trabalho de Dante como exterminador de demônios e também somos apresentados a Lady, personagem recorrente em futuros jogos, e a uma versão mais jovem de Vergil.

No terceiro game, Vergil planeja abrir um caminho para o submundo para conseguir a espada que seu pai, Sparda, usou para selar os demônios no que conhecemos como inferno. Vergil almeja ser tão poderoso quanto o pai foi, desprezando seu lado humano. A sede por poder o coloca em confronto direto com Dante.

O terceiro game foi a redenção que a série precisava após o lançamento de Devil May Cry 2. O sucesso foi tamanho que uma edição especial foi lançada meses após o lançamento de DMC3, tendo Vergil como personagem jogável, um novo sistema de continue, permitindo continuar exatamente do mesmo ponto em que o jogador morreu, modo turbo e Bloody Palace.

Trailer de Devil May Cry 3.

2008 – Devil May Cry 4

Primeiro lançamento na geração HD dos games e o primeiro a quebrar a exclusividade da série em consoles da Sony, Devil May Cry 4 foi lançado em 31 de Janeiro de 2008 e esteve presente no PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Saltando para anos no futuro e contando eventos após o game de 2001, Devil May Cry 4 apresenta novos personagens, novas formas de jogar e um novo personagem central, o jovem cavaleiro Nero.

DMC4 apresenta a Ilha Fortuna, lar de um culto que adora Sparda como uma espécie de deus/salvador. O game começa com Dante invadindo uma das cerimonias do culto, matando o líder da Ordem e mais alguns cavaleiros que o atacaram após o assassinato. Nero, novo protagonista, passa a perseguir Dante para se vingar. Enquanto os eventos se desenvolvem, Nero descobre que a Ordem tem segredos sombrios e planeja algo terrível, com vários de seus membros tendo poderes demoníacos frutos da pesquisa conduzida pela própria Ordem.

Sendo o novo protagonista, Nero é capaz de enfrentar demônios com muita facilidade graças ao seu braco, chamado de Devil Bringer. Graças ao braço, Nero consegue executar sequencias especiais em inimigos normais e até mesmo em chefes quando atordoados.

Apesar do foco no personagem estreante, Dante é jogável durante a parte final do game, sendo responsável por por um fim nos inimigos que Nero não foi capaz de eliminar de vez e claro, adquirindo armas novas. Devil May Cry 4 introduz o que era até então a versão mais poderosa de Dante, com o personagem sendo capaz de trocar os estilos durante as batalhas. A nova mecânica o tornou mais difícil de de entender totalmente e usar todo o potencial do personagem.

Em 2015 uma versão remasterizada de Devil May cry 4 foi lançada para PlayStation 4, Xbox One e PC. Chamada de Devil May Cry 4 Special Edition, a nova versão traz Lady, Trish e Vergil como personagens jogáveis, cada um com movimentos únicos com destaque para Vergil que, apesar de usar as mesmas armas de Devil May Cry 3, tem movimentos novos e muito mais poderosos. Roupas adicionais, melhorias visuais e de gameplay foram adicionadas.

2013 – O reboot

Tentando apelar para um novo público, 2013 viu o reboot/universo alternativo da série. Produzido pela Ninja Theory e envolto em controvérsias e decisões pouco acertadas, DmC Devil May Cry foi a primeira tentativa ocidental de produzir um Devil May Cry.

O game apresenta versões drasticamente diferentes de Dante e Vergil, uma origem diferente para os personagens, novos poderes e armas mas apesar das boas intenções não foi muito bem. A nova versão já não tinha a mesma dificuldade na execução dos combos, o que foi elogiado por novos jogadores mas criticado por fãs antigos. O enredo do game foi tido como genérico e pouco trabalhado. Apesar de trazer Mundus como vilão principal, o enredo de DmC é similar ao de Devil May Cry 2 em alguns pontos.

Dante agora é um jovem rebelde que não lembra do próprio passado que vive em um mundo controlado pela influencia maligna de Mundus. Vergil é o líder de uma resistência que precisa da ajuda de Dante para derrubar o tirano e livrar o mundo do controle dos demônios.

O game teve uma segunda versão lançada após o original, com roupas alternativas, melhorias de performance e a adição do travamento de mira, ausente na primeira versão. A recepção não foi tão negativa como os fãs imaginavam, apesar de tudo.

Trailer de DmC Devil May Cry

Finalmente, em 2019 temos Devil May Cry 5, game que abandona o que foi usado no reboot de 2013 e retorna ao que definiu Devil May Cry como o sucesso que se tornou. Trazendo personagens novos e antigos, DMC5 tem novamente Dante e Nero como personagens jogáveis e novas mecânicas para o funcionamento do braço de Nero.

Uma versão especial foi lançada para PlayStation 5 e Xbox Series S|X trazendo Vergil como personagem jogável e, novamente com novos movimentos. É possível desbloquear o personagem em outras plataformas por meio de DLC. A versão para PlayStation 4 pode ser encontrada em nossa Loja Oficial.

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