Artigo Cold FearArtigo Cold Fear

Lançado para várias plataformas durante o ano de 2005, Cold Fear é a primeira tentativa no gênero de torror pela Ubisoft. Apesar de começar muito bem e apresentar detalhes de ambiente incríveis, o game perde fôlego e simplesmente “acaba”. Game foi desenvolvido pela DarkWorks e lançado pela Ubisoft.

O que Cold Fear apresenta

Uma embarcação Russa, um navio baleeiro chamado Eastern Spirit para ser mais exato, está à deriva no mar em meio a uma tempestade. Uma unidade de fuzileiros chega até a embarcação por meio de um helicóptero, em uma operação comandada pela CIA. A unidade é atacada e completamente dizimada por um grupo estranho de criaturas. A única coisa captada pelo rádio da unidade e em vídeo são gritos e vultos atacando violentamente os soldados. Sem opção e sem resposta pelo rádio, o comandante da operação Jason Bennett, pede que embarcações próximas se apresentem para investigar o ocorrido.

Tom Hamsen, membro da Guarda Costeira Americana e parte da equipe do navio Ravenswood, recebe o comunicado de auxílio de Bennett e responde ao pedido. A equipe de Tom encontra o baleeiro Spirit e, se separando em equipes, embarca no navio e começa a investigar. Não demora muito para que a equipe do Ravenswood sofra o mesmo destino dos fuzileiros, completamente dizimados por algo que ainda é desconhecido. Hamsen, protagonista do game, é o único sobrevivente.

Investigando o Eastern Spirit, Tom logo descobre que existem duas ameaças no navio: mercenários Russos que estão atirando em tudo que se move e criaturas monstruosas e extremamente violentas. Os monstros tem inicialmente aparência humana mas estão em um estado horrível, com ferimentos terríveis, completamente irracionais e o pior, são extremamente resistentes a danos físicos, sendo a destruição de seus cérebros (famoso headshot), a única forma de efetivamente detê-los.

O que são os monstros ?

Os monstros que Tom enfrenta no game são mutantes criados por um organismo/parasita chamado Exocel. O ser em questão foi descoberto acidentalmente por uma empresa Russa de exploração de petróleo em auto-mar chamada de Star of Sakhalin. Assemelhando-se a um pequeno ser de cor amarela, o organismo é capaz de reanimar corpos recentemente falecidos mas reduz drasticamente a capacidade cerebral que o ser/individuo tinha antes da infecção, mantendo ativo o básico para funcionamento do corpo e o impulso por se alimentar, além de aumentar muito a resistência a danos físicos.

cold fear exocel
Conceitos para o Exocel. A versão do lado direito foi a usada.

Não demorou muito para que o ser começasse a ser estudando, sendo os custos cobertos pela máfia Russa. Em pouco tempo um soro foi desenvolvido baseado no Exocel e um antídoto para a infecção. As mutações criadas pelo soro são dependentes da quantidade administrada e do porte físico do ser vivo usado como cobaia, levando de alguns minutos até algumas horas. Os seres originados pela infecção pelo soro ou pelo próprio organismo são chamados de Exomutantes e podem ter aparência humana ou de algo completamente monstruoso.

Apesar da insanidade apresentada pelos mutantes, as variantes que ainda apresentam forma humana são capazes de usar armas para atacar Tom e são impossíveis de matar, a menos que o criatura tenha o cérebro, onde o parasita habita, destruído. Mesmo sem poder usar o corpo do hospedeiro, o Exocel pode sair do corpo abatido e buscar um novo, atacando um ser vivo próximo ou usando outro ser morto a pouco tempo.

Locais em que a luta ocorre

Apesar de começar em um navio Russo, com corredores apertados e o exterior sendo brutalmente agredido por uma tempestade, Cold Fear tem parte da narrativa contada na plataforma de perfuração onde os Exocels foram descobertos.

Ao investigar o Eastern Spirit, Tom eventualmente encontra Anna, filha de um dos cientistas que estava estudando os Exocels. Ela relata que existe uma plataforma em que a pesquisa era realmente desenvolvida e é onde seu pai ainda está preso. A real situação da plataforma ainda é desconhecida mas uma transmissão de rádio diz que o lugar, assim como o navio, está tomado pelos mutantes criados pelo organismo encontrado.

A plataforma de perfuração, convertida em unidade de pesquisa, está em uma situação tão ruim quanto o navio. É aqui que novas variantes das mutações do Exocel e um número um pouco maior de inimigos se encontram. Com corredores mais largos e algumas áreas escuras, a plataforma não apresenta maiores dificuldades durante as lutas contra os mutantes mas é capaz de confundir o jogador já que maior do que o navio e infelizmente o game não apresenta o recurso de mapa.

Cold fear plataforma
Um dos achados na Plataforma. Pena que não é um dos inimigos mas lembra a mutação de Viktor Komsky. Imagem da versão de PC. Créditos: Moby Games.

O bom uso da tempestade em Cold Fear

Talvez o aspecto que mais chame a atenção do jogador em Cold Fear seja a tempestade e a forte chuva que cai tanto no navio quando na plataforma. O forte balanço das ondas no mar é capaz de jogar o navio de um lado para o outro, tirar o equilíbrio de Tom em alguns pontos e até mesmo joga-lo ao mar. As gotas de chuva respingam na tela, o que ajuda a dar uma noção do que Tom está sentindo quando precisa passar por ambientes externos.

Para replicar as condições climáticas no game e não depender de eventos pré-programados, a equipe que desenvolveu Cold Fear teve que criar um editor completamente do zero, de forma que pudesse manipular o movimento no navio durante a tempestade e fazer uma série de animações adicionais tanto para Tom quanto para os inimigos. Com o editor em mãos, foi possível usar física real para simular a tempestade e fazer com que os personagens e objetos fossem afetados por ela, seja no balando do navio ou quando arrastados pelas ondas.

Se o jogador quiser é possível se posicionar nas laterais no navio ou mesmo em partes externas da plataforma e ver as enormes ondas se formando no mar mas é preciso cuidado para apreciar o evento. Dependendo da posição em que o jogador estiver é possível ou ser arremessado contra uma parede ou outro obstáculo ou ser arrastado para o mar.

Como Tom luta

Cold Fear é um survivor horror que lembra bastante a jogabilidade usada em Resident Evil 4, apesar de ser muito mais travada e pesada do que no game da Capcom. Tom inicialmente tem uma pistola equipada com mira laser e uma lanterna mas eventualmente encontra outros armamentos durante o game, como lança-chamas, lança-granadas e arpões com químicos usados para distrair os mutantes, para citar exemplos.

Assim como em RE4, Tom é capaz de usar golpes físicos mas nada tão elaborado ou chamativo. O primeiro tipo de golpe é uma cotovelada, que o jogador raramente irá usar e um golpe crítico que depende de uma sequencia de botões quando algum inimigo agarra Tom. O último golpe é facilmente o mais poderoso que Tom pode usar já que causa dano crítico ao inimigo e pode matar com apenas uma execução.

O sistema de mira que Cold Fear apresenta, novamente, lembra o mesmo usado em RE4 mas tem uma pequena diferença. Em Cold Fear é possível apenas apertar o botão para que Tom mire a arma, sem a necessidade de segurar o botão usado para manter o personagem mirado em algum ponto. O jogador pode mover a câmera livremente enquanto mira, o que em consoles fica muito confortável já que permite o uso dos dois analógicos, um para mover Tom e outro para controlar a mira.

Para ajudar na movimentação, Tom é capaz de executar uma pequena corrida mas tem sua duração limitara a uma barra de resistência que também é consumida quando o protagonista é agarrado pelo inimigos. Se a barra se esgotar, o jogador não é capaz executar o golpe crítico e escapar, tomando dano do golpe.

O sistema de câmera é bastante interessante. O game usa câmera fixa enquanto Tom está explorando os ambientes tomados pelo parasita mas ao mirar, troca para uma visão sobre os ombros do personagem.

Inimigos

Os inimigos que Tom enfrenta durante os eventos de Cold Fear são mutações geradas pela infecção causada pelo Exocel, pelo soro feito com base no organismo ou mercenários. Esses últimos são enfrentados apenas em algumas partes do navio, não aparecendo após um certo período e estando ausentes durante os eventos da plataforma de perfuração. Em detalhes, temos:

  • Exocel – Pequeno organismo descoberto por acidente durante uma perfuração em mar aberto. O organismo tem cor amarela, é pequeno e tem a capacidade de reanimar corpos ou infectar hospedeiros vivos. Apesar do tamanho, o ser é capaz de atacar, usando um tentáculo que drena o sangue do alvo, enfraquecendo-o e o tomando como hospedeiro. É muito frágil e pode ser morto com um tiro ou pisoteado. Pode ser um problema se o jogador ficar cercado.
  • Exomutante tipo A /B– São humanos infectados com o Exocel. São muito resistentes a dano físico, sendo apenas mortos por headshot. É o tipo mais comum de inimigo e geralmente está em grupos e com algum tipo de arma branca. O tipo B apresenta melhoramentos em relação ao A mas o básico ainda permanece o mesmo, basta atirar na cabeça que a ameaça é permanentemente eliminada mas atenção, Exocels podem sair do hospedeiro abatido para atacar Tom ou procurar outro hospedeiro.
  • Exoshades – Podem ver perfeitamente no escuro e são velozes, se movimentando em quatro patas. Bastante resistentes e um pouco complicados de enfrentar já que atacam e correm para se reposicionar. São encontrados em partes específicas do jogo e emitam um grito capaz de afetar luzes. É melhor tentar fugir do que gastar munição na luta.
  • Exomasses – Mutantes extremamente fortes fisicamente e perigosos. Não lembram mais o que eram antes da infecção e atacam tudo pela frente. São os maiores inimigos presentes no game.
  • Exospectres – Inimigos que podem ficar invisíveis. Não são complicados de enfrentar, bastando ficar atento ao redor de Tom para identificar as pegadas do inimigo e atirar. É possível deixar o inimigo agarrar Tom para poder usar o golpe crítico, efetivamente eliminando o monstro com um único disparo. A mesma estratégia pode ser usada em outros inimigos mas é preciso atenção, a barra de resistência de Tom não pode estar vazia.

Uma das opções no menu de extras do game permite ver artes conceituais de inimigos que não foram usados. Infelizmente para um game que tem como ponto central da narrativa um inimigo que pode infectar e mutar outros organismos, Cold Fear não usa muito bem o conceito. Os últimos três inimigos na lista acima apenas aparecem em partes específicas do game, deixando o jogador enfrentando apenas lutas repetidas com os dois tipos iniciais. Os inimigos descartados seriam muito bem vindos no decorrer do game.

Personagens

Cold Fear não desenvolve muito bem os personagens que apresenta. Boa parte da informação disponível sobre quem tem parte na narrativa está distribuída em documentos espalhados pelo game. Geralmente games no estilo survivor horror fazem uso desse tipo de recurso para explicar partes do enredo ou detalhar alguns eventos mas Cold Fear exagera um pouco na quantidade. Alguns registros são muito longos e em alguns casos, como páginas de diários, cobrem múltiplos dias e novamente, com textos muito extensos. Os personagens presentes nos incidentes do navio e da plataforma são:

  • Tom Hansem – Protagonista e personagem que o jogador assume. Tom é membro da Guarda Costeira Americana e acaba no Eastern Spirit após responder a um pedido de ajuda de Bennett. Mesmo correndo diversos tipos de riscos durante a missão, Tom ainda é capaz de fazer comentários com uma certa dose de humor e consegue manter a cabeça fria diante dos monstros que enfrenta. Tom é infectado pelo Exocel em duas ocasiões durante a exploração da plataforma. É curado por um cientista na primeira mas não existem detalhes de como a segunda infecção foi contida, apenas um agradecimento dirigido a Anna.
  • Anna Kamsky – Filha de um dos pesquisadores envolvidos com os estudos do Exocel. Anna foi levada como refém para garantir que seu pai, Viktor Kamsky, continuasse a pesquisa e acaba presa no navio durante a infestação dos Exocels. É infectada mas salva por Tom quando os dois chegam na plataforma.
  • Pavel Bakharev – Um dos pesquisadores que estudavam o Exocel. Pavel é o o responsável por salvar Tom durante a primeira infecção. Em registros espalhados pelo game, o pesquisador diz estar sendo observado por uma das criaturas criadas pelo organismo. É morto logo após salvar Tom e sair da enfermaria da plataforma.
  • Viktor Komsky – Pesquisador que ficou obcecado com os Exocels e o potencial que poderiam apresentar para melhorar/evoluir a raça humana.O nível de obsessão foi tão grande que ele se infectou com o soro derivado do organismo, tornando-se um monstro imune a danos físicos, e armou a infestação no navio e na plataforma. É o responsável por infectar Anna, dizendo que ela entenderia sua motivação no futuro.
  • Jason Bennett – Agente da CIA que comandou o primeiro grupo a entrar no Eastern Spirit. Passa a ser o suporte de rádio de Tom durante os eventos do game. Não tem muito revelado sobre ele, ficando como personagem secundário.

Conslusão

Cold Fear faz um ótimo trabalho na ambientação e tem um começo muito bom mas perde um pouco o gás no decorrer dos eventos. A jogabilidade, talvez muito travada para alguns, pode irritar um pouco o jogador, mesmo a ação de corrida deixa a deseja um pouco.

Os inimigos são repetitivos em sua grande maioria, apenas variando na segunda parte do game. Após descobrir que a ação de golpe crítico consegue eliminar inimigos mais resistentes em um único disparo, cortando bastante a dificuldade dos encontros, o jogador pode sentir que o game já não apresenta desafios.

O fato de as etapas da pesquisa sobre o Exocel, desde sua descoberta até os experimentos, serem contados por meio de documentos não seria um problema se não fossem muito extensos. Ter que parar para ler páginas de diários ou documentos de transporte corta o clima que o game consegue construir em algumas partes. Falando em clima, por alguma razão uma música genérica de ação toca em algumas partes em que Tom está cercado, mesmo após o jogador ter eliminado as ameaças ao redor. A tal música não encaixa com o tema do jogo e, novamente, quebra o suspense.

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Estranhamente Cold Fear não apresenta lutas com chefes. Claro, existem inimigos um pouco mais fortes do que o normal em certas partes mas nada que se encaixe propriamente como um chefe. A única luta que se enquadraria como tal é a final contra o Dr. Viktor Komsky, transformado pelo soro do Exocel. Infelizmente a luta é curta, bastando o que Tom seja agarrado pelo monstro por três vezes para executar um golpe crítico, única forma de causar dano ao monstro, e a luta acaba. E então o jogo simplesmente termina. A plataforma explode e afunda no mar e os créditos sobem. Nada de mais é liberado ao concluir o game, apenas os bônus na galeria.

Cold Fear tinha tudo para se tornar um dos clássicos do gênero survivor horror se tivesse sido um pouco mais trabalhado e não lançado tão próximo de Resident Evil 4, game com o qual foi bastante comparado na época do lançamento. O game esteve presente nas plataformas Playstation 2 e Xbox, a versão para PC pode ser facilmente adquirida na STEAM mas não obteve o sucesso desejado, tendo vendo apenas 70 mil cópias juntando as vendas do Playstation 2 e Xbox.

Apesar da conclusão soar negativa, Cold Fear tem fãs que experimentaram o game e apesar de seus erros e uso de clichês, como o dos experimentos em humanos usando um parasita/vírus/algo semelhante, acharam genuinamente uma boa experiência. Um filme baseado no game estava nos planos mas nada mais foi dito após alguns estúdios terem manifestado interesse na compra dos direitos. Até hoje não se tem novidades sobre o assunto.

A seguir temos um vídeo dos minutos iniciais do game.

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