Lançado em 2003 pela Capcom para Playstation 2 e PC, Chaos Legion é um hack and slash que tentou pegar carona no hype gerado por Devil May Cry e apesar de apresentar um mundo interessante, não chega a ser tão completo quanto o título que nos apresentou Dante. Game foi baseado em uma light novel de mesmo nome por Tow Ubukata, infelizmente sem tradução oficial.
O enredo e começo da caçada
Chaos Legion começa logo após o assassinato do líder de uma ordem sagrada, chamada Order of St. Overia (algo como Ordem de Santa Overia). O responsável pelo assassinado é um ex-membro da ordem, Victor Declacroix. O motivo real do crime ainda é desconhecido mas se sabe que um livro, Apócrifa de Yzarc, foi roubado. Victor fugiu logo após eliminar o líder da Ordem e conseguir o livro.
Surpresa com o ataque e ainda sem saber o motivo de um membro tão respeitado da Ordem cometer tal afronta, a igreja coloca o jovem cavaleiro Sieg Wahrheit no encalço de Victor. Sieg eventualmente encontra o assassino, após percorrer uma cidade infestada de mosntros, e após um breve confronto descobre os planos do vilão. Victor planeja limpar os pecados cometidos pela Ordem e pelo mundo, assim como punir Sieg por seu crime. Para tanto, Delacroix pretende libertar um espírito que unirá os três planos de existência mas que acabará com o mundo como conhecemos, mergulhando-o no caos absoluto.
O crime de Sieg e a ira de Victor
Três anos antes do assassinato que coloca Sieg e Victor em conflito direto, uma missão para selar o espírito Azrail estava em andamento. Na época uma equipe composta por Sieg, Siela e Victor foi incumbida de evitar que o ser fosse liberto de sua prisão. A missão estava complicada mas o time estava finalmente virando a luta, até que o pior aconteceu.
- Visite nossa loja oficial.
Victor perdeu a consciência nos últimos momentos e quando acordou viu Siela morta e a espada de seu amigo coberta de sangue. Sieg havia matado a jovem por razões que Victor desconhece, o que despertou o ódio do homem contra o parceiro e contra a Ordem da qual eles eram parte. Com a missão concluída mas custando a vida de Siela, Victor desaparece por três anos, retornando apenas para roubar um dos livros da Ordem e jurar vingança contra a mesma e contra Sieg.
Combate e o poder das Legiões do Caos
Sieg é um Cavaleiro Dos Glifos Negros (Dark Glyphs, no original) e também o que é conhecido como Legionador. O cavaleiro é um dos poucos membros aos quais a Ordem concedeu o poder de usar as almas de inimigos abatidos para evocar seres de mundos paralelos para auxilia-lo em combate. A habilidade é o poder mais obscuro que a Ordem tem ao seu dispor e visto como uma maldição por Victor. Os seres que Sieg pode evocar são chamados de Legiões do Caos.
Existem sete variações de Legiões que Sieg tem ao seu dispor durante a missão de impedir o fim do mundo pelas mãos de Victor. Cada uma delas recebe o nome de uma emoção ou um tipo de comportamento humano e tem ataques e armas únicos.
- Gilt/Espada – Mais parecida com um humano, carrega uma espada como arma e pode rapidamente dominar inimigos devido a seus ataques velozes. Primeira Legião que Sieg encontra no começo do game. Seu nome significa “culpa”. Bastante efetivo contra inimigos orgânicos.
- Hatred/Força – Talvez a mais corpulenta entre as Legiões. Usa combate corpo a corpo e pode desferir contra-ataques poderosos. Não é muito boa para controlar grandes grupos de inimigos. Seu nome significa “ódio”.
- Malicie/Besta – Ser que usa uma besta como arma e é uma das que funcionam melhor contra inimigos com corpo de metal. Pode mirar livremente nos inimigos no cenário mas gasta mais energia ao fazê-lo. Seu nome significa “malícia”.
- Arrogance/Escudo – Assemelhando-se a a algo que lembra uma água-viva, é especialista em defesa e tem a menor força de ataque entre as Legiões. Arrogance pode absorver a força dos golpes inimigos e devolver um contra-ataque extremamente poderoso, capaz de eliminar facilmente qualquer inimigo no game. Seu nome significa “arrogância.”
- Flawed/Garras – Outro tipo bastante efetivo contra inimigos com corpo metálico. Tem a forma de um pequeno ser humanoide armado com garras em suas mãos. Desfere uma descarga elétrica no alvo ao atacar. Seu nome significa “imperfeito(a)”.
- Blasphemy/Bomba – Excelente para controlar grandes números de inimigos e ótimo contra todo tipo de inimigo. É o equivalente a uma granada ou pequeno explosivo que Sieg lança (chuta) nos inimigos. Seu nome significa “blasfêmia”.
- Thanatos/Supremo – Ser mais poderoso que Sieg pode usar em batalha e, consequentemente mais forte entre as Legiões. O game começa já com Thanatos disponível mas Victor o quebra em 9 partes diferentes após o primeiro encontro com Sieg. Pode ser usado novamente mas é preciso encontrar suas partes espalhadas pelo game. Na mitologia grega, Thanatos é a personificação da morte.
Cada uma das Legiões listadas acima confere novas habilidades a Sieg, desde aumentar seu poder de ataque e número de golpes com a espada, graças a Gilt, até um pequeno fator de cura, dado por Thanatos. Infelizmente, até certo ponto, apenas é possível usar as habilidades adicionais enquanto a Legião especifica estiver em uso, o que limita bastante Sieg em alguns aspectos. Mais tarde, com a ajuda de um item, é possível tornar os efeitos permanentes.
As Legiões tem dois modos de operação distintos, sendo eles Modo Ativo e Modo Passivo, quando evocadas para combate. No primeiro, representado por uma chama vermelha, o ataque é priorizado e elas podem agir por conta própria. O Modo Passivo é caracterizado por uma chama azul, priorizando a defesa e passando a atacar apenas por ordens de Sieg, dadas com o uso do botão triângulo, o que também pode ser feito no Modo Ativo.
Sieg luta usando golpes de espada e ataques especiais usando as Legiões. O tipo de ataque depende do tipo de Legião que o jogador escolheu antes da missão e é preciso lembrar que existem níveis de efetividade de ataque a depender do tipo de inimigo. Sieg é capaz também de usar um pequeno disparo de energia que passa a funcionar como mira ao atingir um inimigo, fazendo com que todos os ataques sejam focados no alvo.
- Siga nossa página no Instagram.
Inimigos
Os inimigos em Chaos Legion são divididos em basicamente três grupos: orgânicos, metálicos e monstros especiais. Cada tipo de grupo tem características únicas e saber que tipo de Legion levar em cada fase e para cada tipo de inimigo pode facilitar ou dificultar muito a trajetória de Sieg.
Os orgânicos são os mais frequentes, sendo compostos por aranhas, soldados humanoides, monstros, aves e algo que pode se assemelhar a um canino capaz de cuspir fogo. Variações de cor estão presentes para alguns membros do grupo orgânico, geralmente representando um leve aumento dos atributos do original. Sieg é capaz de lutar orgânicos sem maiores problemas já que os ataques são muito mais eficazes contra este tipo de inimigo.
O grupo metálico é composto por máquinas e, em certos pontos, pequenos seres cobertos em uma armadura de espinhos. Aqui o combate começa a ficar um pouco complicado já que ataques normais são muito menos eficazes. Encontrar este grupo em batalha pode ser um problema se o jogador não escolheu um tipo de Legião eficaz contra inimigos metálicos, como Blasphemy ou Flawed. Soldados de armadura também estão presentes aqui e são mais comuns do lado B do game.
O grupo dos monstros especiais é o mais curto e, por incrível que pareça, o menos problemático. É facilmente identificável já que tem apenas a forma de um dos tipos de inimigos normais mas são totalmente transparentes e podem apenas sofrer danos se atacados por qualquer das Legiões. Aparecem apenas em certos pontos do game e nas formas de aranhas ou monstros com braços largos.
Um detalhe interessante é o fato de inimigos metálicos serem mais comuns após o jogador ser capaz de retornar a fases anteriores após um certo ponto no game. Chamadas de “side b missions“, as novas versões apresentam caminhos alternativos e é possível pegar itens que antes eram inacessíveis mas a dificuldade também sobe um pouco.
Personagens
Chaos Legion tem um elenco central bastante enxuto, focando sua narrativa em quatro personagens que participam ativamente da narrativa.
- Sieg Wahrheit – Jovem cavaleiro da Ordem de Santa Overia e personagem controlado pelo jogador. É um dos poucos Legionadores a serviço da Ordem e foi ordenado a caçar e eliminar seu ex-parceiro, Victor Delacroix. Por ser um legionador, Sieg consegue evocar seres de outras dimensões para ajudar em situações de combate, graças ao poder concedido a ele pela Ordem. Seu nome é composto pelas palavras em Alemão para vitória e verdade.
- Victor Delacroix – Almeja “purificar” o mundo ao libertar o espírito Azrail de sua prisão. Passou a odiar a Ordem e Sieg desde que este, até onde VIctor se lembra, matou Siela, sua companheira. Victor passou a ver a Ordem como algo ruim já que seus membros tentaram usar o poder de Azrail para benefício próprio, o que levou a missão que custou a vida de Siela, e considera a habilidade que Sieg tem como uma maldição por interferir no curso normal que alma teria após a morte do corpo físico. Seu nome é Frances para “Campeão da Cruz”.
- Siela Riviere – Última integrante da equipe formada por Sieg e Victor e companheira deste, morta durante a luta do trio contra Azrail . Aparece apenas em flashbacks e como forma final do último chefe do game. Seu nome é composto das palavras Lituanas e Francesas para alma e rio, respectivamente.
- Arcia Rinslet – Membro das Damas da Prata (Maidens of the Silver, no original), unidade de inteligência da Ordem. A unidade foi enviada para ajudar no combate aos monstros/demônios que estavam tomando as cidades. Arcia, assim como as demais integrantes do grupo, carrega um par de pistolas prateadas. É a unica sobrevivente após o confronto com um grupo de monstros, sendo salva por Sieg e se juntando a ele na busca por Victor. Busca vingança contra Delacroix pela morte de seu irmão.
Conteúdo extra em Chaos Legion
Terminar o game libera um pequeno menu com conteúdo adicional presente no menu principal e um modo extra de jogo, usando Arcia como personagem jogável desde o começo. Os extras são quase todos liberados ao terminar o game uma única vez e incluem uma galeria com as cutscenes do game com opção de áudio em Japonês, resultado total do desempenho no jogo, novo modo de dificuldade e um pequeno clipe com a música de encerramento.
Terminar o game no modo Hard libera o Modo Super. Jogar em nesse modo pode ser um pouco mais fácil já que os inimigos morrem com apenas um golpe, infelizmente o mesmo se aplica a Sieg. Bastante similar ao modo Heaven or Hell de Devil May Cry.
Conclusão
Chaos Legion consegue se sair bem como um hack and slash devido a sua mecânica simples de combate e as novas habilidades que as Legiões conferem a Sieg. Apesar de ter sido lançado em 2003, a movimentação de Sieg é relativamente suave e ágil para o que normalmente se espera de uma game tão antigo. A própria variabilidade de Legiões presentes no game permite que o jogador adapte Sieg à diferentes estilos de jogo, do mais agressivo ao mais defensivo.
- Acesse nosso blog para mais notícias e curiosidades.
Infelizmente, apesar de adicionarem variabilidade ao game, as Legiões podem se tornar motivo de frustração. As habilidades que Sieg consegue, por exemplo, apenas passam a ser permanentes, podendo ser usadas mesmo sem uma Legião especifica selecionada, quando no level máximo de Encantamento. Parece simples mas a quantidade de experiencia necessária para tal chega facilmente na casa dos milhões, sendo particularmente elevada no caso de Thanatos, cuja forma final requer nada menos do que 50 milhões de experiencia.
O modo em que Arcia é personagem jogável tem alguns pequenos problemas. Ela e Sieg lutam com armas diferentes e o game não foi feito para ter Arcia como personagem jogável por mais de uma fase, pelo menos é que se pode concluir em alguns pontos, apesar de suas pistolas facilitarem e muito a vida do jogador. Arcia é lenta no combate corpo a corpo, usando apenas uma pequena combinação de chutes, fazendo com que o jogador confie apenas nas armas da personagem que também sofrem por não haver sistema de travamento de mira. É possível direcionar os disparos de Arcia mas ela deve ficar parada para tal.
A narrativa de Chaos Legion, apesar de apresentar conceitos interessantes e um mundo com bastante potencial não é bem trabalhada, funcionando apenas como uma pequena justificativa para as lutas, apesar de começar muito bem. A conclusão do game parece ser um pouco corrida, com revelações que alguns já podem ter adivinhado pelo meio do jogo.
- Anuncie consoles jogos e acessórios em nossa Plataforma de Anúncios.
Chaos Legion é um game de ação lançado em 2003 e que, apesar das críticas acima, é bastante divertido e visualmente bonito para a época em que foi lançado. A comparação com Devil May Cry, presente na capa do game, pode ter contribuído para as avaliações negativas/medianas que Chaos Legion recebeu. Apesar de ambos serem games de ação, são drasticamente diferentes em vários outros aspectos. A versão para PC teve problemas com texturas sumindo, o que também afetou a reputação do game.
Chaos Legion é um ótimo motivo para revisitar o grande Playstation 2 e parte dos clássicos que o console da SONY foi capaz de nos presentar.