David Hayter, um dos nomes mais icônicos do mundo dos games e dono da voz de um dos personagens mais queridos e emblemáticos que já surgiram nos consoles, ou dos personagens já que Snake e Big Boss tem a mesma voz (pelo menos em alguns jogos), narrou um vídeo de quase maia hora sobre conteúdo cortado dos games da série Metal Gear Solid. O vídeo pode ser visto ao final deste artigo e é do canal Did You Know Gaming ? no Youtube. Um pouco de conhecimento em Inglês é necessário já que não existe legenda em Português, pelo menos ainda.
O processo de desenvolver um game é algo que muitos dos gamers ainda não tiveram a oportunidade de presenciar de perto ou mesmo de participar, seja em um título próprio ou trabalhando para um criador. Uma parte interessante de tal processo são as ideias de como algumas coisas vão funcionar ou mesmo conceitos de personagens. Às vezes tudo que é pensado acaba na versão final do game mas infelizmente, em boa parte dos projetos, muita coisa é descartada por uma série de razões e sendo uma série popular e importante, MGS é repleta de conteúdo cortado.
Começando pelo game que nos apresentou Shadow Moses, originalmente seria possível que Snake fizesse uma certa amizade com os ratos que habitam a base, eventualmente os tendo como pets e sendo até mesmo capaz de dar nomes aos animaizinhos. Havia até mesmo um easter egg durante o primeiro embate com Sniper Wolf em que, caso o jogador atirasse nos roedores pelo cenário, ratos cada vez maiores iam surgir. Felizmente o próprio Kojima achou a ideia boba de mais e a cortou do game. O mais legal desse ponto é o fato de Snake se referir os ratos como amigos em MGS4.
Ainda no primeiro game, durante a perseguição final, seria possível que o jogador trocasse de lugar com Meryl, optando por ou atirar em Liquid usando a arma montada no veículo ou pilotar o jeep durante a fuga. Seria interessante mas a ideia não funcionou muito bem.
A partir do segundo game, Sons of Liberty, fica claro que as ideias de Hideo quase sempre ultrapassam a capacidade dos consoles de comportá-las. A exemplo disso é citado que a barba de Snake deveria crescer em tempo real durante os eventos do game mas as limitações do console não permitam que a mecânica fosse totalmente implementada. A versão final da ideia usa o relógio interno do PS2 para fazer a barba do personagem crescer caso Raiden entregue o barbeador para Snake no começo do game. Inicialmente haveria um modo multiplayer que permitiria que dois jogadores se enfrentassem ou completassem o game juntos, além de cutscenes que tocariam no formato de tela dividida, como ocorre no final de Guns of the Patriots, além de armas adicionais.
Falando em Guns of the Patriots, game que encerra a saga dos Snakes, existe um ponto na narrativa em que finalmente retornamos para Shadow Moses, culminando em um embate épico contra Ocelot e Ray, com Snake controlando o temido Rex. O que talvez pouca gente saiba mas é que Snake deveria ser capaz de visitar outras localidades na ilha como a torre em que o personagem é atacado por Liquid e a sala em que a luta contra Psycho Mantis ocorre. Aqui o tempo foi o responsável por cortar o trajeto adicional. Temos um outro artigo sobre o conteúdo cortado do Terceiro Ato do game, finalmente explicando um evento misterioso na Europa.
Muito mais detalhes são revelados no vídeo produzido pelo canal Did You Know Gaming ? e podem ser vistos logo abaixo. Para produzir o conteúdo abordado na produção foi preciso percorrer 800 artigos em publicações antigas de revistas e conduzir entrevistas com desenvolvedores envolvidos nos diversos jogos.
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